Esporte na TV Ao Vivo

terça-feira, 16 de setembro de 2008

A Copa Ryder


O Valhalla Golf Club em Louisville, Kentucky, se prepara para receber as tacadas da 37ª Copa Ryder de golfe a partir desta sexta indo até o domingo. O torneio é disputado desde 1927 a cada dois anos à exceção do torneio de 2001, que teve que ser disputado em 2002 devido aos ataques de 11 de setembro.

A disputa reúne duas equipes. Uma composta de jogadores americanos e outra por europeus. É assim desde 1979. Antes disso, jogavam apenas britânicos e irlandeses pelo lado europeu. A copa leva o nome de Samuel Ryder. Esse entusiasta do esporte doou a taça de ouro maciço que representa o título da competição.

O regulamento prevê três dias de competição em match play (se joga buraco-a-buraco e não o menor número de tacadas no total) foursomes e fourball e partidas simples.  Foursomes é uma disputa entre duas equipes de dois golfistas em que cada time bate uma mesma bola. Na prática temos uma bola americana e uma européia em campo. No fourball também há dois times times de dois, mas cada golfista bate a sua própria bola. Nesse caso o buraco é vencido pelo time que tiver o golfista com o menor número de tacadas.

A dominância é do time americano. Das 36 edições disputadas, os americanos venceram 24. Mas nas últimas três edições, o troféu ficou no velho continente. O time de Phil Mickelson precisa superar os europeus em pontos, já que o empate garante a defesa do título. Os EUA jogam sem Tiger Woods, afastado dos campos por lesão.

A princípio, nenhuma TV brasileira transmite o evento.

A seguir, os times. Lembrando que o capitão não joga e os números entre parênteses representam a posição no ranking oficial de golfe:

Estados Unidos
Paul Azinger (capitão)
Phil Mickelson (2)
Steve Stricker (8)
Jim Furyk (9)
Anthony Kim (10)
Stewart Cink (11)
Kenny Perry (20)
Justin Leonard (23)
Ben Curtis (30)
Boo Weekley (35)
Hunter Mahan (36)
JB Holmes (56)
Chad Campbell (57)

Europa
Nick Faldo (Inglaterra) (capitão)
Pádraig Harrington (Irlanda) (4)
Sergio García (Espanha) (5)
Henrik Stenson (Suécia) (7)
Lee Westwood (Inglaterra) (12)
Justin Rose (Inglaterra) (13)
Robert Karlsson (Suécia) (17)
Miguel Ángel Jiménez (Espanha) (19)
Ian Poulter (Inglaterra) (29)
Graeme McDowell (Irlanda do Norte) (32)
Paul Casey (Inglaterra) (38)
Søren Hansen (Dinamarca) (42)
Owen Wilson (Inglaterra) (48)

-TC Muniz Relvas

Nenhum comentário: