Esporte na TV Ao Vivo

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Primeiras páginas: 30/11/2009

Olé (Argentina): "Tiene un hijo bo... stero" (tradução livre: "Tem um filho bo... stero")
-O San Lorenzo bateu o
Boca Juniors por 3 a 0. "Bostero" um apelido dado aos torcedores do Boca, no entanto este escriba não conseguiu fazer a conexão para o trocadilho do Olé.

Jornal dos Sports (Brasil, RJ): "Com a mão no hexa"
-Flamengo vence o Corinthians e agora depende somente de si para se sagrar campeão
brasileiro pela sexta vez. O rubro-negro enfrenta o Grêmio na última rodada.

Lance! (Brasil, edição SP):
"Verdão esperança"
-O Palmeiras bate o Atlético Mineiro por 3 a 1 e se torna o paulista com mais chances de título. Na última rodada, o alvi-verde encara o ameaçado Botafog
o em casa.

Lance! (Brasil, edição RJ): "Leva essa (Hexa)!"
-O Lance! fez uma brincadeira com as palavras "essa" e "hexa" que pode ser melhor compreendida na imagem ao lado. O destaque é obviamente o Flamengo e suas grandes chances de título.

Marca (Espanha): "Sabor a victoria" (tradução livre: "Gosto de vitória")
-Apesar da derrota ente o Barcelona, o Real Madrid jogou bem e, segundo o Marca, saiu com gosto de vitória.

El Mundo Deportivo (Espanha): "¡Heroes!" (tradução livre: "Heróis!")
-Jogando com 10 jogadores durante 30 minutos, o Barcelona venceu o Real Madrid com um belo gol de Ibrahimovic e grandes atuações de Puyol e Valdés.

L'Equipe (França): "Bordeaux marche sur l'eau" (tradução livre: "Bordeaux a andar sobre as águas")
-Os Girondins venceram o Nancy por 3 a 0 e reassumiram a liderança da Ligue 1.

Corriere dello Sport (Itália): "Milito e Huntelaar: sì. Juve, che bufera!" (tradução livre: "Milito e Huntelaar: sim. Juve, que tempestade")
-Milito e Huntelaar marcaram os gols das vitórias de Internazionale e Milan sobre Fiorentina e Catania, respectivamente. Já a Juventus perde para o Cagliari

La Gazetta dello Sport (Itália): "Fugona Inter. Sorpassino Milan" (tradução livre: "Inter em fuga. Milan em ultrapassagem")
-Os resultados de ontem deixam a Inter a sete pontos do Milan. Já este ultrapassou a Juventus.

A Bola (Portugal): "Sporting negoceia Mexer"
Os leões se reúnem hoje com o Desportivo Maputo pelo meio-campo de 24 anos

Record (Portugal): "Alegria no balenário"
-Apesar do empate por 0 a 0 contra o Benfica no sábado, os jogadores do Sporting ficaram bastante felizes com o desempenho em campo. "Balneário" é a expressão para vestiário no português de Portugal.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Primeiras páginas: 18/6/2009

Kicker (Alemanha): "Keine Chance für die Bundesliga?" (tradução livre: "Sem chance para a Bundesliga?")
-Os times alemães podem chegar longe na Liga dos Campeões da UEFA?

Olé (Argentina): "Mudanza gigante" (tradução livre: "Mudança gigante")
-A crise entre Maradona e o River Plate se estende ao ponto do Gigante de Arroyito ser cogitado como palco para o jogo contra o Brasil e não o Monumental de Núñez.

Jornal dos Sports (Brasil, RJ): "Vencer e convencer"
-É o que a seleção de Dunga espera na partida contra os Estados Unidos pela Copa das Confederações.

Lance! (Brasil, edição SP): "Um, dois, tri!"
-O Corinthians vence o Internacional por 2 a 0 no jogo de ida da Copa do Brasil e se aproxima do terceiro título da competição.

Lance! (Brasil, edição RJ): "Deu a louca no Mengão!"
-Adriano e Cuca dão entrevista juntos e depois o Imperador resolve abaixar as calças durante treinamento.

Marca (Espanha): "'Yo sólo quiero ir al Madrid'" (tradução livre: "'Eu só quero ir ao Madrid'")
-A manchete do jornal é sensacionalista. A frase acima é supostamente uma declaração de David Villa. O atacante valenciano disse na verdade o seguinte: "Eu tenho somente uma decisão. E meu representante sabe dessa decisão, que é quem deve trabalhar agora com ela." A íntegra das declarações pode ser acompanhada no vídeo que está nessa página.

El Mundo Deportivo (Espanha): "El otro triplete" (tradução livre: "O outro triplete")
-Mascherano, Ribéry e David Villa - sério? - são reforços que podem chegar ao Barcelona. É interessante notar que em sua capa, o diário catalão estampa a seguinte linha-fina sobre a foto de Villa: "Villa põe mais suspense: 'Já decidi o que farei'", tratando assim a declaração do atacante mais corretamente.

L'Equipe (França): "Diouf à la trappe" (tradução livre: "Diouf no esquecimento")
-Robert Louis-Dreyfus, proprietário do Olympique de Marseille, demite Pape Diouf do cargo de presidente do clube. Diouf exerceu o cargo por cinco anos.

Corriere dello Sport (Itália): "La Juve vale l'Inter" (tradução livre: "A Juve sabe da Inter")
-Ambos vão atrás de reforços. A Juventus quer ter Diarra e Rossi. A Inter quer Deco e Ricardo Carvalho a pedido de Mourinho.

La Gazetta dello Sport (Itália): "Caccia grossa" (tradução livre: "Caçada dura")
-Além das transferências de Juve e Inter destacadas acima, o Milan também está a caça de reforços. Dzeko e Cissokho são os principais nomes na lista do time de Leonardo.

Tuttosport (Itália): "Rossi? Trattiamo" (tradução livre: "Rossi? Tratemos.")
-O diário de Turim também fala do interesse bianconero por Giuseppe Rossi.

Récord (México): "Triste draft"
-O futebol mexicano possui um sistema de draft a maneira das ligas profissionais americanas. O deste ano foi largamente prejudicado por conta da crise financeira internacional.

A Bola (Portugal): "'Comigo vão jogar o dobro'"
-É a promessa de Jorge Jesus frente ao Benfica.

Record (Portugal): "Moniz decide hoje"
-José Eduardo Moniz decide hoje se concorre nas eleições benfiquistas contra Luís Filipe Vieira.

Semântica

Observação rapidinha, bobinha, mas acho que vale o post.

O Internacional esta noite disputou a decisão de uma competição nacional.

O Nacional, por sua vez, disputou uma decisão de uma competição internacional.

Dica do meu pai, o glorioso senhor Eduardo Carlos Relvas.

E segue o jogo!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

A nova era do beisebol

Todos nós já acompanhamos alguma exibição de telecatch na TV. Se você for mais velho, lembrará dos anos de Teddy Boy Marino e Fantomas se digladiando. Eu sou do tempo de Diesel, Undertaker, Doink, Shawn Michaels e muitos outros astros da WWF (sim, WWF e não WWE, como ela é conhecida hoje por causa de um pedido judicial da ONG ambiental) quando ela era transmitida pela falecida Manchete.

Era tudo muito divertido, no entanto todos sabíamos que se tratava de armação. A grosso modo, era na verdade uma novela onde ficávamos esperando quem seria o mocinho ou o vilão da vez em meio às mais diversas acrobacias e (simulações de) golpes.

Não é isso que se espera de uma liga esportiva profissional. É até por isso que ninguém hesita em deixar o telecatch de fora de qualquer lista séria de esportes.

O beisebol na grande maioria das vezes entra na lista. O esporte existe profissionalmente desde 1869, com a fundação do Cincinnati Red Stockings. A Major League Baseball (MLB) é a competição mais importante em âmbito mundial e o jogo das bases, luvas e tacos é popular em outros países, como México, Japão, Venezuela, República Dominicana e Cuba.

Uma das acepções que comumente se atribui a um esporte é valorização da aplicação física e mental para a conquista de vitórias. A vitória é um elemento fundamental e definidor do esporte por sua imprevisibilidade. Um time ou indivíduo menos cotado, mas bem preparado, pode vencer um favorito da véspera.

Quando essa aplicação física é subvertida por meio do uso de drogas, nos sentimos manipulados. Mas não da mesma maneira que no telecatch, pois neste já esperamos um entretenimento sem obrigação com os ideais esportivos. Quando isso acontece no beisebol o gosto fica amargo.

O diário americano The New York Times publicou nesta terça-feira (16/6) uma lista de 104 jogadores que usaram drogas em 2003. Essa lista foi gerada a partir dos primeiros exames antidoping realizados pela MLB naquele ano. O documento deveria ter sido destruído pelo sindicato dos jogadores, mas não foi e acabou nas mãos de agentes do governo americano. O principal nome da lista é Sammy Sosa, jardineiro direito que se aposentou em 2007.

O grande momento da carreira do dominicano foi em 1998 quando ele, à época no Chicago Cubs, e o primeira base Mark McGwire, jogando pelo Saint Louis Cardinals, começaram a bater home-runs alucinadamente e iam cada vez mais se aproximando do recorde de Roger Maris, que bateu 61 HRs em 1961. No fim, ambos conseguiram e ultrapassaram o recorde. Sosa terminou com 66 e McGwire com um ainda mais impressionante número de 70.

É interessante notar que essa batalha de home-runs foi extremamente conveniente para a MLB, pois ela ocorreu quatro anos depois de uma temporada que não se concluiu por causa de greve dos jogadores. O beisebol assim, mais ou menos como o hóquei hoje, estava em baixa. O interesse gerado pelos HRs de Sosa e McGwire foi fundamental para que a Major League voltasse aos holofotes com toda a força.

Ao longo do tempo, porém, foi se descobrindo que estes dois e outros grandes batedores como Manny Ramirez, Rafael Palmeiro, Alex Rodriguez, Barry Bonds – que bateu o recorde em 2001, com 73 quadrangulares – e vários outros mais ou menos cotados tiveram algum envolvimento com as drogas melhoradoras de perfomance.

A história do beisebol é extensa e alguns de seus períodos são conhecidos como “eras”. É o caso da Era da Bola Morta, que correu de 1900 até 1919 com a aparição de Babe Ruth, onde os jogos tinham placares baixos e os home-runs eram raros. Ou a Era da Expansão, que foi do fim dos anos 50 até o começo dos 70, onde alguns times se realocaram e outros surgiram.

Até o aparecimento dessas denúncias, o passado recente do beisebol era colocado como a Era da Potência. Hoje, o termo usado é bem mais desonroso. Estaríamos vivendo a Era dos Esteróides.

É ainda mais repulsivo o argumento que alguns tentam usar. O artigo de Howard Bryant nos mostra a “defesa Alex Rodriguez” utilizada por jogadores, torcedores e até alguns eleitores que escolhem quem deve ir para o Salão da Fama do beisebol.

Essa “defesa” afirma que os jogadores na verdade foram pegos como “parte de uma cultura”, como se os esteróides simplesmente aparecessem no ar como uma doença contagiosa e que eles se drogavam sem malícia. Quando na verdade os indivíduos que deveriam valorizar a aplicação física e mental usaram de seu poder e proeminência para criar uma cultura de esteróides. Eles não apenas mentiam. Eles se aproveitaram da conivência de toda uma indústria – e dos torcedores e da imprensa, deve-se deixar bem claro – para subverter os valores que regem o esporte.

Assim, a vitória passa a perder o seu valor. Assim, o beisebol é vitimado e padece do mesmo gosto amargo que atinge o ciclismo. E dessa maneira, parece tão imprevisível quanto o encontro entre o mocinho e o bandido numa luta de telecatch.

Primeiras páginas: 17/6/2009

Olé (Argentina): "Cappa y laspada"
-O jornal argentino faz um trocadilho com os filmes de "capa e espada" enquanto fala da carreira de Ángel Cappa, atual técnico do Huracán, como jogador. Tratava-se de um lateral de "pouca técnica e muita garra" em seus tempos de Villa Mitre e Olimpo.

Marca (Espanha): "13.000.000 de euros al año" (tradução livre: "13.000.000 de euros por ano")
-Esse é o salário de Cristiano Ronaldo, se tornando assim o jogador mais bem pago do mundo.

El Mundo Deportivo (Espanha): "Ribéry a venta" (tradução livre: "Ribéry a venda")
-A diretoria do Bayern München torna o francês disponível para o mercado. Um dos principais interessados é o Barcelona.

L'Equipe (França): "Et revoilá Chabal!" (tradução livre: "Chabal de volta!")
-A equipe de rugby union da França enfrenta a Nova Zelândia neste sábado em Wellington. A escalação já foi divulgada e Sebastién Chabal, "o monstro", está de volta.

Corriere dello Sport (Itália): "Juve: Rossi e Diarra!"
-Essas podem ser as novidades da velha senhora no mercado de transferências.

La Gazetta dello Sport (Itália): "Rossi chiama Italia" (tradução livre: "Rossi clama a Itália")
-Nascido nos Estados Unidos, e atuado na Inglaterra e Espanha, Rossi quer uma hora voltar à Itália. E diz que seu destino é o Milan.

Tuttosport (Itália): "Juve Blitz in Spagna" (tradução livre: "Blitz da Juve na Espanha")
-O diário de Turim também mancheta o interesse da Juventus em Rossi e Diarra, que estão em clubes espanhóis.

A Bola (Portugal): "O novo 10 do Sporting"
-O chileno Matías Fernandez, atualmente no Villarreal, pode chegar aos Leões nos próximos dias.

Record (Portugal): "Sporting quer Matías Fernández"
-A proposta do equipe lisboeta é de 5,2 milhões de euros.

Volte mais tarde para as manchetes dos diários brasileiros e do Récord mexicano.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Primeiras páginas: 16/6/2009

Olé (Argentina): "Roja directa" (tradução livre: "Vermelho direto")
-Cartão vermelho para Carlos Ischia, que deve assinar sua rescisão de contrato nos próximos dias após desastrosa campanha com o Boca Juniors.

Jornal dos Sports (Brasil, RJ): "Clima de tensão"
-O desembarque do Flamengo apoós a derrota para o Coritiba foi confuso. Cuca não deu entrevistas e Bruno disse que a culpa era de si e dos jogadores.

Lance! (Brasil, edição SP): "Recado de campeão"
-Luiz Felipe Scolari visita o Palmeiras para os festejos do aniversário de 10 anos do título da Libertadores e dá algumas dicas para o time repetir a façanha.

Lance! (Brasil, edição RJ): "Pacotão contra a crise"
-Várias mudanças no Flamengo. Josiel, Jônatas e Alex Cruz estão fora do elenco.

Marca (Espanha): "'Y ahora quiero un europeo'" (tradução livre: "'E agora quero um europeu'")
-Após sagrar-se campeão da NBA, Pau Gasol também quer levar o Eurobasket.

El Mundo Deportivo (Espanha): "Leyenda Gasol" (tradução livre: "Lenda Gasol")
-O jornal catalão também louva a façanha do jogador dos Lakers.

L'Equipe (França): "Bryant Superstar"
-Mais um jornal a destacar a conquista do time de Los Angeles. Desta vez, focando do jogador mais valioso das finais.

Corriere dello Sport (Itália): "Inter boom!"
-A Inter pede 50 milhões de euros e Higuaín por Ibrahimovic. Há interesse nas contratações de Toni, do Bayern München, e Ederson, do Olympique Lyonnais.

La Gazetta dello Sport (Itália): "L'Italia dei Rossi" (tradução livre: "A Itália dos Rossi")
-Com gols de Rossi e De Rossi, a Itália vira e vence os Estados Unidos por 3 a 1 na estreia na Copa das Confederações.

Tuttosport (Itália): "Juve d'Italia" (tradução livre: "Juve da Itália")
-Se a Juve concretizar as contratações de Dossena, D'Agostino e Rossi, a equipe de Turim pode ter quase uma Azzurra em seus quadros.

Record (México): "Corona ya es azul por fin" (tradução livre: "Corona já é azul por fim")
-Jesus Corona se decidiu e vai ao Cruz Azul.

A Bola (Portugal): "Aleluia!"
-A novela Benfica-Braga-Jorge Jesus parece finalmente chegar ao fim com as Águias pagando 700 mil euros para ter o treinador em seus quadros.

Record (Portugal): "Jesus hoje na Luz"
-O ex-técico do Braga substitui Quique Flores. O Benfica nesta temporada ficou em terceiro na Liga Sagres, caiu nas oitavas-de-final da Copa de Portugal e se despediu da Copa UEFA na fase de grupos.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Primeiras páginas: 15/6/2009

Kicker (Alemanha): "Das Risko Gomez" (tradução livre: "O Risco Gomez")
-A revista alemã pondera sobre a contração de Mário Gomez por parte do Bayern München.

Olé (Argentina): "Cappanga"
-O diário argentino faz um trocadilho com o nome do técnico do Huracán, Ángel Cappa. Os quemeros venceram o San Lorenzo por 1 a 0 e ficaram a um ponto do líder Vélez Sarsfield, com duas rodadas para o encerramento do Clausura.

Jornal dos Sports (Brasil, RJ): "Pouca inspiração... e desastre total!"
-A pouca inspiração foi do Fluminense, que empatou sem gols com o Grêmio no Maracanã. O desastre foi do Flamengo, que foi goleado por 5 a 0 frente ao Coritiba no Couto Pereira.

Lance! (Brasil, edição SP): "Inspirado!"
-A homenagem aos campeões da Libertadores de 1999 inspirou o Palmeiras e especialmente Keirrison, que marcou dois dos três gols da vitória palmeirense ante o Cruzeiro por 3 a 1.

Lance! (Brasil, edição RJ): "Muita atitude! Pouca vergonha!"
-O Flamengo deu um show de bola e atitude no basquete, onde venceu o Universo e abriu 2 a 1 na série melhor-de-cinco. Já o time de futebol passou vergonha.

Marca (Espanha): "La Máquina" (tradução livre: "A Máquina")
-A seleção espanhola vence a Nova Zelândia por 5 a 0 na estreia da Copa das Confederações com grande atuação de Fernando Torres, que marcou três gols em onze minutos.

El Mundo Deportivo (Espanha): "Villa, a 10 millones" (tradução livre: "Villa, a 10 milhões")
-O Barcelona ofereceu 35 milhões de euros, o Valencia quer mais 10 para liberar o atacante para os blaugranas

L'Equipe (França): "La griffe du lion" (tradução livre: "A grife do leão")
-A Peugeot coloca seus dois times nas primeiras posições da tradicional prova automobilística das 24 horas de Le Mans e faz história.

Corriere dello Sport (Itália): "Svolta Milan" (tradução livre: "Vem o Milan")
-Após a venda de Kaká, o Milan fecha com Thiago Silva e Aly Cissokho e vai atrás de Edin Dzeko e Lisandro Lopez.

La Gazetta dello Sport (Itália): "'Sara un Inter real'" (tradução livre: "'Será uma Inter de verdade'")
-O jornal rosa fala com Massimo Moratti, que diz que Ibrahimovic não sai por menos de 90 milhões de euros e que pretende ter Deco e Ricardo Carvalho.

Tuttosport (Itália): "'Io piú Diego, che grande Juve'" (tradução livre: "'Eu mais Diego, que grande Juve'")
-São palavras de Sebastian Giovinco, que já se vê em campo com o brasileiro.

Record (México): "¿Quién dá más?" (tradução livre: "Quem dá mais?")
-Quem dá mais por Jesus Corona? Tigres UANL ou Cruz Azul?

A Bola (Portugal): "Reunião hoje por Jesus"
-Benfica e Braga se reúnem hoje em busca de consenso pela contratação de Jorge Jesus por parte dos encarnados.

Record (Portugal): "Pelé a custo zero"
-O Benfica pode contratar o goleiro francês Yohann Pelé, do Le Mans, que se encontra livre.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Primeiras páginas: 9/6/2009

Olé (Argentina): "Chaca los 5" (tradução livre: "Chaca os 5")
-O Chacarita Juniors vence o Platense por 1 a 0 e consegue a quinta promoção à Primera em seu profissionalismo.

Jornal dos Sports (Brasil, RJ): "Mistério de Dunga"
-Dunga esconde treinamento e deve decidir sobre Nilmar ou Alexandre Pato no lugar do suspenso Luís Fabiano

Lance! (Brasil, edição SP): "'Confio 100% no Verdão'"
-A confiança é de Luiz Felipe Scolari, acreditando no destino do alvi-verde na Copa Libertadores.

Lance! (Brasil, edição RJ): "'Faremos sucesso'"
-A edição carioca do diário usa outra declaração textual em sua manchete. Desta vez, o autor é Fred que acha que a pareceria com Leandro Amaral dará certo no Fluminense.

Marca (Espanha): "Acuerdo total por Villa" (tradução livre: "Acordo total por Villa")
-Por 38 milhões de euros e bônus por conquistas, David Villa sai do Valencia para o Real Madrid.

El Mundo Deportivo (Espanha): "Ribéry, Eto'o, Luca Toni"
-O francês pode sair do Bayern com destino ao Camp Nou, o camaronês pode sair e o italiano também pode ir da Baviera à Catalunha.

L'Equipe (França): "Vieira lance le Marché" (tradução livre: "Vieira se lança ao mercado")
-O volante pode deixar a Internazionale para ir ao Olympíque Lyonnais ou ao Paris Saint-Germain.

Corriere dello Sport (Itália): "Il Milan da Dzeko" (tradução livre: "O Milan vai a Dzeko")
-Os rossonero pretendem ter o centro-avante bósnio do Wolfsburg.

La Gazetta dello Sport (Itália): "Kaká adios, occhio a Pato, ecco Dzeko" (tradução livre: "Adeus Kaká, olho em Pato, sim a Dzeko")
-Kaká se vai, Pato diz que deve falar com Ancelotti e Dzeko pode chegar.

Tuttosport (Itália): "'D'Agostino giocherà nella Juve'" (tradução livre: "'D'Agostino jogará na Juve'")
-A frase é do presidente da Udinese, Giampaolo Pozzo, que crê que Gaetano D'Agostino deve jogar pela Juventus na próxima temporada.

Record (México): "Piden tu apoyo" (tradução livre: "Pedem teu apoio")
-A seleção mexicana passa por apuros nas eliminatórias e os jogadores pedem o apoio da torcida.

A Bola (Portugal): "Vieira dribla oposição"
-O atual presidente benfiquista, Luís Filipe Vieira, consegue antecipar as eleições no clube e impede a candidatura do principal nome de oposição, José Veiga,

Record (Portugal): "Jesus perde 200 mil"
-Jorge Jesus abdica de 200 mil euros previstos em seu contrato com o Braga para poder se tornar mais rapidamente treinador do Benfica.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Primeiras Páginas: 19/3/2009

Kicker (Alemanha): "Jetzt braucht er ihn doch!" (tradução livre: "Agora eles precisam dele!")
-Lukas Podolski era só a opção número 4 para Klinsmann, mas Klose, Toni e Donovan ainda não são opções viáveis e agora o Bayern precisa dele.

Olé (Argentina): "Lejos, el mejor" (tradução livre: "De longe, o melhor")
-Os argentinos estão claudicantes nesta edição da Libertadores, menos o Boca Juniors. Os xeneizes conseguiram boa vitória contra o Guarani e é, de longe, o melhor argentino.

Jornal dos Sports (Brasil, RJ): "Força máxima"
-O Vasco da Gama terá o time completo à diposição para o clássico de domingo contra o Flamengo.

Lance! (Brasil, edição SP): "Copa Borges"
-Borges marca o gol da vitória do São Paulo por 1 a 0 contra o Defensor Sporting pela Libertadores.

Lance! (Brasil, edição RJ): "Sheik do Mengão"
-Flamengo contrata o atacante Márcio "Emerson" Passos de Albuquerque com passagem pelo futebol do Qatar.

Marca (Espanha): "Florentino, prepara 300 'kilos'"
-300 milhões (no caso da manchete, "kilos") de euros seria o valor que Florentino Pérez teria que desembolsar caso queira trazer Cristiano Ronaldo, Iniesta e David Villa. Esses três são os jogadores que os torcedores madridistas gostariam de ter de acordo com enquete realizada no marca.com

El Mundo Deportivo (Espanha): "Bueno, bonito, barato" (tradução livre: "Bom, bonito, barato")
-É assim que o jornal de Barcelona julga o contrato do técnico Pep Guardiola.

L'Equipe (França): "Tout sourit a l'OM" (tradução livre: "Todos os sorrisos para o OM")
-O Olympique de Marseille conseguiu uma classificação dramática para as quartas-de-final da Copa UEFA. A equipe francesa empatou com o Ajax por 2 a 2 em Amsterdã.

Corriere dello Sport (Itália): "'Ancelotti fammi giocare'" (tradução livre: "'Ancelotti, me deixa jogar'")
-A declaração é de Ronaldinho que quer jogar a próxima rodada contra o Napoli no San Paolo, "o estádio de Maradona".

La Gazetta dello Sport (Itália): "Mercato low cost" (tradução livre: "Mercado low cost")
-O jornal rosa fala sobre como a crise pode afetar o mercado de transferências.

A Bola (Portugal): "As finais são para ganhar"
-Benfica e Sporting fazem a final da Copa da Liga, uma competição que começou sem prestígio e agora pode ser o único título que Leões e encarnados podem ter esse ano.

Record (Portugal): "'Comigo não há impossíveis'"
-Declaração de Rui Costa, diretor esportivo do Benfica, que acredita na vitória de sua equipe na Copa da Liga.

Libertadores: Libertad é o primeiro classificado e brasileiros vencem

A Copa Libertdores viveu uma rodada quente na noite desta quarta-feira com dois brasileiros e dois argentinos em campo. Com os resultados de ontem, O Libertad é o primeiro a garantir passagem às oitavas-de-final e é o único com time com quatro vitórias.

Confira jogo a jogo:

Boyacá Chicó 3-0 Universidad de Chile

Se o Grêmio foi capaz de ir a Tunja e vencer, o mesmo não pode ser dito da Universidad de Chile. La U já perdia por 2 a 0 com 17 minutos. Cortesia do meia Edwin Movil, aos 3, e do atacante Winston Girón, aos 17. Os gols não foram acaso. A equipe da casa dominou o jogo nos primeiros 30 minutos e forçou o técnico Sergio Markarian a fazer duas substituições ainda no primeiro tempo.

As alterações equilibraram o jogo. Aos 6 do segundo tempo a Universidad marcaria com Emilio Hernández, mas estava impedido. O Boyacá matou o jogo aos 25 da etapa final com gol de Juan Núñez. O time colombiano é líder provisório com 6 pontos. Aurora, nenhum ponto, e Grêmio, 4, se enfrentam na próxima quarta em Cochabamba.

San Lorenzo 0-1 Libertad

O Nuevo Gasômetro conheceu o primeiro classificado para a fase final da Copa Libertadores. Por causa de um gol contra de Gastón Aguirre aos 6 minutos do segundo tempo, o Libertad somou 12 pontos e passou. Já o Ciclón tem apenas 3 pontos e só não fica em situação mais complicada pois o Universitario de Lima, segundo colocado, tem 5.

Cruzeiro 2-0 Universitario de Sucre

O Cruzeiro está à espera. O dever cumprido por 2 a 0 no Mineirão pode classificar a Raposa caso o Deportivo Quito vença o Estudiantes nesta quinta. Os dois gols de Wellington Paulista vieram no segundo tempo, aos 12 e aos 45. No entanto, apesar de jogar em casa, o Cruzeiro começou o jogo nervoso e foi a equipe vermelha que atacou primeiro.

O time de Adilson Batista foi alternando momentos em que parecia que ia deslanchar com outros de pouca inspiração. O primeiro tempo terminou sem alteração no placar e isso prontificou a equipe a se reunir no meio-campo antes do jogo recomeçar para discutir seus erros. Os gols foram a prova de que a conversa deu resultado e o Cruzeiro estendeu sua marca invicta na temporada. Agora são onze vitórias e quatro empates.

Defensor Sporting 0-1 São Paulo

Foi o Tricolor do Morumbi que levou a melhor no duelo entre as melhores equipes de Uruguai e Brasil na temporada passada. O Defensor jogou melhor e finalizou mais (7 contra 5) contra um São Paulo que parecia desligado no primeiro tempo. Os uruguaios marcavam melhor e levavam perigo à meta de Rogério Ceni com destaque para o camisa 11 Rodrigo Mora.

Apenas aos 32 minutos o São Paulo finalizou com Hernanes. Sete minutos depois, Jean rolou bola para Borges que fuzilou o gol de Martin Silva e marcou o gol solitário da partida. No segundo tempo os brasileiros jogaram retendo a posse de bola enquanto o técnico Jorge da Silva colocou mais dois atacantes e foi para o tudo ou nada. Com o apito final do juiz, o São Paulo é líder do Grupo 4 somando 7 pontos.

Guarani 1-3 Boca Juniors

A fama de “copero y peleador” definitivamente cai como uma luva ao Boca Juniors. Os xeneizes foram a Assunção e conseguiram uma vitória de virada contra o Guarani paraguaio. O placar de 3 a 1 manteve os argentinos na liderança e com 100% de aproveitamento na Libertadores.

A equipe paraguaia abriu o placar com gol do brasileiro Negreiros, ex-Flamengo, aos 35 minutos do primeiro tempo. O Boca jogava de maneira bastante cadenciada e mesmo perdendo manteve o ritmo.

O segundo tempo começou com bastante trabalho para os goleiros Pablo Aurrecochea e Abbondanzieri. Aos 22, Riquelme empatou o jogo a partir de um pênalti duvidoso. Poucos minutos depois o Boca ganharia em qualidade com as entradas de Palermo e Palacio que foram os marcadores dos gols da virada aos 31 e aos 40, respectivamente.

San Luís 2-2 Universitario

Como você viu acima, o Libertad já está classificado pelo Grupo 8. A busca pela segunda vaga se transforma numa briga de foice. O lanterna San Luís tinha só um ponto antes do jogo de ontem e o vice-líder Universitário tinha 4. Uma distância pequena e que seria dizimada se não fosse por um gol no último minuto.

Mesmo visitante, o Universitario começou atacando. Nolberto Solano já aos 9 minutos mandou uma bola perigosa. Depois desse lance o San Luís se estabeleceu e aos 25 minutos saiu na frente após cabeceio de José Reyes. La U reagiu 14 minutos depois com Piero Alva de cabeça. Com a obrigação da vitória, o técnico Américo Scatolaro voltou para o segundo tempo com os Gladiadores no ataque e conseguiu desempatar aos 32 com Michael Orozco. Aos 46, no entanto, Gianfranco Labarthe acabou com o sonho de vitória dos mexicanos e colocou ponto final na partida.

Jogos de hoje

Horários de Brasília

19h15 Estudiantes – Deportivo Quito (FX e SporTV)
21h40 Nacional (URU) – River Plate (SporTV)

quarta-feira, 18 de março de 2009

Um francês fica, o outro passa

Dois jogos abriram a volta das oitavas-de-final da Copa UEFA nesta quarta-feira. Ambos os jogos envolviam equipes francesas. Em Amsterdã, o Ajax empatou com o Olympique de Marseille em 2 a 2 após prorrogação e foi eliminado. O mesmo placar bastou para que o Werder Bremen passasse pelo Saint-Etienne na França.

A equipe alemã entrou em campo com a vantagem por ter vencido em casa por 1 a 0 e resolveu a parada logo no primeiro tempo. Os gols de cabeça do zagueiro Sebastian Prödl aos 6 minutos e do atacante peruano Claudio Pizarro aos 27 fizeram com que Les Verts tivessem que marcar quatro gols para que se classificassem.

Conseguiram apenas a metadedo necessário na segunda etapa. O zagueiro Yohan Benalouane marcou o terceiro gol de cabeça da noite aos 19. Com a fatura liquidada, Sébastien Grax empatou o jogo com um chute cruzado.

Ajax e Olympique disputaram um jogo bem mais emocionante na Amsterdam Arena. O OM também fez o resultado em casa, por 2 a 1, mas viu o Ajax sair na frente. O camaronês Eyong Enoh recebeu passe do uruguaio Luis Suárez e marcou o primeiro gol aos 33 do primeiro tempo. O resultado classificava o time holandês por causa do gol fora de casa.

Essa vantagem durou apenas dois minutos. Numa tabela africana, o marfinense Bakari Koné passou para o senegalês Mamadou Niang que finalizou no gol de Kenneth Vermeer. O Ajax desempatou aos 29 do segundo tempo com gol do sérvio Miralem Sulejmani. Os placares equivalentes levaram o jogo à prorrogação.

O gol  da classificação marselhesa veio com a cabeçada do lateral-direito inglês Tyrone Mears ao final do primeiro tempo da prorrogação após cruzamento de Mamodou Samassa. A situação obrigava o Ajax a fazer mais dois gols, o que não aconteceu.

Nesta quinta, há o complemento das partidas de volta das oitavas de final. O sorteio das chaves das quartas-de-final será nesta sexta, 20/3, na mesma ocasião em que será conhecido o chaveamento da mesma fase da Liga dos Campeões da UEFA. Confira os jogos restantes com o placar do jogo de ida entre parênteses e o horário de Brasília.

14:00 - Metallist Kharkiv (0)-(1) Dinamo Kiev
14:30 - Shakhtar Donetsk (0)-(1) CSKA Moscou (ESPN Brasil)
14:30 - Zenit São Petersburgo (0)-(2) Udinese
16:30 - Galatasaray (1)-(1) Hamburger
17:00 - Aalborg (0)-(2) Manchester City (ESPN Brasil)
17:30 - Braga (0)-(0) Paris Saint-Germain

Primeiras Páginas: 18/3/2009

Olé (Argentina): "Clausura la Copa" (tradução livre: "Clausura à Copa")
-O diário argentino faz um trocadilho com o Lanús, que é líder do Clausura, mas perdeu por 2 a 1 contra o Everton e fica praticamente fora da Libertadores.

Jornal dos Sports (Brasil, RJ): "Zaga reforçada"
-Ronaldo Angelim está liberado pelo departamento médico e deve jogar o clássico de domingo contra o Vasco da Gama.

Lance! (Brasil, edição SP): "K16"
-Keirrison marca os dois gols na vitória do Palmeiras contra o Noroeste e alcança a marca de 16 gols em 14 partidas.

Lance! (Brasil, edição RJ): "Pode confiar!"
-O Lance! carioca destaca Elton e Josiel, jogadores que podem fazer a diferença no Clássico das Multidões deste domingo.

Marca (Espanha): "¿Sería Florentino el mejor presidente?" (tradução livre: "Seria Florentino o melhor presidente?")
-O ex-presidente do Real Madrid Florentino Pérez faz pequisa telefônica com os sócios do clube perguntando o que eles pensam de uma possível volta sua ao cargo.

El Mundo Deportivo (Espanha): "Messi, Villa, Ribéry"
-O Barcelona quer esses três jogadores no seu ataque na próxima temporada.

L'Equipe (França): "L'OM veut tout... et méme le Guen?" (tradução livre: "O OM já admite... e le Guen?")
-O Olympique de Marseille já admite trocar de treinador. Um dos principais alvos é Paul le Guen, que está no Paris Saint-Germain

La Gazetta dello Sport (Itália): "sappiamo che Ibra ha il mal di pancia ma glielo faremo passare cosi'" (tradução livre: "Sabemos que Ibra tem uma dor de barriga, mas certamente a faremos passar")
-Essa é a resposta da Internazionale a Ibrahimovic. O atleta sueco manifestou seu descontentamento por não conseguir ir além no cenário europeu com o time milanês.

A Bola (Portugal): "Vamos lá, Quique!"
-Rui Costa foi ao campo de treinamento do Benfica incentivar o treinador Quique Flores.

Record (Portugal): "Menino bonito está de volta"
-O gajo em questão é Rúben Amorim, meio campo do Benfica recuperado de contusão.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Primeiras Páginas: 16/3/2009

Kicker (Alemanha): "Wir sind wieder da!" (tradução livre: "Estamos de volta!")
-Quem está de volta é o Borussia Monchengladbach que começa a sair da zona de rebaixamento

Olé (Argentina): "Roman goleo a Diego" (tradução livre: "Roman goleou a Diego")
-Em meio à polêmica entre Riquelme e Maradona, o jogador do Boca ajudou seu time a bater o Argentinos Juniors por 3 a 0. O Argentinos é o time que revelou Diego e hoje o estádio leva o nome do craque.

Jornal dos Sports (Brasil, RJ): "Fred brilha"
-O Fluminense vence o Macaé por 3 a 1 com dois gols do estreante Fred

Lance! (Brasil, edição SP): "Ensaio pra Liberta"
-São Paulo bate Marília por 2 a 1 pensando em duelo contra Defensor Sporting nesta quarta pela Copa Libertadores

Lance! (Brasil, edição RJ): "Arrebentou"
-O Lance! carioca também repercute a boa estréia de Fred pelo Tricolor das Laranjeiras.

Marca (Espanha): "'Jugando así podemos ganar La Liga'" (tradução livre: "'Jogando assim podemos ganhar La Liga'")
-O autor da frase é o madridista Klaas-Jan Huntelaar avaliando o desempenho do time merengue na vitória de 5 a 2 contra o Athletic Bilbao no sábado.

El Mundo Deportivo (Espanha): "Gran Bojan" (tradução livre: "Grande Bojan")
-O Barcelona bate o Almería por 2 a 0 com dois gols do jovem Bojan Krkic e mantém os seis pontos de vantagem ante o Real Madrid.

L'Equipe (França): "L'OM peut rever" (tradução livre: "O OM pode sonhar")
-Na partida-chave da 28ª rodada, o Olympique de Marseille bate o Paris Saint-Germain por 3 a 1 na casa do adversário e as duas equipes ficam a um ponto do líder Olympique Lyonnais.

La Gazetta dello Sport (Itália): "Ibra non fa sconti" (tradução livre: "Ibra não dá desconto")
-Ibrahimovic marca os dois gols da vitória da Internazionale sobre a Fiorentina e retorna a vantagem de 7 pontos contra a Juventus.

A Bola (Portugal): "Ameaçados de Morte"
-A polícia revela a chegada de uma carta intimidatória ao Sporting listando os os nomes de Soares Franco, presidente do clube, Pedro Barbosa, diretor de futebol, Miguel Veloso, volante, Paulo Bento, técnico, e Rui Patrício, goleiro.

Record (Portugal): "Alerta vermelho"
-O Benfica tem o Porto a 5 pontos de si e pode ter como único título da temporada a Copa da Liga.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Sem brilho, mas o título fica

O time laranja que começou o jogo contra a Tunísia. Em pé: Stekelenburg, Mathijsen, Heitinga, Kuyt, Van Bommel e Ooijer. Abaixados: Sneijder, Robben, Braafheid, De Jong e Van Persie. Fonte

O Estádio 7 de Novembro, na cidade de Radès, área metropolitana da capital Túnis, assistiu a um empate pouco emocionante entre a seleção dos Países Baixos e da Tunísia. Com um gol para cada lado esse jogo fez parte da série de amistosos realizados neste meio de semana e também valeu a defesa do UFWC por parte da Oranje.

Como na maioria das outros amistosos, o jogo não foi nada além do que uma preparação para os próximos jogos eliminatórios para a Copa do Mundo. O técnico neerlandês Bert van Marvwijk promoveu a estréia do lateral esquerdo Edson Braafheid, do Utrecht, 25 anos, que pôde entrar em campo uma vez que Giovanni van Bronkhorst e Tim de Cler não viajaram.

Durante os primeiros 20 minutos de jogo nada interessante aconteceu até que Radhi Jaidi fez falta em Dirk Kuyt. A partir da cobrança de falta de Wesley Sneijder, Johnny Heitinga foi capaz de mandar uma bola por cima do travessão. A exemplo dessa, outras jogadas ensaiadas saindo de cobranças de Sneijder foram a arma laranja mais interessante no primeiro tempo. Em especial uma bola lançada aos 39 minutos para Andre Oijer que voleou e forçou defesa difícil do goleiro Hamdi Kasraoui.

O segundo tempo veio com três alterações de cada lado. Os Países Baixos trocaram Sneijder, Van Persie e Kuyt por Huntelaar, Van der Vaart e Babel. As substituições se provariam acertadas 17 minutos depois quando Van der Vaart acertou um belo lançamento para Huntelaar que, após um desvio, finalizou de primeira sem dar chances para o goleiro.

A alegria, no entanto, não seria só laranja. As Águias de Cartago achariam seu gol quatro minutos depois. Jamelle Saihi se desvenciliou de um marcador, achou espaço e mandou uma bomba que passou no meio dos braços do goleiro Maarten Steklenburg. Com a partida empatada, o jogo novamente ficou morno. Uma boa chegada de Arjen Robben e uma cabeçada de David Mendes da Silva foram as melhores chances até o fim do jogo.

A seguir, os gols:



Tunísia 1-1 Países Baixos
Stade 7 Novembre, Radès, Tunísia. 17 000 espectadores
Árbitro: Essam Abdel Fattah (Egito)

Tunísia: Kasraoui, Souissi, Jaidi e Haggui; Demai (Ben Yahia no intervalo), Saihi (Camus aos 30/2º), Jemal, Ragued e Ben Khalfallah (Tayeb aos 15/2º); Selliti (Belaid no intervalo) e Chermiti (Jemaa no intervalo). T: Humberto Coelho

Países Baixos: Stekelenburg, Heitinga (Van Der Wiel aos 40/2º), Ooijer, Mathijsen e Braafheid; Van Bommel (da Silva aos 14/2º), De Jong (Schaars aos 14/2º), Van Persie (Van Der Vaart no intervalo), Sneijder (Huntelaar no intervalo) e Robben; Kuyt (Babel no intervalo). T: Bert van Maarwijk

Gols:

-Países Baixos: Huntelaar (17/2º)
-Tunísia: Saihi (21/2º)

Defesa do Título

No dia 28 de março os Países Baixos recebem a Escócia na Amsterdan ArenA na quarta partida de ambas as equipes nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. A equipe laranja lidera o grupo com uma campanha 100% até aqui. Os escoceses dividem a segunda posição com a Islândia, empatados em 4 pontos.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Logos do Super Bowl

Enquanto o grande evento do esporte americano não chega, eu ponho aqui uma amostra fornecida pelo meu grande amigo Marcelo Ramires de todos os logos na história do Super Bowl.

Clique na imagem para ampliar

Note que o primeiro logo traz duas informações muito interessantes. A primeira é que o jogo ainda não se chamava Super Bowl, mas sim o jogo final entre AFC e NFC. O outro aspecto é que os americanos costumam se referir às finais de seus campeonatos como "Campeonatos Mundiais". É assim também na NBA, na NHL e principalmente na MLB onde a final se chama "Série Mundial".

Na minha modesta opinião, os logos mais legais são os de 2006 e 2003 enquanto os mais feios são os de 2007 e da temporada 2009 que ainda virá.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Os melhores do ano pela IFFHS - 2

Entre ontem e hoje, a IFFHS divulgou os vencedores de mais duas categorias. Melhor técnico de clubes e, preparem-se, o melhor goleador em jogos de seleção ou competições internacionais de clubes. Tudo bem que eles só chamam essa categoria de "melhor goleador", mas escrever isso seria dar só a metade da informação. =)

Você se lembra do Rico? É, aquele que jogava junto com o Souza na Portuguesa Santista e que foi depois pro São Paulo junto com ele? Ele perambulou por Grêmio e Criciúma até parar no Muharraq do Barein e está lá desde 2006.

Até aí tudo bem, só que ele conseguiu ser o "melhor goleador" do ano pela IFFHS por ter marcado 19 gols na campanha do título da equipe barenita na Copa AFC 2008, a segunda competição em importância do futebol asiático. Unem-se a ele no pódio Al Azemi, do Kuwait com 15 gols (12 pela seleção e 3 pelo Al-Qadisya) e Miroslav Klose com o mesmo número (8 pelo Nationalelf e 7 pelo Bayern München). Adriano, Luis Fabiano, Thiago Neves, Vagner Love e Peres de Oliveira - do Home United, de Cingapura - são os outros brasileiros na lista.

Já o melhor técnico de clube não poderia ser outro senão aquele que monopolizou os principais títulos na passada temporada. Sir Alex Ferguson é o escolhido com Dick Advocaat do Zenit e Edgardo Bauza da LDU Quito em seguida. Muricy Ramalho está empatado em 12º com Manuel Pellegrini do Villarreal. Tite compartilha a 19ª posição com Akira Nishino, do Gamba Osaka, e Claudio Ranieri, da Juventus.

Para acessar todas as listas, clique aqui.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Os melhores do ano pela IFFHS

Certamente as premiações da France Football e da FIFA são muito mais prestigiosas, mas a IFFHS (sigla em inglês para o Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) também elegeu aqueles que considera os melhores do esporte mais charmoso do mundo no ano que passou.

Curiosamente, a entidade não escolhe o melhor jogador da temporada, mas elege o melhor "playmaker" que eu traduziria mais ou menos como "armador de jogadas", o cabeça da coisa. O vencedor dessa temporada foi Raúl, do Real Madrid. O puto maravilha Cristiano Ronaldo ficou em segundo nessa votação e Lionel Messi em terceiro. Entre os 26 atletas listados, 3 eram brasileiros: Kaká (5º), Ronaldinho (19º) e Diego (21º).

O maior artilheiro de primeira divisão do ano foi o argentino Lucas Barrios, do Colo-Colo do Chile marcando 37 gols na temporada. Klass Jan Huntelaar, do Ajax, ficou em segundo com 33 tentos. 5 brasileiros presentes na lista: Luis Fabiano (24 gols e 13º lugar); Washington, Keirrison e Kléber Pereira pelos 21 gols que cada um marcou no Brasileirão e Vágner Love com 20 gols marcados pelo CSKA Moscou na Liga Russa.

O melhor goleiro é o espanhol Iker Casillas, com Gianluigi Buffon e Edwin van der Sar na sua escolta. Júlio César e Rogério Ceni aparecem em 7º e 11º lugar respectivamente.

O melhor árbitro foi o italiano Roberto Rosseti com uma larga vantagem sobre o eslovaco Ľuboš Micheł. Não há brasileiros na lista. Dos 25 árbitros, apenas 7 não são europeus e todos são latinos: Héctor Baldassi, Oscar Ruiz, Jorge Larrionda, Marco Moreno, Carlos Amarilla, Benito Archundia e Carlos Chandia.

As cinco ligas mais fortes do mundo são as da Inglaterra, Itália, Argentina, Espanha e Brasil. Já a maior equipe é previsivelmente a o Manchester United. O top 5 é completado por Bayern München, Liverpool, Barcelona e Boca Juniors. Os brasileiros presentes no top 100 são: São Paulo (10), Fluminense (13), Cruzeiro (24), Flamengo (30), Internacional (41), Santos (62), Botafogo (73) e Sport (97).

Por fim, a última eleição divulgada foi a de treinador de seleções do ano. O vencedor foi Luís Aragonés, o campeão da Euro pela Espanha. Guus Hiddink e Faith Terim que também se destacaram na competição européia pegaram segundo e terceiro lugar. O primeiro não-europeu da lista é Sérgio Daniel Batista, da seleção olímpica da Argentina. Dunga vem em nono e Luiz Felipe Scolari, pelo trabalho desenvolvido em Portugal empatou em 12º lugar com Marco van Basten.

Para acessar as listas: http://www.iffhs.de/?82c48d3171fd33400f06