Esporte na TV Ao Vivo

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

The Old Firm

A cidade de Glasgow reflete um cenário que encontra um paralelo na ilha a oeste da Grã-Bretanha. Assim como na Irlanda, é forte a divisão religiosa e política. Protestantes contra católicos romanos. Ativistas pró e contra o Reino Unido.

O clássico entre Celtic e Rangers é fonte de grande tensão e muita rivalidade na capital escocesa por concentrar as disputas citadas no parágrafo anterior.

O Celtic foi fundado em 1888 pelo marista Irmão Walfrid, nascido no noroeste da Irlanda, no condado de Silgo. O clube foi fundado inicialmente nos mesmos moldes do Hibernian de Edinburgo, que no início era um clube para auxiliar os imigrantes irlandeses. O brasão do Celtic apresenta um trevo de quatro folhas, símbolo longamente identificado com a Irlanda.

O Rangers, por sua vez, não tem suas origens uma veia tão ligada ao protestantismo e ao unionismo. A equipe nasceu a partir de quatro remadores que acompanharam uma partida de futebol em 1872. O nome veio de um livro de rugby lido por Moses McNeil, um dos fundadores.

A primeira ocorrência do clássico se deu em 28 de maio de 1888. O Celtic venceu por 5 a 2 numa partida que foi descrita como um "encontro amistoso" entre as duas equipes. Foi também a primeira partida da história da equipe do Irmão Walfrid. O Celtic contou com alguns jogadores emprestados do Hibernian.

De lá pra cá foi um total de 381 jogos com 152 vitórias para os Gers e 137 para os Bhoys, apelidos de Rangers e Celtic respectivamente. Também ocorreram 92 empates. As duas equipes se enfrentam pelo menos quatro vezes por ano pela Liga Escocesa e podem se enfrentar também pelas duas copas nacionais.

O nome do clássico (em tradução literal, "A Velha Firma") tem duas origens possíveis. A primeira se refere a um texto de jornal que disse na ocasião da primeira partida entre as equipes "que elas jogaram tão bem que pareciam amigos de uma velha firma". Por outro lado, o autor William J. Murray afirma que o título se dá por causa dos benefícios financeiros que as duas equipes conseguiam através do clássico.

A questão irlandesa é tão presente nas arquibancadas que até a própria Escócia acaba meio que esquecida nas manifestações das duas torcidas. É freqüente ver o tricolor verde-branco-laranja da Irlanda do lado do Celtic e a Union Flag do lado dos Rangers. Uma torcida exalta o Exército Republicano Irlandês (IRA, na sigla em inglês) enquanto a outra expressa seu apoio ao UDA (Ulster Defense Association), uma organização de defesa protestante na Irlanda.

Ainda que ambas as equipes tenham tomado atitudes para diminuir o sectarismo presente entre as torcidas, ainda é bastante clara a influência religiosa. O goleiro polonês Artur Boruc, católico, fez o sinal da cruz em direção à torcida dos Gers que se enfureceu e fez com que a polícia tivesse que intervir.

Somente em 1989, o Rangers contratou o católico Mo Johnston, quebrando um jejum de quase 80 anos sem que um jogador dessa religião atuasse pela equipe do Ibrox Park.

Nenhum comentário: