Esporte na TV Ao Vivo

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Erro de estratégia

Os americanos são mestres na promoção de seus eventos. Isso você não tenha a menor dúvida. O Super Bowl por si só já é um curso de gestão de eventos esportivos em algumas horas. Mas não estou aqui para falar de tal evento, mas focar num pequeno detalhe da organização em si, que é o Monday Night Football.

O futebol americano de segunda à noite é uma tradição ianque muito bem estabelecida. É na noite de segunda que acontece o grande jogo da rodada. Numa analogia com o nosso futebol é possível dizer que o clássico da rodada é na segunda de noite. Clássico. No singular.

Pois bem, na rodada realizada no último final de semana pela Série A do Campeonato Brasileiro nós tivemos, entre outros, os seguintes jogos: São Paulo - Palmeiras, Cruzeiro - Atlético Mineiro, Náutico - Sport, Flamengo - Vasco da Gama. Quatro clássicos. Quatro jogos de grande importância. Quatro jogos que, isoladamente, podem atrair o amante do futebol independentemente das cores que ele defenda. Mas, com todos eles sendo realizados no mesmo dia, até a cobertura da imprensa fica espremida.

O futebol brasileiro é diferente do resto do mundo no tocante ao grande número de rivalidades regionais. Pegando o atual Campeonato Brasileiro podemos colocar em campo os seguintes clássicos:

Flamengo - Vasco da Gama
Flamengo - Fluminense
Fluminense - Vasco da Gama
Botafogo - Fluminense
Botafogo - Vasco da Gama
Botafogo - Flamengo
São Paulo - Santos
Santos - Palmeiras
Palmeiras - São Paulo
Atlético Mineiro - Cruzeiro
Internacional - Grêmio
Náutico - Sport
Atlético Paranaense - Coritiba

13 jogos no total. Se colocássemos um desses jogos por rodada teríamos pelo menos 13 rodadas com algum clássico, algum jogo de interesse geral. E que poderia ser colocado num horário destacado de todos os outros jogos da rodada afim de assegurar sua "nobreza".

Certamente essa minha idéia pode parecer desnecessária para alguns, mas é nos pequenos detalhes que se estabelecem as grandes diferenças organizacionais.

-TC Muniz Relvas

Nenhum comentário: