Esporte na TV Ao Vivo

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Um troféu diferente

A partir de hoje, o campo do Augusta National Golf Club recebe os melhores golfistas do mundo para o primeiro major da temporada, o Masters. O torneio é disputado todos os anos no mesmo campo localizado na cidade de Augusta, na Geórgia. Ao contrário dos outros torneios do golfe (e de outros esportes também), o vencedor por muito tempo não recebeu um troféu. O artigo que mais representa um vencedor do Masters é uma distinta jaqueta verde. Na foto a direita nós temos Phil Mickelson vestindo Zach Johnson após a vitória deste no Masters do ano passado.

Desde 1937, os membros do clube passaram a vestir essa peça de roupa para que fossem facilmente identificáveis pelos visitantes. A princípio, os membros não estavam muito entusiasmados em vestir a jaqueta que possui um logotipo do torneio no bolso do peito esquerdo e nos botões de latão. As primeiras versões da jaqueta foram adquiridas da Brooks Uniform Company de Nova York. Com o tempo, a jaqueta verde se tornou um símbolo de filiação no restrito Augusta National Golf Club e a tradição de conceder a filiação ao campeão do torneio começou com Sam Snead em 1949.

Os vencedores podem ficar com suas jaquetas até um ano depois de suas vitórias. Quando ele retornar ao Augusta National para o ano seguinte, ele deve devolver a peça para o clube. Porém, sempre que visitar o clube, a jaqueta pode ser requisitada e utilizada dentro das dependências. Um jogador que vença o Masters por mais de uma vez não receberá uma nova jaqueta para cada vitória, sempre reutilizará a mesma a não ser que, citando o site oficial do Masters, "seu tamanho mude drasticamente."

De acordo com a tradição, o campeão anterior veste o campeão atual com a jaqueta. Jack Nicklaus foi o primeiro a vencer o torneio duas vezes conscecutivas e vestiu a si mesmo na ocasião. Nos bicampeonatos de Nick Faldo (1990) e Tiger Woods (2002), a jaqueta foi colocada pelo presidente do Augusta National.

O troféu do torneio foi instituído em 1961. No formato da casa principal do clube, o troféu não saía do clube. Os nomes dos vencedores eram gravados ano a ano. Apenas em 1993, uma réplica em tamanho reduzido começou a ser entregue aos vencedores.

Indubitávelmente, porém, o símbolo máximo do vencedor do torneio continua sendo a inconfundível jaqueta verde.

-TC Muniz Relvas

Nenhum comentário: