Esporte na TV Ao Vivo

segunda-feira, 14 de abril de 2008

A Libertadores fica sozinha

A partir do dia 26 de agosto, a Copa Santander Libertadores será a última das principais competições continentais a não levar um "Champions League" em seu nome. Seguindo a moda européia, as confederações da África, Ásia e Oceania passaram a chamar suas competições continentais de clubes de Liga dos Campeões ao longo dos últimos onze anos. Agora é a vez da América do Norte.

2008 será o primeiro ano da CONCACAF Champions League. E o nome não será o único fator modificado na competição máxima da vizinha da Conmebol. Toda a estrutura do campeonato terá diferenças.

A antiga CONCACAF Champions Cup, que tem a final de sua última edição nos dias 23 e 30 de abril entre Saprissa e Pachuca, possuía apenas 8 clubes na competição propriamente dita. Dois representantes do México, dois dos EUA, três do Torneio Interclubes UNCAF (competição disputada apenas pelos países da América Central) e um do Campeonato de Clubes da CFU (competição caribenha). Com esses oito clubes fazia-se mata-mata simples e tinha-se o campeão com um torneio de dois ou três meses.

Na nova competição teremos uma fase preliminar de 16 clubes com eliminatória simples. Os oito vencedores se unem a mais oito equipes pré-classificadas e formam quatro grupos que disputam as vagas para as quartas de final em jogos de ida e volta. Serão 4 equipes para os EUA e o México. 3 times virão do Campeonato da CFU. Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Panamá terão direito a duas equipes. Canadá, Belize e Nicarágua terão direito apenas a um postulante. O período da disputa se alonga bastante. Vai de agosto até abril. Abaixo estão relacionados os países que já definiram como classificarão seus representantes. Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Panamá, Belize e Nicarágua ainda não oficializaram como classificarão seus times.

México
Atlante - Campeão do Apertura 2007
México 2 - Campeão do Clausura 2008
UNAM Pumas - Vice-campeão do Apertura 2007
México 4 - Vice-Campeão do Clausura 2008

Estados Unidos*
Houston Dynamo - Campeão da MLS Cup 2007
DC United - Vencedor do Supporters' Shield em 2007
New England Revolution - Vice-campeão da MLS Cup 2007
Chivas USA - 2º lugar no Supporters' Shield em 2007

CFU
Harbour View (Jamaica) - Campeão do Campeonato de Clubes da CFU 2007
Joe Public (Trinidad & Tobago) - Vice-campeão do Campeonato de Clubes da CFU 2007
San Juan Jabloteh (Trinidad & Tobago) ou Puerto Rico Islanders (Porto Rico) - Terceiro lugar do Campeonato de Clubes da CFU 2007

Canadá
Canadá 1 - Campeão da Copa do Canadá

O torneio irá de 26 de agosto de 2008 até 30 de abril de 2009.

-TC Muniz Relvas

*A MLS Cup é o título dado ao campeão da MLS. O Supporters' Shield é dado à equipe de melhor campanha na temporada regular somente.

Nenhum comentário: