Esporte na TV Ao Vivo

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Eliminatórias do EuroBasket - penúltima rodada


Quatro equipes garantiram classificação à fase final do EuroBasket 2009 que será jogado na Polônia. Eles se unirão ao país-sede, Lituânia, Rússia, Espanha, Croácia, Alemanha, Grécia e Eslovênia. Todos esses garantiram suas vagas automaticamente pela boa participação no campeonato anterior.

O time da Grã-Bretanha conseguiu notável conquista sendo um dos primeiros a se classificar. Não existia um time britânico de basquete antes de 2005. Nesse ano estabeleceu-se que a Grã-Bretanha deveria ter um time competitivo em todas as modalidades em disputa nos Jogos Olímpicos que sediará daqui a quatro anos. Antes disso, Inglaterra, Escócia e Gales competiam separadamente, enquanto os jogadores norte-irlandeses podiam defender as cores da Irlanda como um todo.

Capitaneados pelo sudanês naturalizado Luol Deng, do Chicago Bulls, o Team GB venceu a Tchéquia por 67 a 63 em Pardubice e se tornou o primeiro time do grupo a vencer fora de casa. Deng foi o maior pontuador dos britânicos com 21. O tcheco Jiří Welsch, do Unicaja Málaga, fez 28. Grande atuação do ala Mensah-Bonsu, que também atua no basquete espanhol, com 12 rebotes. Deve-se dizer que a atuação dos tchecos foi superior e eles foram derrotados apenas nos últimos minutos. A equipe de Welsch desperdiçou a bola 11 vezes contra 24 da Grã-Bretanha. Os tchecos converteram apenas metade dos lances livres (9 de 18), fator que fatalmente fez diferença. No outro jogo da chave, Israel venceu a Bósnia-Herzegóvina por 88 a 74. O resultado põe tchecos, israelenses e bósnios em condições iguais na última rodada na briga pelo segundo lugar.

Portugal não tem mais chance de se classificar diretamente à fase final do EuroBasket. Deverá passar pela repescagem destinada ao pior segundo colocado e aos terceiros. Se ficar em terceiro. Mas Coimbra assistiu aos gajos colocarem água no chope da Macedônia, que poderia ter conquistado a classificação. José Costa havia marcado apenas 7 pontos nos quatro jogos anteriores, mas nessa partida fez 19. Com um ponto mais, Djeremaja Mejsi foi o cestinha macedônio. Apesar de ter perdido por quase 40 pontos no jogo de ida, Portugal foi capaz de colocar 15 pontos de diferença no segundo quarto. A Macedônia encostou no quarto período, ficando a dois pontos. Os portugueses não permitiram a ultrapassagem e acabaram vencendo por 81 a 71. No duelo báltico, a Letônia bateu a Estônia por 72 a 67  e garantiu a classificação mesmo sofrendo um sufoco no final do jogo.

A Turquia manteve seu posto de único time invicto da competição ao vencer a Bélgica de maneira inapelável por 80 a 64 e assegurar o primeiro lugar do grupo. Ersan Ilyasova, do Barcelona, foi o nome da partida com 22 pontos e 8 rebotes. França e Ucrânia se digladiaram em Le Mans pelo segundo posto do grupo num jogo emocionante em que Tony Parker brilhou com 25 pontos. Os ucranianos chegaram por duas vezes a estar um ponto atrás de Les Bleus no último quarto, mas 20 desperdícios de bola, contra 6 dos gauleses, fizeram com que o time de Valentyn Melynchuk caísse pelo placar de 87 a 83.

Turim assistiu ao jogo com a menor diferença de pontos da rodada. Itália e Bulgária terminou com o placar de 82 a 81 para os compatriotas de Berlusconi. O búlgaro Todor Stoykov empatou o jogo em 81 pontos com 20 segundos para o final, mas uma falta anti-desportiva de seu companheiro Deyan Ivanov sobre Giuseppe Poeta deu o ponto à Itália e a posse de bola que a Bulgária nunca conseguiria recuperar. Poeta foi o cestinha com 21 pontos. 

Mesmo com essa derrota, são grandes as chances da Bulgária se classificar como um dos segundos colocados pois o Grupo A é o único que tem 5 times e são justamente os italianos que folgarão na última rodada. Mesmo se a Bulgária for derrotada pela Sérvia, eles acabarão com o mesmo número de pontos, mas provavelmente com saldo de pontos superior aos italianos (41 da Bulgária contra -16 dos italianos). A Sérvia, por sua vez, venceu a Finlândia por 92 a 66 e se classificou. A lanterna Hungria folgou nessa rodada.

Nessa eliminatória classificam-se os quatro primeiros colocados de cada grupo mais os três melhores segundos. Os seis melhores entre os times que sobrarem vão disputar uma repescagem que dá direito à última vaga. Os quatro piores da eliminatória jogam um “torneio da morte” para definir as duas equipes que serão rebaixadas à Divisão B do basquetebol europeu.

Os resultados de todos os jogos e classificação dos grupos podem ser encontrados no link a seguir: http://www.fibaeurope.com/cid_KNce8jInH7Qj1EsyH5rjn2.pageID_I1f65UyfG4oRy7uPTVCSU3.compID_qMRZdYCZI6EoANOrUf9le2.html 

-TC Muniz Relvas

Nenhum comentário: