Esporte na TV Ao Vivo

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

A NFL abre alas para McCain


As grandes convenções partidárias são uma tradição estabelecida há muito tempo dentro do universo político americano. O papel delas é agrupar políticos de prestígio que discursem em favor do candidato do partido que já fora previamente escolhido através do processo de eleições primárias e comparece à convenção para ser aclamado como o escolhido do partido para a disputa do pleito.

Hoje (28/8) é o último dia da Convenção Nacional do Partido Democrata. Espera-se que Barack Obama e Joe Biden confirmem sua entrada na disputa presidencial como representantes oficiais do partido de Bill Clinton. Na semana seguinte, será a vez do Partido Republicano fazer a mesma coisa com John McCain e seu vice, que ainda não foi anunciado, assumirem oficialmente as rédeas da candidatura da situação.

Porém, na mesma quinta-feira (4/9) em que se espera que McCain discurse, será dado o pontapé inicial de mais uma temporada da National Football League. A tradição do jogo de abertura ser isolado dos demais vem do ano de 2002 quando os New York Giants receberam os San Francisco 49ers. No ano seguinte, seria a vez de Washington receber o jogo quando os Redskins enfrentaram os Jets. A proposta da NFL em sediar os jogos em Nova York e Washington era de ajudar na recuperação financeira dessas cidades pós-11 de setembro. Esses jogos começaram transmitidos pela ESPN, mas como a audiência foi bastante interessante os direitos foram repassados para a "emissora-irmã" ABC que passaria a transmitir em TV aberta. A mudança mais significativa veio em 2004, quando a NFL estipulou que o jogo de abertura deveria ser uma "defesa do título" do campeão da temporada. Sendo assim os Patriots encararam os Colts no primeiro jogo da temporada 2004. Em 2006, com o remanejamento dos direitos de transmissão da NFL, a NBC passou a ter os direitos sobre o kickoff game.

Neste ano os Giants são os protagonistas quando recebem os Redskins e o jogo estava originalmente marcado para começar às 20:30 (hora leste dos EUA). Se fosse dessa maneira o jogo ainda estaria em andamento quando John McCain fosse fazer seu discurso de aceitação da candidatura e possivelmente a fala do republicano não chegaria a um grande número de eleitores que prefeririam ver Eli Manning e Plaxico Burress.

Dessa maneira, a NBC conversou com a NFL para que o jogo fosse antecipado, podendo assim mostrar os dois eventos. O jogo foi passado para às 19:00 e, se tudo correr normalmente, deve acabar a tempo de mostrar a Convenção em Minneapolis. Se tudo der certo, a NBC tem um programa de boa audiência para manter seus espectadores em frente à telinha. Nada impede, entretanto, que o jogo entre em prorrogação e que a estratégia arquitetada pela NBC falhe.

A ESPN mostra esse jogo para o Brasil. 4/9 a partir das 20:00 de Brasília. ESPN e Bandsports mostram a temporada da National Football League.

Foto por River Bissonnette, extraída de http://en.wikipedia.org/wiki/Image:McCain25April2007Portsmouth.jpg

-TC Muniz Relvas

Nenhum comentário: