Esporte na TV Ao Vivo

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A personalidade do ano no esporte britânico

No próximo domingo, 14/12, a BBC entregará o prêmio de Personalidade do Ano no esporte. O prêmio é concedido desde 1954 e geralmente tem como vencedor um britânico. Somente uma vez o vencedor não era do Reino Unido. Em 1985, com o boxeador irlandês Barry McGuigan. Em 1996, o jóquei italiano Frank Dettori foi o terceiro colocado.

Vamos conhecer os 10 indicados deste ano e suas credenciais. A presença maciça do ciclismo, com 4 dos 10 indicados, se deve aos 8 dos 19 ouros da delegação da rainha nos últimos Jogos Olímpicos

Rebecca Adlington (natação)
-Venceu dois ouros em Beijing (400m e 800m livres) e um no Campeonato Mundial em Piscina Curta, realizado em Manchester (800m livre). Bateu o recorde mundial dos 800m livres que já perdurava há 19 anos. Foi eleita a nadadora européia do ano.

Nicole Cooke (ciclismo)
-A galesa de 25 anos levou o ouro em Beijing e no Campeonato Mundial de Estrada da UCI (União Ciclística Internacional, entidade máxima do esporte). Ela se tornou a primeira pessoa a conquistar os dois títulos no mesmo ano.

Chris Hoy (ciclismo)
-Este ciclista de pista se tornou o primeiro britânico em 100 anos a levar três ouros nos mesmos Jogos Olímpicos. Venceu nas provas de keirin, velocidade individual e por equipes. Venceu também o keirin e velocidade no Campeonato Mundial da UCI.

Rebecca Romero (ciclismo)
-Romero se tornou a primeira britânica a competir em dois esportes diferentes nos Jogos Olímpicos. Em Atenas esteve na equipe do Remo e em Beijing competiu no ciclismo. Após levar o ouro na perseguição individual, se tornou a segunda mulher na história a levar medalhas por duas modalidades, já havia conquistado uma prata no remo. Venceu também a perseguição por equipes e em 3km no Mundial da UCI.

Bradley Wiggins (ciclismo)
-Este ciclista belgo-britânico conquistou dois ouros em Beijing. Um na perseguição de 4000m e o outro na perseguição por equipes. Também levou três ouros no Mundial da UCI.

Ben Ainslie (iatismo)
-Conquistou seu terceiro ouro conscecutivo nos Olímpicos, dois pela Finn e um pela Laser. Por esta classe, Ainslie também tem uma prata em Atlanta. Foi eleito em o Velejador do Ano em 1998 e 2002 pela federação mundial da categoria.

Christine Ohuruogu (atletismo)
-Levou o ouro nos 400m nos Jogos Olímpicos de Beijing e já venceu a prova no Campeonato Mundial em 2007 e nos Jogos da Comunidade Britânica em 2006.

Lewis Hamilton (automobilismo)
-Venceu o Campeonato Mundial de Fórmula 1 e se tornou o piloto mais jovem a fazê-lo. Foi vice-campeão em 2007, perdendo o título na última corrida. Ficou em segundo lugar na premiação do ano passado.

Joe Calzaghe (boxe)
-Calzaghe foi a Personalidade do ano passado. O boxeador galês ostenta um cartel de 46 lutas, 46 vitórias com 32 destas por nocaute. Unificou os títulos dos Super-médios em 2007 e depois subiu de peso competindo entre os meio-pesados onde possui o título da revista Ring.

Andy Murray (tênis)
-O escocês de 21 anos conseguiu o título do Aberto dos EUA batendo Roger Federer na final. Também venceu os Masters de Cincinnati e Madrid.

Nenhum comentário: