Esporte na TV Ao Vivo

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Copa Davis - Semifinais

Enquanto as mulheres já tem a equipe campeã da Copa Fed definida, os homens se preparam para as semi-finais da Davis. De um lado Rússia e Argentina, do outro Espanha e Estados Unidos.

No primeiro confronto há uma Argentina que ainda não saiu de casa na competição e jogará novamente em Buenos Aires. Os sul-americanos passaram com relativa facilidade por Grã-Bretanha e Suécia por 4 a 1 em ambas ocasiões. A vitória contra os nórdicos pode ser considerada uma vingança uma vez que na mesma instância do torneio do ano passado, os suecos bateram os argentinos pelo mesmo placar em Gotemburgo.

A Rússia chegou à final do ano passado e bateu sérvios e tchecos no caminho em embates definidos na quarta partida mas que terminaram na diferença mínima (3 a 2). Na história da Davis, os europeus levam vantagem com 3 vitórias contra uma derrota. Uma das vitórias russas foi na final da Copa em 2006 onde a pátria de Bóris Yeltsin (que adorava tênis e estava presente ao cotejo) venceu por 3 a 2.

O outro enfrentamento reúne dois melhores do mundo nas quadras instaladas na Plaza de Toros de Las Ventas (uma arena de touradas) em Madrid. Defendendo as cores da casa está Rafael Nadal, o melhor na classificação de simples. Jogando nas duplas estará Mike Bryan, um dos melhores no jogo conjunto, mas desta vez sem o irmão. Bob Bryan se lesionou e o capitão Patrick McEnroe chamou Mardy Fish em substituição.

O retrospecto é favorável aos americanos no geral, 5 a 3. O problema para os estadunidenses é quando jogam na capital espanhola. A única vitória foi no longínquo ano de 1972. Em 1965, 2000 e 2004 - esta valendo a final - os americanos foram derrotados no piso lento espanhol. Além de tudo isso, McEnroe só deve se juntar ao time na quarta-feira. O capitão esqueceu seu passaporte e não pôde embarcar.

O time ianque bateu austríacos e franceses com relativa facilidade. Os ibéricos massacraram peruanos e alemães, que eram cabeça 4 da competição, fora de casa nas duas ocasiões.

O SporTV detém os direitos de transmissão do torneio e provavelmente mostrará as partidas.

Abaixo a relação dos times. Entre parênteses, a posição dos jogadores na classificação da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP):

Rússia
Nikolay Davydenko (6)
Igor Andreev (20)
Dmitri Tursunov (26)
Igor Kunitsyn (76)

Capitão: Shamil Tarpischev

Argentina
David Nalbandian (7)
Juan Martín del Potro (13)
Augustin Calleri (49)
Guillermo Cañas (55)

Capitão: Alberto Mancini

Espanha
Rafael Nadal (1)
David Ferrer (5)
Fernando Verdasco (15)
Feliciano López (38)

Capitão: Emilio Sánchez

Estados Unidos
Andy Roddick (8)
Sam Querrey (40)
Michael Bryan (1 em duplas)
Mardy Fish (23)

Capitão: Patrick McEnroe

-TC Muniz Relvas, com a ajuda preciosa de Daniel Lacerda que me alertou para informações importantes a respeito do assunto. Avante Tuvalu!

Nenhum comentário: