Esporte na TV Ao Vivo

terça-feira, 8 de abril de 2008

Os nomes das equipes das ligas americanas - Parte 5: MLS

Fechando a série, nós vamos agora com uma espécie de bonus track. Ainda que esteja longe do tradicionalismo das outras ligas, a Major League Soccer agrega um público crescente e cada vez mais atenção. Segue a origem dos nomes das franquias que a compõe.

CD Chivas USA
-O Club Deportivo Guadalajara é uma das equipes mais tradicionais do futebol mexicano. Chivas é um apelido pelo qual muitas vezes o clube é referido. Sua origem remonta ao ano de 1948. Após uma vitória contra o Tampico, um jornal noticiou que as chivas (cabras, em espanhol) tinham vencido pois o time não jogou bem. Apenas havia corrido de um lado para o outro como cabras loucas, segundo o jornal. O apelido pegou e é carregado com orgulho numa maneira semelhante ao porco do Palmeiras. A versão americana das Chivas foi fundada em 2004 como uma filial da matriz mexicana. A sigla USA foi adicionada para mencionar o fato de ser um time dos Estados Unidos.

Chicago Fire
-O aniversário de 126 anos do grande incêndio de Chicago foi a data escolhida para que essa franquia anunciasse seu nome. A referência ao fogo (fire) vem deste evento importante na história da cidade do estado de Illinois.

Colorado Rapids
-Um nome escolhido a partir de concurso popular. Este blogueiro não conseguiu encontrar a tradução para "rapid" em português. O termo designa um trecho de rio que tem uma correnteza mais rápida, especialmente em variações de altura como em montanhas e colinas. O estado do Colorado possui várias áreas com essas características.

Columbus Crew
-Crew em inglês é a palavra para designar tripulação ou um grupo de trabalhadores. O nome foi escolhido através de concurso e busca representar a comunidade operária da região.

DC United
-O DC representa o Distrito de Colúmbia, que o Distrito Federal dos Estados Unidos e é onde se situa a capital Washington. O United é utilizado pois é uma terminação comum em times ingleses como Manchester United ou Leeds United.

FC Dallas
-Hoje em dia, essa equipe do Texas tem como nome simplesmente Football Club Dallas e usa como símbolo um boi da raça Texas Longhorn com uma bandeira do estado estilizada. Mas até 2004 se chamou Dallas Burn. To burn é o verbo queimar em inglês. Duas hipóteses tentam explicar o significado. A primeira é uma referência às altas temperaturas enfrentadas pela cidade ao longo do ano. A outra diz respeito ao grande incêndio de 1860 que deixou o centro da cidade em ruínas. O símbolo do time era um cavalo cuspindo fogo. O cavalo é um símbolo associado com a cultura cowboy e esta é muito presente no estado do Texas.

Houston Dynamo
-O atual bicampeão da MLS inicialmente se chamaria Houston 1836 pois esse número representa o ano em que a cidade foi fundada. Porém, 1836 também foi o ano em que o Texas se separou do México e o time enfrentou protestos da comunidade latina de Houston. Para evitar confusões um novo nome foi adotado. A referência ao dínamo se dá pelo fato que Houston tem na geração de energia uma das bases de sua economia. Além disso, outras duas equipes de soccer já utilizaram esse nome.

Kansas City Wizards
-O nome refere ao Mágico de Oz, cuja história teve como um dos cenários o estado de Kansas.

Los Angeles Galaxy
-A galáxia em questão faz referência aos astros e estrelas de Hollywood

New England Revolution
-A região da Nova Inglaterra teve um grande envolvimento na Revolução Americana. Este movimento culminaria na independência dos Estados Unidos. O New England Patriots, do futebol da bola oval, faz a mesma alusão a esse passado patriótico.

New York Red Bulls
-Anteriormente eram os Metrostars. Hoje, a equipe da grande maçã carrega esse nome como uma forma de patrocínio. Uma vez que os "touros vermelhos" da alcunha são os símbolos da notória marca de energéticos Red Bull. A Red Bull GmbH comprou o time em 2006. Deve se notar que o nome da organização é Red Bull New York, porém o nome do time é New York Red Bulls.

Real Salt Lake
-A palavra "Real" não significa rigorosamente nada em inglês. A equipe da cidade do lago salgado usa esse nome para se assemelhar às equipes espanholas que comumente utilizam essa palavra. A equipe foi um pouco criticada pela comunidade pois esta pensava que o time deveria usar uma alcunhha que tivesse um significado para a cidade. As críticas diminuiriam quando o time acertou uma parceria com o Real Madrid meio que "justificando" o apelido.

San Jose Earthquakes
-Earthquake é a palavra inglesa para terremoto. A designação foi escolhida pois San Jose fica no estado na Califórnia e sofre com esse fenômeno natural.

Toronto FC
-Ainda que a sigla "FC" seja bastante comum no mundo do futebol representando a expressão "Futebol Clube", no caso do Toronto o FC não significava nada. Era simplesmente uma sigla. Foi somente algum tempo depois que a MLS esclareceu que a sigla realmente tinha o significado comum.

Com isso encerra-se a série sobre os nomes dos times americanos. Um efusivo abraço!

-TC Muniz Relvas

Nenhum comentário: