Esporte na TV Ao Vivo

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Uma questão de tradição

Ainda que nós, espectadores de outros países, teimemos em chamar o torneio de "Aberto Britânico", o nome certo é The Open Championship. Simplesmente "O Campeonato Aberto", sem necessidade de distinções nacionais. É assim porque o torneio que esta temporada será jogado na grama do Royal Birkdale Golf Club, se disputa desde 1860. É o major mais antigo em disputa, o único disputado fora dos Estados Unidos e é o único torneio a ser sempre disputado em um dos nove campos que são denominados "links" no Reino Unido. Um "link" é o mais antigo tipo de campo. Esse estilo é caracterizado pela existência de muito poucos obstáculos d'água ou árvores. Além disso os fairways não são exatamente planos, pois o campo reflete as origens do golfe quando os campos eram todos tratados manualmente. A data do torneio é fixa, sempre no final de semana da terceira sexta-feira de julho. E o total de premiação é de £4 200 000 (na cotação de 16/7/2008, R$13 398 000).

O defensor do título é o irlandês Pádraig Harrington, que levou a taça após vencer o espanhol Sérgio Garcia nos playoffs. Harrington se tornou o primeiro irlandês a vencer o Aberto desde 1947, quando Fred Daly foi o campeão. O maior vencedor da história é o inglês Harry Vardon, que venceu seu primeiro título em 1896 e o sexto, e último, em 1914.

A grande ausência no torneio desse ano é a de Tiger Woods. O americano possui três títulos do torneio, sendo que venceu dois destes de maneira conscecutiva em 2005 e 2006. Woods anunciou dois dias depois de sua vitória no Aberto dos EUA, em junho deste ano, que se submeteria a uma cirurgia em seu joelho esquerdo e ficaria de fora do resto da temporada 2008. Por conseqüência, Tiger também não joga o Campeonato da PGA. Luke Donald e David Toms também são ausência importantes.

Ainda que o fantasma de Tiger paire sobre todos os outros competidores, ainda há gente boa, e muito boa competindo. Stewart Cink, Ernie Els, Phil Mickelson, Mike Weir, Vijay Singh e Stuart Appleby são alguns dos golfistas que prometem fazer deste Aberto um campeonato muito interessante.

O Open Championship será transmitido pela ESPN.

-TC Muniz Relvas

Nenhum comentário: