Esporte na TV Ao Vivo

sexta-feira, 11 de abril de 2008

A quantas anda a Copa Libertadores

A nossa South American Champions League vai se aproximando das etapas eliminatórias. Enquanto algumas equipes já possuem a classificação garantida e outras não tem mais pelo que lutar, ainda é grande o contingente de equipes que se digladiam pelas vagas remanescentes. Talvez até os classificados devessem manter o interesse, uma vez que os melhores entre os primeiros colocados sempre jogarão seus jogos decisivos em casa no mata-mata, medida esta muito apreciada por este blogueiro pois faz com que as equipes tenham algo por que lutar até o fim.

Neste post, você confere o que pode rolar em cada um dos 8 grupos da competição, além de como os cruzamentos seriam feitos na atual situação da tabela. Os times com seus nomes escritos em verde já estão classificados e os grafados em vermelho estão fora. Lembrando que os critérios de desempate são, pela ordem: Saldo de gols, gols pró, gols marcados fora de casa e sorteio.

Grupo 1

Cruzeiro - 11 PG
Caracas - 7 PG, -2 SG, 6 GP
San Lorenzo - 7 PG, -2 SG, 5 GP
Real Potosí - 3 PG

16/4: Real Potosí - Cruzeiro
17/4: San Lorenzo - Caracas

Enquanto o Cruzeiro já tem a primeira posição garantida e o Potosí nada mais pode fazer para classificar-se, um jogo decisivo se anuncia no Nuevo Gasometro. As duas equipes estão quase que rigorosamente empatadas. Porém, graças a um gol marcado a mais, são os venezuelanos que possuem a vantagem do empate. O time de D'Alessandro perdeu para os caraquenhos por 2 a 0 na primeira rodada com gols de Vargas e Castellín.

Grupo 2

Estudiantes - 8 PG
Lanús - 7 PG
Cuenca - 6 PG
Danubio - 4 PG

15/4: Estudiantes - Cuenca
15/4: Danubio - Lanús

Um dos grupos que está absolutamente aberto. O Estudiantes depende só de si. Vencendo, consegue o primeiro lugar. Empatando, também se classifica. Mesmo com a derrota o time de La Plata pode passar, mas aí o Danubio tem que vencer o Lanús. A equipe uruguaia tem a situação mais desfavorável entre todos. Tem que vencer seu compromisso e torcer para que o Estudiantes vença o Cuenca. Nos jogos de ida: Cuenca 1-0 Estudiantes, Lanús 3-1 Danubio.

Grupo 3

Atlas - 10 PG, +5 SG
Colo Colo - 9 PG, +2 SG
Boca Juniors - 7 PG, 0 SG
Maracaibo - 2 PG

22/4: Colo Colo - Atlas
22/4: Boca Juniors - Maracaibo

Com a vitória do Colo Colo por 2 a 0 ante o Maracaibo ontem, a disputa se resume ao time chileno, ao Boca e ao Atlas. Atlas e Colo Colo podem até se classificar com um empate, contanto que o time de Martín Palermo vença o Maracaibo por apenas um gol de diferença. Se os bosteros vencerem por dois e o empate prevalecer em Santiago, o Colo Colo cai. A chave para o Boca é vencer por 5 gols de diferença. Se esse feito for alcançado o Boca estará classificado.

Grupo 4

Flamengo - 10 PG
Nacional - 9 PG
Cienciano - 7 PG
Coronel Bolognesi - 2 PG, 5 J

23/4: Flamengo - Coronel Bolognesi
23/4: Nacional - Cienciano

A vitória do Flamengo foi providencial. Mesmo após chiar bastante a respeito da altitude, o rubro-negro fez o que tinha que fazer: vencer. Graças ao arranjo da tabela, o Flamengo já está classificado mesmo com o Nacional ou o Cienciano podendo superá-lo nos pontos, pois estes terão confronto direto em Montevidéu. Na ida, em Cusco, Cienciano 2 a 1.

Grupo 5

América - 9 PG, +2 SG
River Plate - 9 PG, +1 SG
Universidad San Martin - 6 PG, -1 SG
Universidad Católica - 6 PG, -2 SG

17/4: Universidad Católica - América
17/4: River Plate - Universidad San Martín

Um dos grupos mais equilibrados da competição pode apresentar a situação rara de quádruplice empate. Isso depende das Universidades. A Católica tem que bater o América (ida: América 2 a 1) e a de San Martín tem que vencer o River Plate (ida: San Martín 2 a 0). Apesar de ter vencido o River no primeiro jogo, a missão dos peruanos é mais difícil pois os dois jogos vencidos foram em casa e o jogo da próxima quinta será no Monumental de Nuñez. América e River jogam com a vantagem do empate.

Grupo 6

Cúcuta Deportivo - 11 PG
Santos - 7 PG
Guadalajara - 6 PG
San José - 4 PG

16/4: San José - Guadalajara
16/4: Santos - Cúcuta Deportivo

O Santos conseguiu exatamente o oposto ao Flamengo na noite de quarta. Tudo bem que Guadalajara possui uma altitude considerável, mas o rebanho sagrado não está em sua melhor fase e poderia ser vencido. Talvez isso não tenho ocorrido pois a equipe de Emerson Leão também é claudicante. Quem já estava sossegado é o Cúcuta, que agora joga para tentar ser um dos melhores primeiros contra um Santos que pode até perder e se classificar, mas o San José tem que ganhar. Com a vitória sobre as Chivas, o San José alcançaria os mesmos 7 pontos que o Peixe. Porém, a diferença no saldo de gols entre brasileiros e bolivianos é de 16 gols (se o San José conseguir liqüidar essa diferença, este blogueiro promete mudar o layout de azul para rosa durante um mês). As Chivas correm por fora. Com vitória simples e empate do Santos o time de Jalisco avança.

Grupo 7

Atlético Nacional - 8 PG, +4 SG
São Paulo - 8 PG, +1 SG
Audax Italiano - 7 PG
Luqueño - 4 PG

23/4: São Paulo - Atlético Nacional
23/4: Luqueño - Audax Italiano

Deu tudo errado. Talvez até o Atlético Nacional esteja reclamando. Se o São Paulo tivesse batido o Audax na gélida (tanto em temperatura, que era de 12 graus, como no jogo) partida dessa quinta, brasileiros e colombianos se encontrariam para a definição do primeiro lugar. Ambos já classificados. Mas o jogo do Morumbi se tornou importante, pois o perdedor do embate pode estar eliminado. Em caso de vitória do Audax e empate em São Paulo, a vaga será do Nacional. Se os dois jogos empatarem, são-paulinos se classificam junto com os colombianos.

Grupo 8

Fluminense - 10 PG, +7 SG
LDU Quito - 10 PG, +6 SG
Arsenal - 6 PG
Libertad - 3 PG

17/4: Fluminense - LDU Quito
17/4: Libertad - Arsenal

O único grupo que já sabe os classificados e os eliminados. Arsenal e Libertad cumprem tabela. Fluminense e LDU duelam pelo primeiro posto. O time das Laranjeiras joga pelo empate.

A seguir você confere o chaveamento dos times utilizando aquele chavão da televisão. "Se o campeonato terminasse hoje..."

Cruzeiro - Santos
Cúcuta Deportivo - Lanús
Fluminense - Caracas
Atlas - São Paulo
Flamengo - River Plate
América - Nacional
Atlético Nacional - Colo Colo
Estudiantes - LDU Quito

Este blogueiro tem apenas uma objeção a esse sistema. Ele divide os times entre os primeiros colocados e os segundos. É possível que um primeiro colocado com menos pontos tenha a vantagem de fazer a segunda partida em casa contra um segundo que pontuou mais. Penso que seria mais interessante se não houvesse distinção entre primeiros e segundos, mas sim que o melhor pontuador enfrentasse o pior, o segundo melhor encarasse o penúltimo e por aí vai.

Mas aí já é exigir demais de Nicolas Leóz.

-TC Muniz Relvas

Nenhum comentário: