Esporte na TV Ao Vivo

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Os nomes das equipes das ligas americanas - Parte 4: NBA

Caros amigos do esporte, aí vão os nomes das franquias da última das principais ligas americanas a cobrir: a National Basketball League.

Atlanta Hawks
-Essa franquia começou em 1946 como os Tri-Cities Blackhawks. O primeiro nome era porque o time tinha sede em três cidades: Moline e Rock Island ficavam em Illinois e Davenport que ficava em Iowa. O nome Blackhawk ("águia negra") se refere a Guerra do Águia Negra. Esse confontro teve como principal campo de batalha o estado de Illinois. Foi um embate entre os Estados Unidos e os nativos-americanos liderados pelo chefe Águia Negra. Quando a equipe se mudou para Milwaukee ela seria denominada apenas por Hawks. Depois ela passaria por Saint Louis até definitivamente se estabelecer no estado da Geórgia em 1968.

Boston Celtics
-Walter Brown, fundador do time, e Howie McHugh, empregado da arena Boston Garden e responsável pela ligação com o novo time de basquete, discutiam possíveis nomes para o time que surgiria em 1946. Whrilwinds, Unicorns e Olympics foram algumas das idéias. Num rompante, Brown subitamente exclamou: "Espere aí, eu consegui - os Celtics. Nós os chamaremos de Boston Celtics! O nome tem uma grande tradição no basquetebol por causa dos Original Celtics de Nova York. E Boston está cheia de irlandeses. Nós os colocaremos em uniformes verdes e os chamaremos de Boston Celtics!" Ainda que McHugh preferisse outro nome, foi este que acabou ficando. Os celtas foram o povo ancestral dos irlandeses.

Charlotte Bobcats
-Na temporada 2002-03 a equipe dos Hornets deixaria Charlotte depois de 12 anos na cidade rumo a Nova Orleans. Logo após esse fato, a NBA e a cidade decidiram criar uma nova franquia para a temporada 2004-05. Após um concurso para escolha do nome, três opções foram finalistas: Bobcats, Dragons e Flight. A primeira opção venceu. O lince pardo (bobcat) é um predador característico das Carolinas. O time também seria o segundo felino da cidade junto com os Carolina Panthers da NFL. Além disso, o nome é uma brincadeira com um dos proprietários, Robert L. Johnson, uma vez que "Bob" é um diminutivo de Robert.

Chicago Bulls
-O nome denota força e energia e também é uma ligação com a fama da cidade como um dos principais centros frigoríficos dos Estados Unidos. O Chicago Amphitheater's, primeira arena da história do clube, se localizava próxima aos Chicago Stockyards, um famoso campo de bovinos.

Cleveland Cavaliers
-Cavalier era o nome dado pelos parlamentaristas aos partidários do Rei Charles I na Guerra Civil Inglesa. Essa denominação era mais ou menos provocativa, evocando as roupas extravagantes dos partidários leais ao rei. A palavra vem do francês chevalier, que quer dizer "cavaleiro". O nome foi escolhido na fundação da franquia através de concurso.

Dallas Mavericks
-Maverick em inglês é a palavra que designa alguém com espírito livre, dissidente, contestador. Mas não foi exatamente por isso que essa equipe do Texas ganhou seu nome. James Garner foi um dos acionistas da equipe e estrela da série de TV Maverick. A escolha do nome causou certa controvérsia pois ele já era utilizado pela University of Texas at Arlington. O símbolo atual do time é um cavalo pois maverick é o nome que se dá quando há um animal solto sem uma marca de propriedade.

Denver Nuggets
-A franquia surgiu como os Denver Rockets em 1967 quando jogavam na ABA. Porém, a equipe se mudaria para a NBA em 1974 e já haviam Rockets por lá. A solução foi encontrar outro nome. O time optou por Nuggets (numa tradução livre, "pepitas"). O nome referencia o boom minerador que houve na região no século 19 quando as pepitas de prata e ouro estavam entre os itens mais disputados.

Detroit Pistons
-Ainda que o nome ("Pistões") caiba muito bem numa cidade com grande presença automobílistica, o time nasceu em Fort Wayne, Indiana com o nome de Fort Wayne Zollner Pistons. O nome referencia a Zollner Corporation de Fred Zollner, o primeiro proprietário do time. A indústria fabricava pistões para carros, caminhões e locomotivas. A equipe se mudaria para Detroit em 1957.

Golden State Warriors
-Hoje baseados na Califórnia, os Warriors começaram suas operações em Filadélfia. A referência aos guerreiros (warriors) se dá por causa de um antigo time que jogava com esse mesmo nome. Em 1962, a equipe passou para a costa oeste em San Francisco e se tornando os San Francisco Warriors. Em 1971 se mudaria para Oakland. Com essa mudança, a equipe preferiu associar sua imagem com todo o estado e não apenas com uma cidade. O primeiro nome do time passou a ser Golden State. Em português, o "Estado Dourado". É atualmente o único time da NBA que não carrega referência a um estado ou cidade em seu nome.

Houston Rockets
-Surgidos em 1967 em San Diego, os Rockets (foguetes) foram batizados dessa maneira pois era na cidade californiana que os foguetes Atlas da NASA eram feitos. Em 1971 o time se mudaria e, curiosamente, o apelido faria ainda mais sentido. Houston é o lar do centro de controle da NASA para as missões espaciais. Além disso havia os Houston Astros do beisebol que jogavam no Astrodome, todas referências espaciais.

Indiana Pacers
-O nome foi uma decisão coletiva dos seis investidores que fundaram o time. O termo pacer tem duas conotações. A primeira se refere aos cavalos que trotam nas corridas de carruagens. As corridas tem uma tradição no estado da Indiana. A outra é por causa dos pace cars (ou safety cars, ou ainda carros-madrinha) que são uma presença constante nas 500 milhas de Indianapolis. A decisão pela alcunha foi fácil. O que realmente intrigou os proprietários foi decidir se seriam os Indianapolis Pacers ou os Indiana Pacers. A última intenção venceu pois a intenção original era que a equipe não jogasse apenas em Indianapolis mas em todo o estado.

Los Angeles Clippers
-O primo pobre de Los Angeles começou suas operações em 1970 na cidade de Buffalo como os Buffalo Braves. Oito anos depois a equipe se mudaria para San Diego e se tornaria os San Diego Clippers. Um nome escolhido através de concurso. Clipper é um estilo de navio antigo que passava constantemente pelos portos de San Diego. Em 1984 a equipe se mudaria para a cidade dos anjos mas não mudaria seu apelido.

Los Angeles Lakers
-É possível que não haja um único lago na cidade de Los Angles. O que iria totalmente contra o nome Laker que em inglês signifca lacustre (habitante de região próxima a lagos). Só que a equipe não é originalmente de Los Angeles, mas sim de Minneapolis. E o lema do estado de Minnesota é a "Terra dos 1000 lagos"

Memphis Grizzlies
-Originalmente essa equipe era sediada em Vancouver e deveria se chamar Vancouver Mounties, em referência à famosa polícia montada do Canadá. Porém, esta instituição negou permissão para utilização e a referência escolhida foi a do urso grizzly que é um símbolo do Canadá. A equipe se mudaria para o Tennessee em 2001 e manteria o apelido.

Miami Heat
-Sharks, Barracudas, Flamingos, Palm Trees, Beaches, Heat, Suntan, Shade, Tornadoes, Floridians e até Dolphins foram alguns dos nomes sugeridos para nomear a franquia que iniciaria suas operações em Miami no ano de 1988. Os proprietários escolheram por Heat ("calor") por entenderem que quando se pensa em Miami, o calor é uma das primeiras coisas que vêm à mente.

Minnesota Timberwolves
-Timberwolves e Polars foram os dois finalistas de um concurso que reuniu 1284 sugestões de 6076 participantes. A decisão final sobre qual nome deveria ser utilizado foi deixada para as 842 cidades do estado e a referência aos lobos-cinzentos venceu. O estado possui um dos maiores contingentes de lobos dos Estados Unidos.

Milwaukee Bucks
-RD Trebilcox ganou um carro zero quilômetro ao sugerir o veado (buck) como símbolo do time dizendo que "Os veados tem um bom espírito, são bons puladores, rápidos e ágeis". Nota: este blogueiro não sabe exatamente diferenciar os animais da espécie dos cervídeos, logo o animal também pode ser considerado um cervo.

New Jersey Nets
-Arthur Brown, primeiro proprietário do time, era um magnata do transporte de cargas e queria que seu time se chamasse New York Freighters (numa tradução livre, freighters seria "cargueiros"). Mas não o nome não pegou e a equipe jogaria sua primeira temporada como os New Jersey Americans. Na temporada seguinte, o time se mudaria para Nova York, mais especificamente para a região de Long Island, e para fazer com que o nome rimasse com as outras duas equipes que jogavam na região (os Jets do football e os Mets do beisebol) o nome escolhido foi Nets, sem nenhum sentido aparente. A equipe voltaria para Nova Jersey em 1977 mas a alcunha persistiria.

New Orleans Hornets
-A franquia originalmente se baseou em Charlotte em 1988. O primeiro nome escolhido foi Charlotte Spirit mas a partir de um concurso houve uma sugestão melhor: Charlotte Hornets. Não seria a primeira vez que um time da cidade usaria esse nome. Times de futebol americano e beisebol já haviam utilizado. A referência à vespa vem dos tempos da Guerra Revolucionária Americana quando o militar britânico Lorde Charles Cornwallis fez a seguinte afirmação sobre Charlotte: "É um verdadeiro ninho de vespas.". A equipe sairia da Carolina do Norte para a Louisiana em 2002 mas manteria o apelido. De 2005 a 2007 a cidade de Nova Orleans foi severamente afetada pelo furacão Katrina. Isso fez com que os Hornets mandassem vários de seus jogos na cidade de Oklahoma City. Nesse período o time ficou oficialmente conhecido como os New Orelans/Oklahoma City Hornets.

New York Knicks
-Knicks é uma contração de Knickerbockers. Esse nome se referia a um estilo de calça utilizada pelos exploradores neerlandeses que se estabeleciam na área do que hoje é Nova York no século 17. Com o tempo esse termo se tornou sinônimo com esses exploradores e mais adiante um símbolo da própria cidade.

Orlando Magic
-Um ano após o Miami Heat, o Orlando Magic começaria suas operações. A nova franquia juntamente com o jornal Orlando Sentinel promoveu um concurso no qual um total de 4296 sugestões foram enviadas. Nomes como Heat, Tropics, Juice e Magic foram os finalistas. Pode-se entender a escolha da franquia pela referência a magia através das palavras do gerente geral Pat Williams: "A magia é sinônima com essa área. Somos a capital turística do mundo. Nós temos o Magic Kingdom e a Disney World. O nosso slogan turístico é 'Come to Magic' ('Venha à Magia')"

Philadelphia 76ers
-Uma referência ao ano de 1776 quando se assinou a declaração de independência dos Estados Unidos nesta cidade da Pensilvânia. É a mais antiga franquia da NBA em atividade. Iniciou suas operações em 1939 como os Syracuse Nationals. Mudaram-se para Filadélfia em 1963.

Phoenix Suns
-O sol foi o motivo escolhido através de um concurso que reuniu mais de 28 mil inscrições. Um número alto para esse tipo de competição que foi motivado pela promessa que a todos que se inscrevessemseria dado um ingresso gratuito para um jogo da nova franquia.

Portland Trail Blazers
-Trail Blazer pode ser traduzido como "desbravador". A referência se dá ao fato de que o estado está localizado no extremo noroeste dos EUA. Trail Blazer foi a segunda escolha. A primeira foi Pioneers ("pioneiros"). Ela teve que ser abandonada pois uma equipe esportiva do estado, a da Universidade Portland Lewis & Clark, já usava o apelido. Mais um caso de nome escolhido através de concurso.

Sacramento Kings
-Primeiramente conhecidos como os Rochester Royals e permaneceu com esse nome até uma mudança para Kansas City que já possuía um Royals, os do beisebol. Para não se afastar dos motivos de realeza, eles decidiram se renomear como os Reis (Kings), nome que permanece até hoje mesmo com a mudança para Sacramento.

San Antonio Spurs
-Incialmente essa equipe era os Dallas Chaparrals. O chaparral nada mais é do que o famoso papa-léguas. Um pássaro relativamente comum na região da fronteira dos EUA com o México. Em 1970, a equipe mudou o primeiro nome e tornou-se os Texas Chaparrals para refletir uma ligação maior com todo o estado. Por fim, no verão de 1973, a equipe anunciou que se mudaria para San Antonio e realizou um concurso para a escolha do novo nome. Spurs, que significa "espora" em inglês, foi a sugestão vencedora. A espora é um símbolo dos cowboys e os cowboys são uma figura bem ligada ao Texas.

Seattle Supersonics
-A Boeing, empresa de fabricação de aviões que foi sediada em Seattle por muitos anos, anunciou que iria desenvolver uma aeronave supersônica (o modelo 2707) na mesma época em que a equipe de basquetebol começaria suas operações. Curiosamente, o projeto nunca foi concluído. Nas suas logomarcas a equipe atualmente prefere a denominação Seattle Sonics.

Toronto Raptors
-Em 30 de novembro de 1993 a NBA decidiu estabelecer sua 28ª franquia em Toronto. O desejo era utilizar o nome Toronto Huskies pois esta tinha sido a única equipe canadense a jogar anteriormente na principal liga de basquete do mundo. Os Huskies jogaram na década de 1940. No entanto o nome foi abandonado quando percebeu-se que seria impossível desenhar um logo que não lembrasse o dos Minnesota Timberwolves. Então decidiram recorrer a um concurso. Mais de duas mil sugestões foram enviadas e os dez finalistas foram: Beavers, Bobcats, Dragons, Grizzlies, Hogs, Raptors, Scorpions, T-Rex, Tarantulas, e Terriers. O vencedor foi Raptors. Uma escolha influenciada pela popularidade de Jurassic Park de Steven Spielberg.

Utah Jazz
-Esta equipe de Salt Lake City começou em Nova Orleans em 1974. A cidade da Louisiana é famosa por ser um grande centro rítmo musical de Chet Baker, Miles Davis e Louis Armstrong. Quando a equipe se mudou para Utah não se colocou necessidade em mudar o nome.

Washington Wizards
-A franquia começou como os Chicago Packers em 1961. O proprietário David Trager deu esse nome para referenciar sua companhia de empacotamentos (packer seria algo como "empacotador"). Um ano depois o time seria renomeado como os Chicago Zephyrs. Zefir é um dos deuses gregos para o vento e Chicago é tida como a cidade dos ventos. Em 1963 a equipe se mudaria para Baltimore e seria denominada Baltimore Bullets em homenagem a uma equipe da década de 1940 que jogava com esse nome. Bullet significa bala (munição) em inglês e o nome faz sentido pois a primeira equipe jogava perto de uma fundição que fabricava armamentos para as forças dos EUA na Segunda Guerra Mundial. Em 1973 haveria a mudança para a capital federal e primeiro se denominaram como os Capital Bullets e depois, logo na temporada seguinte, serem os Washington Bullets. Em 1997 a equipe mudaria de apelido uma vez mais pois a violência urbana se tornara um problema em Washington. A referência aos magos (wizards) foi escolhida através de concurso. O nome enfrentou certa controvérsia pois Wizard é uma patente na hierarquia da Ku Klux Klan.

E como diriam as Organizações Tabajara: "Não é só isso". No próximo post você ainda tem os nomes dos times da Major League Soccer.

-TC Muniz Relvas

Nenhum comentário: