Esporte na TV Ao Vivo

sábado, 30 de agosto de 2008

Morre Phil Hill

Philip Toll Hill Jr., 81, morreu nesta quinta (28/8) em Salinas, Califórnia de complicações decorrentes do Mal de Parkinson. Hill lutava contra a doença há cinco anos. Hill foi o único piloto nascido nos Estados Unidos a vencer o Camnpeonato Mundial de Fórmula 1, em 1961, pilotando uma Ferrari. Mario Andretti também venceu em 1978, mas era naturalizado - nasceu na Itália. Com a scuderia de Maranello também contabilizou três vitórias nas 24 Horas de Le Mans. Em 1958, 1961 e 1962 revezando com o belga Olivier Gendebien.

Nascido em Miami e criado em Santa Mônica, cidade em que residiu até sua morte, Hill estudou administração, mas não concluiu o curso por conta de sua paixão pelo esporte motor. Iniciou como mecânico. Em 1949 iria para o Reino Unido pilotar pela Jaguar. Em 1956 despertaria o interesse de Enzo Ferrari, que o contrataria para sua equipe.

O título de Hill se deu na primeira temporada em que foram instaurados os motores de 1,5 litro. O americano e seu companheiro de equipe, o alemão Wolfgang von Trips dominaram a temporada e a disputaram ponto a ponto. A penúltima corrida aconteceria em Monza, com von Tripps na pole position. Com a largada se viu um dos acidentes mais terríveis da história da Fórmula 1. Von Tripps bateria em Jim Clark, perderia o controle do carro e mataria mais 14 pessoas nas arquibancadas. A corrida não foi interrompida e Hill sagrou-se campeão na Itália.

A última corrida da temporada, em Watkins Glen, seria a exibição triunfante do campeão frente a seu publico. Mas a Ferrari, em face ao trágico acidente e com os rumos do campeonato já decididos, optou por não enviar seus carros para o GP dos Estados Unidos e Hill desfilou antes da corrida. Hill correria até 1966 na principal categoria do automobilismo mundial. Após sua aposentadoria, Hill colaboraria com artigos em revistas e transmissões de TV.

Deixa esposa, Alma, um filho, Derek, e duas filhas.

-TC Muniz Relvas, com informações da Wikipédia, Jalopnik, e Grande Prêmio


Nenhum comentário: