Esporte na TV Ao Vivo

terça-feira, 29 de julho de 2008

Começa a Copa Sul-Americana


Com um jogo entre River Plate (do Uruguai) e Universidad Católica, a Copa Nissan Sul-Americana dará largada a sua 7ª edição. Com a tentativa de se estabelecer como a segunda competição de clubes do continente o torneio ainda esbarra em alguns problemas mas certamente algum interesse ela atrai, senão sua existência não se justifica a toa.

Como reporta a coluna de Ubiratan Leal na Trivela, um ponto de discordância é a falta de critérios para o excesso de argentinos e brasileiros que permeiam a competição. Chegando ao disparate de Boca e River (esse sim, o Argentino) já estarem garantidos nas oitavas-de-final da competição na condição de convidados. Este blogueiro tem a impressão de que se a AFA não conseguir enviar suas duas maiores estrelas em todas as competições possíveis, ela simplesmente não se representa.

A Copa Sul-Americana é notável por ser a primeira competição de clubes realizada pela Conmebol em que um time de outra confederação conseguiu o título. E este foi o Pachuca, do México, na edição de 2006. Além dele, nas edições de 2005 e 2007, UNAM Pumas e América acessaram às finais respectivamente. Na Sul-Americana também se repete a mesma hegemonia presente na Copa Libertadores, os argentinos são os maiores campeões com quatro títulos das seis edições disputadas. Dois com o Boca, um com o San Lorenzo e o outro, da útlima edição, com o Arsenal de Sarandí.

Os brasileiros não conhecem vida fácil na competição. Até hoje, nenhum representante do futebol alegre chegou às finais da competição. O máximo conquistado foram passagens às semi-finais. Em 2003, o São Paulo deixou a vaga escapar nos pênaltis frente ao River Plate. No ano seguinte foi a vez do Boca ser o algoz brasileiro batendo o Internacional. E a última aparição do Brasil nas semis da Copa foi com o Atlético Paranaense no ano de 2006 perdendo contra os futuros campeões, os mexicanos do Pachuca. Neste ano são 8 os representantes do Brasil, mas como eles se enfrentam diretamente na primeira fase pode-se dizer que na fase internacional entram somente quatro. Os confrontos são os seguintes com a equipe que faz o jogo de volta em casa listada primeiro:

São Paulo - Atlético Paranaense (12 e 27/8)
Grêmio - Internacional (13 e 28/8)
Palmeiras - Vasco da Gama (13/8 e 17/9)
Atlético Mineiro - Botafogo (14 e 27/8)

Nenhum comentário: