Esporte na TV Ao Vivo

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Brasileirão: Resumo da 14ª rodada

Não pintou o campeão. Mas definitivamente os sete gols pintados pelo Grêmio ante o Figueirense, que respondeu com apenas um, foram o grande destaque da 14ª rodada do Brasileiro. Destaque por ter sido a maior goleada deste Campeonato Brasileiro até o momento. Destaque por ter dado ao Grêmio a ponta da tabela. Destaque pela rara ocorrência de dois hat-tricks, por parte de Perea e Reinaldo. E, por fim, eu diria que é um destaque um time do Celso Roth colocando sete gols num adversário de qualquer maneira.

Mais uma vez o campeonato está marcado pelo equílibrio. Do líder Grêmio até o sétimo colocado, o rival Internacional, tem-se apenas seis pontos de diferença. Duas vitórias e a outra metade de Porto Alegre também pode sonhar em alçar vôos mais altos. Vôos esses que tiveram suas possibilidades aumentadas após a boa vitória da equipe de Tite sobre o São Paulo. Ainda que o árbitro tenha anulado incorretamente o gol são-paulino de Dagoberto, a vitória do Internacional foi inapelável com dois gols do bom Nilmar. Falando em arbitragem, no Canindé o Flamengo empatou com a Portuguesa com lances dignos de voleibol. Os flamenguistas também podem alegar que os dois pênaltis dos quais se originaram os gols lusos foram duvidosos. No fim, o empate de 2 a 2 ficou de bom tamanho.

Nos dois clássicos da rodada tivemos seis gols em cada um. No RJ, Vasco da Gama e Fluminense protagonizaram um jogo muito movimentado onde brilhou a estrela de dois grandes artilheiros: Edmundo e Washington marcaram dois gols cada. No Palestra Itália todos os gols saíram no primeiro tempo. O Palmeiras abriu 3 a 0 com 29 minutos de jogo. Kléber Pereira e Apodi diminuiriam a diferença para apenas um gol e talvez o Santos fosse capaz de virar se não fosse o gol de Gladstone (!) no finalzinho da primeira metade que colocaria números finais à partida: 4 a 2. O Santos deve agradecer ao Coritiba que, num jogo de poucas emoções apesar do belo chute do gol de Carlinhos Paraíba, bateu o Ipatinga pela contagem mínima e impediu que o time do Vale do Aço saísse da última posição e deixasse o alvinegro praiano no fundo da tabela.

Falando em fundo da tabela, o Botafogo enterra mais o Atlético Mineiro. Em partida disputada no Engenhão, Lúcio Flávio, Triguinho, Carlos Alberto e Gil impuseram ao Galo a quinta derrota no campeonato pelo placar de 4 a 0. O rival do Atlético não tem motivos para sorrir nessa rodada. Um chutaço de falta de Iarley decretou a vitória por 1 a 0 do Goiás dentro do Mineirão. Interessante lembrar que o Goiás ficou com 10 jogadores durante todo o segundo tempo e ainda assim foi capaz de suportar a pressão.

O atual campeão da Copa do Brasil obteve um pouco mais de tranqülidade nessa rodada. Num duelo de equipes de pontuação quase equivalente, Sport e Atlético Paranaense se chocaram na Ilha do Retiro e a vitória foi do Leão com um único gol de fora da área de Luciano Henrique. Ainda assim as duas equipes continuam na "zona do meio". O Sport, como já dito, respirando um pouco mais, em 12º com 18 pontos. O Furacão é apenas ventania na 15ª posição e apenas um ponto acima do Atlético de Minas, o primeiro a ser degolado. Ainda no nordeste, o Vitória prevaleceu em seus domínios sobre o Náutico Capibaribe e aplicou 2 a 0 com dois tentos de Marquinhos. A equipe baiana surge como possível líder na próxima rodada. Apenas o time do Barradão e o Flamengo podem roubar a liderança do Grêmio.

E, se vocês querem saber, é isso que acho que acontecerá.

-TC Muniz Relvas

Nenhum comentário: