Esporte na TV Ao Vivo

terça-feira, 1 de abril de 2008

Os nomes das equipes das ligas americanas - Parte 3: NFL

Com um pouco de demora em relação aos outros dois posts, é a vez de explorar as alcunhas utilizadas pelas equipes da National Football League.

Arizona Cardinals
-A mais antiga de todas as equipes do futebol americano em atividade, operando desde 1898 quando começaram como o Morgan Athletic Club no estado de Illinois, teve seu nome inspirado a partir do pássaro cardeal. O tom vermelho do uniforme lembra a coloração do pássaro. Curiosamente, durante um tempo os Cardinals jogaram em Saint Louis fazendo com que a cidade tivesse dois Saint Louis Cardinals. Um no futebol americano e outro no beisebol. Eles foram embora do Missouri após a proposta de um novo estádio ter falhado.

Atlanta Falcons
-Knights, Bombers, Rebels, Crackers, Thrashers, Lancers, Firebirds, Fireballs e Thunderbirds foram alguns dos nomes sugeridos no concurso para nomear o time de expansão que surgiria em 1966 em Atlanta. Porém, a sugestão vencedora foi da professora Julia Elliot, que escreveu: "O falcão é orgulhoso e digno, com sua coragem e fibra. Ele nunca larga sua presa. É mortal e tem uma grande tradição esportiva."

Baltimore Ravens
-Em 6 de novembro de 1995, Art Modell, proprietário dos Cleveland Browns, anunciou que sua franquia estava deixando a cidade e indo para Baltimore. Essa decisão foi enfrentada pela cidade que batalhou legalmente até o dia 8 de fevereiro do ano seguinte. Foi nessa data que a cidade e a NFL entraram num acordo. O nome, as cores e a história da franquia (incluindo recordes do passado e inclusões de jogadores no hall da fama) seriam mantidos em Cleveland e ainda que uma nova franquia dos Cleveland Browns iniciaria suas operações em 1999. Sendo assim, a franquia de Modell, agora em Baltimore, precisava de um novo nome. Começando com uma lista de 100 possíveis nomes que foi depurada através de pesquisas e decisões da diretoria do time. Sobraram três nomes: Americans, Marauders e Ravens. O úiltimo foi escolhido através de votãção popular. O nome se apega no poema "The Raven" ("O Corvo") de Edgar Allan Poe. O escritor passou os anos finais de sua vida em Baltimore e está enterrado na mesma cidade.

Buffalo Bills
-Como citado no caso da NHL, o símbolo da equipe de Buffalo é o bisão por ser um animal associado com as tradições da cidade mas o nome se refere a outro personagem. Buffalo Bill Cody foi um soldado, caçador de bisões, empresário de shows e muito mais conhecido por ser uma das figuras mais representativas do Velho Oeste americano.

Carolina Panthers
-O responsável pela escolha da pantera como símbolo da equipe de Charlotte foi Mark, filho do proprietário Jerry Richardson. Mark achou que o animal combinava com a escolha de cores do time que foi de azul, preto e prata.

Chicago Bears
-Os Chicago Staleys, que primeiramente jogavam na cidade de Decatur e utilizavam esse nome por causa da companhia processadora de milho AE Staley que fundou o time, se mudaram para o Wrigley Field em 1922. Como eles compartilhavam o Wrigley Field com os Chicago Cubs do beisebol eles optaram pela referência aos ursos ("Bears") já que Cubs, numa tradução livre, seria o filhote de urso.

Cincinnati Bengals
-Paul Brown, fundador e um dos principais técnicos da história dos Cleveland Browns reconhecido por suas inovações em relação ao jogo de passes e métodos de treinamento, tinha se afastado do football em 1963 e decidiu retornar três anos depois. O governador de Ohio à época, James Rhodes, decidiu que era hora do estado ter um segundo time e Cincinnati era a escolha lógica. A escolha do tigre-de-bengala se deveu a dois fatores: De 1937 a 1942 houve um outro Cincinnati Bengals e que o renomado zoológico da cidade tinha como uma de suas principais atrações um tigre-de-bengala.

Cleveland Browns
-Em 1946 um time surgiria em Cleveland e um concurso foi realizado para a escolha do nome. A primeira escolha foi por "Panthers". Porém, o técnico Paul Brown rejeitou o nome após descobrir que esse nome já havia sido utilizado por um time semi-profissional - um que tinha uma péssima reputação. A segunda opção foi "Brown Bombers" (numa tradução muito livre, os "bombardeiros marrons") que acabou vencendo. "Brown Bomber" era o apelido do grande boxeador Joe Louis. O nome foi reduzido por causa do uso pelos jornais. Até hoje, muitos acreditam que o nome do time seja uma menção a Paul Brown quando é na verdade uma homenagem ao boxeador.

Dallas Cowboys
-Clint Murchison Jr. e Bedford Wynne escolheram o nome Cowboys entre outros dois: Steers e Rangers. O cowboy é o famoso vaqueiro americano. A cidade de Dallas localiza-se no estado do Texas, que possui uma grande tradição com a cultura Cowboy.

Denver Broncos
-Bronco é o nome dado a espécie de cavalo utilizada nos rodeios. A utilização desse nome pela franquia reflete um espírito indomável e corajoso. Mais um nome escolhido atavés de concurso. Porém, não foi o primeiro time de Denver a utilizar esse nome. Na década de 1920 uma equipe de beisebol tinha essa alcunha.

Detroit Lions
-A equipe dos Portsmouth Spartans ("espartanos") se mudaria para Detroit em 1934 escolheram os leões como símbolo para prosseguir com o estilo felino da cidade que era representado pelos Tigers do beisebol.

Green Bay Packers
-Earl "Curly" Lambeau, um dos fundadores do time e o homenageado no nome do atual estádio do time, requisitou ajuda da companhia que trabalhava, a Indian Packing Company, para a formação de um time de futebol americano em 1919. 500 dólares foram concedidos na condição em que o nome da empresa fosse referenciado. O nome Green Bay Packers é o mais antigo ainda em uso na NFL.

Houston Texans
-Os Houston Oilers foram embora da cidade em 1997. Essa equipe mais tarde se tornaria os Tennesse Titans. Em 2002 uma nova franquia começaria suas operações na cidade texana e em 2000 uma votação se realizou para a escolha do nome. As cinco opções finais foram Apollos, Bobcats, Stallions, Texans e Wildcatters. O vencedor foi o Texans, que nada mais é que uma menção ao próprio estado do Texas. Antes da escolha, o proprietário Bob McNair consultou Lamar Hunt, proprietário dos Kansas City Chiefs que antes foram os Dallas Texans, sob a permissão a respeito do nome.

Indianapolis Colts
-Colt é literalmente "potro" em português. O nome foi escolhido para uma equipe que jogou em Baltimore de 1947 a 1950. Em 1953 uma nova equipe surgiria em Baltimore e decidiu utilizar o mesmo nome. Essa equipe mudaria para 21 anos depois.

Jacksonville Jaguars
-Mais um nome escolhido através de concurso. A franquia surgiu em 1995 e está situada num dos menores mercados da National Football League.

Kansas City Chiefs
-Lamar Hunt mudou o Dallas Texans para Kansas City em 1963 e até pensou em manter o time como os Kansas City Texans por causa do grande contingente de jogadores texanos no time. Mas um concurso foi realizado e a referência aos chefes indígenas foi a que acabou levando.

Miami Dolphins
-Escolher o nome através de um concurso é prática comum entre as franquias dos esportes americanos. E não foi diferente no caso da equipe de Miami que teve sua autorização concedida em 1965. 19 843 sugestões foram enviadas num universo de mais de mil diferentes nomes. Uma dúzia destes foram escolhidos como finalistas e submetidos a uma comissão julgadora formada por sete personalidades da mídia de Miami. 622 pessoas sugeriram o nome Dolphins (golfinhos). Outros finalistas foram Mariners, Marauders, Mustangs, Missiles, Sharks, Moons e Suns.

Minnesota Vikings
-A figura do viking foi a escolhida porque Minnesota é um centro da cultura escandinava nos Estados Unidos.

New England Patriots
-Mais um caso em que sugestões populares foram utilizadas. Billy Sullivan conseguiu com que a última franquia da AFL (que mais tarde se uniria a NFL) fosse para Boston. A sugestão mais popular foi a que teve apelo patriótico e assim nasceriam os Boston Patriots, que depois mudariam o primeiro nome.

New Orleans Saints
-A referência aos Santos vêm de duas razões: da população tradicionalmente católica da região e por causa da música "When The Saints Go Marching In", praticamente um hino da cidade.

New York Giants
-Possivelmente inspirados pelos New York Giants da Major League Baseball, esta tradicional equipe da NFL até hoje se chama oficialmente "The New York Football Giants" para se diferenciar do seu primo no beisebol.

New York Jets
-A partir da temporada de 1963, os New York Titans sairiam dos Polo Grounds e rumariam para o Shea Stadium (casa do New York Mets do beisebol). A nova casa ficava muito próxima do Aeroporto LaGuardia. Por causa dessa proximidade era possível ouvir o estrondo dos jatos que decolavam ou pousavam e a equipe caçula de Nova York decidiu usar essa inspiração para seu nome.

Oakland Raiders
-Oakland Señors foi a primeira escolha para a franquia californiana que nasceria em 1960. Mais um caso de nome escolhido por concurso. Entretanto, o nome foi alvo de piadas pela impensa local e o terceiro colocado acabou sendo escolhido. Raider é um sinônimo para pirata. O rosto do pirata expressado no logo do time é baseado na face do ator Randolph Scott.

Philadelphia Eagles
-Em 1931, os Estados Unidos começavam a se recuperar da grave crise enfrentada no final da década anterior. O presidente Franklin Delano Roosevelt lançaria o Plano de Recuperação Nacional. Uma águia era o símbolo do plano (além de ser o consagrado símbolo nacional dos EUA) e por causa disso Bert Bell e Lud Wray, os fundadores da franquia, utilizaram o pássaro.

Pittsburgh Steelers
-Nascida em 1933, a equipe do Pittsburgh Pirates mudaria seu nome para Steelers ("Siderúrgicos") em 1940 refletindo o fato de que até a década de 1960 a cidade era a maior produtora de aço do mundo.

Saint Louis Rams
-O carneiro (ram) é o símbolo do time de Saint Louis. O macho da ovelha foi o animal escolhido pois ele representa a Fordham University e a intenção dos fundadores foi honrar o esforço dos jogadores que provinham dessa instituição.

San Diego Chargers
-No dia 28 de outubro de 1959, Gerald Courtney ganhou uma viagem com todas as despesas pagas para o México por ter sugerido o nome vencedor de mais um concurso. O termo Chargers se refere às cargas elétricas.

San Francisco 49ers
-O nome da equipe de Joe Montana remete ao ano de 1849 quando a corrida do ouro no oeste americano se intensificou e os mineiros se concentraram na área da cidade de San Francisco.

Seattle Seahawks
-O nome foi escolhido no dia 17 de junho de 1975 após um concurso que reuniu mais de 20 mil inscritos e mais de 1700 nomes diferentes. O nome Seahawk refere-se à águia-pescadora, uma ave de rapina relativamente comum na região do estado de Washington.

Tampa Bay Buccaneers
-Ah, os concursos... O vencedor do concurso para nomear a franquia que surgiria na baía de Tampa em 1976 foi uma referência aos bucaneiros. Estes eram piratas do caribe que atacavam embarcações espanholas e francesas. A menção aos bucaneiros em Tampa se deve ao Gasparilla Pirate Festival que celebra a lenda de José "Gasparilla" Gaspar que possivelmente teve sua base de operações na Flórida.

Tennessee Titans
-Até 1998 esta equipe era o Tennessee Oilers. Esse nome era uma referência ao petróleo, uma vez que a franquia era anteriormente sediada em Houston e era de propriedade do empresário do ramo petrolífero Bud Adams. No ano de 1999 aconteceria a inauguração do LP Field em Nashville e os Oilers decidiram que era hora de uma mudança de nome para se alinhar melhor com a nova cidade. Adams quieria um nome que refletisse poder, força e outras qualidades heróicas. A referência aos Titãs, seres divinos da mitologia grega, veio a calhar também pelo fato de Nashville ser conhecida como a "Atenas do Sul" por possuir um grande número de universidades e uma réplica em escala real do Partenon.

Washington Redskins
-A equipe que hoje se baseia em Washington começou em Boston como os Boston Braves. Eles escolheram o mesmo nome de uma das equipes de beisebol local (que seria mais tarde os Atlanta Braves). Um tempo depois, os Braves do football se mudaram para o Fenway Park (casa dos Boston Red Sox) e decidiram mudar de nome mas sem abandonar os motivos nativo-americanos. Nasciam então os Boston Redskins (peles-vermelhas) que se mudaram para a capital federal em 1937.

A seguir, a explicação para os nomes das equipes do melhor basquetebol do mundo.

-TC Muniz Relvas

Nenhum comentário: