Esporte na TV Ao Vivo

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Saíram os Grupos da Copa do Mundo de Rugby

Em sorteio realizado ontem em Londres, as equipes que disputarão a Copa do Mundo de Rubgy de 2011 conheceram seus lugares nas quatro chaves da competição. A próxima edição da competição será disputada na Nova Zelândia.

O sorteio utilizou pela primeira vez os rankings da IRB (Federação Internacional de Rugby, em inglês) para determinar a ordem dos sorteados. Dessa maneira, Nova Zelândia, África do Sul, Austrália e Argentina são os quatro primeiros e os cabeças-de-chave.

A tradição era que os quatro primeiros da última Copa (África do Sul, Austrália, Argentina e França) teriam tal privilégio, mas Syd Milan, executivo da RWLC (Rugby World Cup Limited), afirma que "os rankings agora estão bem estabelecidos e nos fornecem uma maneira suscinta e com credibilidade para classificar os times no sorteio da Copa do Mundo".

A derrota da Inglaterra frente aos All Blacks por 32 a 6 em Twickenham e a apertada vitória da Austrália por 21 a 18 em Cardiff ante o País de Gales possibilitou que a Argentina pudesse manter o quarto lugar e ser uma das cabeças-de-chave.Não que isso signifique conforto. Ao contrário.

O Grupo B terá Los Pumas ao lado de Inglaterra e Escócia, duas equipes de tradição incontestável. O panorama é ainda mais complicado porque são apenas duas vagas por grupo às quartas-de-final. Se o regulamento da última edição for mantido, o terceiro colocado já garante vaga na edição seguinte.

No Grupo A, Nova Zelândia e França despontam como favoritos num grupo onde o outro adversário é Tonga. A Austrália é favorita com a segunda vaga sendo provavelmente da Irlanda, mas a Itália podendo incomodar. No grupo D, África do Sul, País de Gales e Fiji.

Duas vagas para as Américas, duas para a Europa, uma para a África, uma para a Ásia e outra para Oceania é o que está em disputa nas Eliminatórias. Além disso, há uma vaga de repescagem entre os terceiros de América e Europa e os segundos de África e Ásia.

O Brasil ainda está em busca da vaga. Depois de passar por duas fases classificatórias de maneira invicta, a equipe brasileira jogará um triangular com Chile e Uruguai - que é o favorito. O vencedor desse triangular encara o vencedor do confronto entre Canadá e Estados Unidos em busca da vaga. A seguir a composição dos grupos.


Grupo A

Nova Zelândia
França
Tonga
Américas 1
Ásia 1

Grupo B

Argentina
Inglaterra
Escócia
Europa 1
Repescagem

Grupo C

Austrália
Irlanda
Itália
Europa 2
Américas 2

Grupo D

África do Sul
País de Gales
Fiji
Oceania 1
África 1

Nenhum comentário: