Esporte na TV Ao Vivo

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Primeiras Páginas: 11/12/2008

Kicker (Alemanha): "Chance und Risiko" (tradução livre: "Oportunidade e risco")
-Há seis meses como sucessor de Oliver Kahn gol do Bayern München, Michael Rensing faz o balanço desse período.

Olé (Argentina): "Gaudio es un sex jugador" (tradução livre: "Gaudio é um sex-jogador")
-Gastón Gaudio passou o ano de 2008 praticamente sem jogar, mas retorna hoje para partidas na Copa Argentina. O trocadilho de "ex" com "sexo" se justifica porque o tenista disse que voltou ao jogo porque assim consegue mais sexo.

Jornal dos Sports (Brasil, RJ): "O último Fla x Flu"
-Flamengo e Fluminense brigam por Carlos Alberto Parreira. Rubro-negros se reúnem amanhã com o treinador para tentar levá-lo ao cargo de técnico. Tricolores garantem que ele assina com o clube para ser coordenador de futebol.

Lance! (Brasil, edição SP): "Ronaldo +2"
-Além de Ronaldo, o Corinthians deve receber os reforços do zagueiro Jean (Grêmio) e do atacante Jorge Henrique (Botafogo).

Lance! (Brasil, edição RJ): "Quem ri por último?"
-O Lance! também destaca a celeuma envolvendo Fla, Flu e Parreira.

Marca (Espanha): "Vuelve el juego bonito" (tradução livre: "Volta o jogo bonito")
-Juande Ramos estréia com boa vitória do Real Madrid na Liga dos Campeões. Triunfo por 3 a 0 contra o Zenit contou com belos gols de Raúl e Robben.

El Mundo Deportivo (Espanha): "5-0"
-O jornal catalão destaca o resultado que os leitores dão como o mais provável para o Superclásico. 5 a 0 para o Barça, claro.

L'Equipe (França): "Un Lyon à mi-temps" (tradução livre: "Um Lyon em meio-tempo")
-Olympique Lyonnais perde para o Bayern München por 3 a 2 marcando seus dois gols e demonstrando um melhor futebol na na segunda etapa.

La Gazetta dello Sport (Itália): "Juve pari e fatta" (tradução livre: "A Juve faz igual")
-Juventus empata novamente com o BATE Borisov, desta vez sem gols, mas ainda assim terminou em primeiro no grupo.

A Bola (Portugal): "Dignos e sérios"
-Porto bate um Arsenal desinteressado por 2 a 0 e garante o primeiro lugar da chave.

Record (Portugal): "Quique quer ver Moretto"
-O goleiro brasileiro Marcelo Moretto deve ser o titular do Benfica em partida da Taça de Portugal contra o Leixões.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A personalidade do ano no esporte britânico

No próximo domingo, 14/12, a BBC entregará o prêmio de Personalidade do Ano no esporte. O prêmio é concedido desde 1954 e geralmente tem como vencedor um britânico. Somente uma vez o vencedor não era do Reino Unido. Em 1985, com o boxeador irlandês Barry McGuigan. Em 1996, o jóquei italiano Frank Dettori foi o terceiro colocado.

Vamos conhecer os 10 indicados deste ano e suas credenciais. A presença maciça do ciclismo, com 4 dos 10 indicados, se deve aos 8 dos 19 ouros da delegação da rainha nos últimos Jogos Olímpicos

Rebecca Adlington (natação)
-Venceu dois ouros em Beijing (400m e 800m livres) e um no Campeonato Mundial em Piscina Curta, realizado em Manchester (800m livre). Bateu o recorde mundial dos 800m livres que já perdurava há 19 anos. Foi eleita a nadadora européia do ano.

Nicole Cooke (ciclismo)
-A galesa de 25 anos levou o ouro em Beijing e no Campeonato Mundial de Estrada da UCI (União Ciclística Internacional, entidade máxima do esporte). Ela se tornou a primeira pessoa a conquistar os dois títulos no mesmo ano.

Chris Hoy (ciclismo)
-Este ciclista de pista se tornou o primeiro britânico em 100 anos a levar três ouros nos mesmos Jogos Olímpicos. Venceu nas provas de keirin, velocidade individual e por equipes. Venceu também o keirin e velocidade no Campeonato Mundial da UCI.

Rebecca Romero (ciclismo)
-Romero se tornou a primeira britânica a competir em dois esportes diferentes nos Jogos Olímpicos. Em Atenas esteve na equipe do Remo e em Beijing competiu no ciclismo. Após levar o ouro na perseguição individual, se tornou a segunda mulher na história a levar medalhas por duas modalidades, já havia conquistado uma prata no remo. Venceu também a perseguição por equipes e em 3km no Mundial da UCI.

Bradley Wiggins (ciclismo)
-Este ciclista belgo-britânico conquistou dois ouros em Beijing. Um na perseguição de 4000m e o outro na perseguição por equipes. Também levou três ouros no Mundial da UCI.

Ben Ainslie (iatismo)
-Conquistou seu terceiro ouro conscecutivo nos Olímpicos, dois pela Finn e um pela Laser. Por esta classe, Ainslie também tem uma prata em Atlanta. Foi eleito em o Velejador do Ano em 1998 e 2002 pela federação mundial da categoria.

Christine Ohuruogu (atletismo)
-Levou o ouro nos 400m nos Jogos Olímpicos de Beijing e já venceu a prova no Campeonato Mundial em 2007 e nos Jogos da Comunidade Britânica em 2006.

Lewis Hamilton (automobilismo)
-Venceu o Campeonato Mundial de Fórmula 1 e se tornou o piloto mais jovem a fazê-lo. Foi vice-campeão em 2007, perdendo o título na última corrida. Ficou em segundo lugar na premiação do ano passado.

Joe Calzaghe (boxe)
-Calzaghe foi a Personalidade do ano passado. O boxeador galês ostenta um cartel de 46 lutas, 46 vitórias com 32 destas por nocaute. Unificou os títulos dos Super-médios em 2007 e depois subiu de peso competindo entre os meio-pesados onde possui o título da revista Ring.

Andy Murray (tênis)
-O escocês de 21 anos conseguiu o título do Aberto dos EUA batendo Roger Federer na final. Também venceu os Masters de Cincinnati e Madrid.

Lembrete

Amanhã (ou hoje, se você estiver no Japão) começa a Copa do Mundo de Clubes FIFA, o bom e velho Mundial Interclubes. Waitakere United e Adelaide United se enfrentam num jogo em que deveria reunir o campeão da Oceania e o representante do país-sede, mas como o Gamba Osaka faturou a Liga dos Campeões da AFC, então o vice da referida competição entra como o "país-sede".

Eu acho esse método meio sem pé nem cabeça. Se eu tivesse que fazer um campeonato com os campeões continentais, pegava os seis times, fazia dois triangulares e com os campeões de cada grupo indo pra final. No fim exigiria o mesmo número de datas, mas eu não mando na FIFA. Outra proposta na qual penso as vezes, seria incluir mais times de cada competição. Tipo, quatro da UEFA e da Conmebol e mais dois do resto, mas aí não tem data.

Enfim, o que interessa é que a pelota está para rolar na terra do sol nascente (essa expressão certamente é Top 10 em clichês) e mesmo que não seja essencialmente um jogão, é o DESTINO DO MUNDO DA BOLA QUE ESTÁ EM JOGO...

Ok, fui irônico, mas a competição é legal sim. Portanto eu recomendo o belíssimo trabalho da Trivela que elaborou um guia com o tudo o que você possa querer saber sobre a competição. No mais...

VAI WAITAKERE!

Primeiras Páginas: 10/12/2008

Olé (Argentina): "'Aguillar no me eligió porque gané mucho'" (tradução livre: "'Aguilar não me escolheu porque ganhei muito")
-A frase é do técnico Américo Gallego, que atualmente está sem clube. Gallego já ganhou títulos nacionais por River Plate, Independiente, Newell's Old Boys e Toluca. Ele foi sondado para assumir o time do Monumental de Nuñez, que é um dos últimos no atual Apertura. Porém, o escolhido foi Néstor Gorosito que atualmente está no Argentinos Juniors. "Ganhar muito" seria o motivo pelo qual o presidente José Maria Aguillar não o teria contratado.

Jornal dos Sports (Brasil, RJ): "Dorival é o cara!"
-Dorival Júnior, até o momento no Coritiba, é o principal nome na lista de substitutos a Renato Gaúcho no comando do Vasco da Gama. Equipe cruzmaltina deve acertar patrocínio com Eletrobrás.

Lance! (Brasil, edição SP): "É da Fiel!"
-Quem é da Fiel é Ronaldo Nazário que, de maneira súbita, tem sua contratação anunciada pelo Corinthians.

Lance! (Brasil, edição RJ): "Traidor fenomenal"
-Com uma ótica excessivamente torcedora, a edição carioca do diário trata da contratação de Ronaldo, que se diz torcedor do Flamengo e vinha se recuperando nas dependências do time da Gávea.

Marca (Espanha): "De locos" (tradução livre: "Coisa de loucos")
-Sai Bernd Schuster e entre Juande Ramos a 4 dias do Superclásico. Ramos já diz que "se pode ganhar em qualquer campo", contrariando o pensamento de Schuster que no Camp Nou o Barça é invencível. Em meio a tudo isso, os merengues cumprem tabela na Champions contra o Zenit.

El Mundo Deportivo (Espanha): "Butifarra de Schuster" (tradução livre: "Butifarra de Schuster")
-Butifarra é uma espécie de lingüiça catalã e também uma gíria para o ato de mostrar o dedo médio. A manchete se refere a demissão do técnico alemão por parte do Real Madrid.

L'Equipe (França): "Lyon joue sa place" (tradução livre: "Lyon joga sua posição")
-O Olympique Lyonnais enfrenta o Bayern München em casa valendo o primeiro lugar da chave. Ambas as equipes estão classificadas e empatadas em 11 pontos. O Lyon fica com o primeiro posto caso empate por 0-0.

La Gazetta dello Sport (Itália): "Romagica!! Interaccia" (tradução livre: "Romágica!! Interaccia")
-A primeira palavra se refere a grande noite da Roma que bateu o Bordeaux por 2 a 0 e se classificou em primeiro lugar na sua chave da Liga dos Campeões. O segundo termo referencia à Internazionale que perdeu para o Werder Bremen por 2 a 1, mas, como não entendo muito de italiano, fico sem compreender o sentido do trocadilho. Desculpe.

A Bola (Portugal): "1 golo, 1 milhão."
-O gol de Yannick para o Sporting rendeu a classificação para os leões e mais dinheiro nos cofres.

Record (Portugal): "Yannick saca a massa"
-O Record também destaca o feito sportingüista.

Vídeo-Blog



Só gente boa. A NBA ainda é o melhor basquete do mundo, mas nesses tempos ela era ainda melhor.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Primeiras Páginas: 9/12/2008

Olé (Argentina): "Hambre de campeón" (tradução livre: "Fome de campeão")
-O diário argentino se refere a frase do técnico Diego Cagna, do Tigre, que disse: "Temos mais fome que San Lorenzo e Boca". As três equipes estão empatadas e falta só uma rodada para o fim do Apertura.

Jornal dos Sports (Brasil, RJ): "Tá rindo de que?"
-O jornal ironiza o clima descontraído da coletiva de Roberto Dinamite, presidente do Vasco da Gama, no dia seguinte ao rebaixamento do clube de São Januário

Lance! (Brasil, edição SP): "Geração Hepta"
-O São Paulo recebe a taça do Campeonato Brasileiro e já se prepara para tentar o sétimo título

Lance! (Brasil, edição RJ): "Muda tudo!"
-Caio Júnior é demitido do Flamengo

Lance! (Brasil, edição MG): "Projeto Libertadores"
-No próximo ano o Cruzeiro almeja o título continental

Marca (Espanha): "'Con esta camiseta se sale siempre a ganar'" (tradução livre: "'Com esta camisa se sai sempre para ganhar'")
-A manchete do díario madrilenho é uma frase de Raul em contraste à afirmação do ex-técnico Schuster de que não era possível ganhar no Camp Nou.

El Mundo Deportivo (Espanha): "Sin Piedad" (tradução livre: "Sem piedade")
-A quatro dias do Superclásico o Barcelona vem cheio de gana para vingar a goleada por 4 a 1 no último embate.

L'Equipe (França): "Rome ville ouverte?" (tradução livre: "Roma cidade aberta?")
-O Bordeaux vai a Roma enfrentar o time da casa em confronto direto por uma das vagas do Grupo A da Liga dos Campeões da UEFA. A expressão "cidade aberta" denomina uma cidade que, na iminência de ser conquistada pelo exército inimigo, não faz nenhuma oposição.

La Gazetta dello Sport (Itália): "'Juve, non ti temo'" (tradução livre: "'Juve, não te temo'")
-Frase do vice-presidente do Milan, Adriano Galliani, em entrevista a alguns dias do embate contra a Velha Senhora.

A Bola (Portugal): "Este ataque é arrasador"
-Há 15 anos que não havia diferença tão grande entre o melhor ataque da competição e o segundo. O Benfica tem 24 gols contra 17 do Nacional.

Record (Portugal): "Benfica vai comprar Reyes"
-Os encarnados negociam com o Atlético de Madrid os 75% restantes do passe.

Luxemburgo, segundo melhor técnico do BR-08

, FuCelso Roth, que levou um elenco bom, mas longe de almejar algo grande no Brasileiro, a um honroso segundo lugar recebeu o "Troféu de Bronze" do Prêmio Craque Brasileirão na categoria dos treinadores.

Muricy Ramalho, já era de se esperar, foi considerado o melhor.

Entre os dois, no entanto, Vanderlei Luxemburgo. O treinador/manager/comentarista/patrono de universidade mais marrento do Brasil conseguiu perder o título muito antes dos finalmentes do Campeonato Brasileiro e pegou a vaga na Libertadores graças à flagrante incompetência do Flamengo. O técnico do quarto colocado é considerado pela premiação o segundo melhor técnico.

E todos nós sabemos que a campanha de Luxemburgo não foi nenhuma arrancada espetacular para conseguir a vaga. Ao contrário. Foi uma derrocada em que o Palmeiras, que teve tempo para trabalhar, foi caindo vagarosamente e terminou na melancólica derrota frente ao Botafogo no Palestra Itália.

Para a estatística inútil, essa temporada é a terceira conscecutiva em que o Palmeiras encerra sem vitória. O último triunfo na rodada final foi contra o Fluminense em 2005 por 3 a 2 num jogo emocionante em que o Verdão venceu de virada o confronto direto com o Tricolor pela vaga na Libertadores.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Primeiras Páginas: 8/12/2008

Kicker (Alemanha): "Auf Augenhöhe" (tradução livre: "Olhos nos olhos")
Em jogo chave da Bundesliga o Bayern München bate o 1899 Hoffenheim e empata na liderança da tabela. Os novatos lideram pelos critérios de desempate.

Olé (Argentina): "Esta Boca és mia" (tradução livre: "Esta Boca é minha")
Boca Juniors, Tigre e San Lorenzo empatam em 36 pontos após penúltima rodada do Apertura. Lanús ainda tem chances com 34 unidades.

Jornal dos Sports (Brasil, RJ): "Deu tudo errado"
Repercutindo a queda do Vasco da Gama após derrota frente ao Vitória que sacaramentou o rebaixamento.

Lance! (Brasil, edição SP): "Hexa"
São Paulo FC, seis vezes campeão brasileiro e há três temporadas de maneira conscecutiva.

Lance! (Brasil, edição RJ): "O sentimento não pode parar"
Frase da torcida vascaína de incentivo depois do rebaixamento da equipe à Série B.

Lance! (Brasil, edição MG): "Te vejo na Libertadores"
Cruzeiro bate Portuguesa por 4 a 1 e garante vaga na Libertadores de maneira tranqüila.

Marca (Espanha): "Schuster: 'No es posible ganar en el Camp Nou'" (tradução livre: "Schuster: 'Não é possível ganhar no Camp Nou'")
O técnico do Real Madrid dá sua opinião sobre o estádio do Barcelona a 5 dias do Superclásico.

El Mundo Deportivo (Espanha): "¡Vaya Ruina!" (tradução livre: "Vai a Ruína")
Real Madrid perde por 4 a 3 para o Sevilla em casa e fica a 9 pontos do líder Barcelona.

L'Equipe (França): "Bernard Superstar"
O nadador Alain Bernard bate o recorde mundial dos 100m livres em piscina curta. A marca é de 45s69.


La Gazetta dello Sport (Itália): "Amauri e Kaká: caccia continua" (tradução livre: "Amauri e Kaká: A caçada continua")
A Juventus vence a Lecce por 2 a 1 com gol de Amauri no último minuto enquanto os rossoneri vencem em gol solitário de Kaká. Na próxima rodada, choque entre Juve e Milan.


A Bola (Portugal): "O Regresso da águia real"
Benfica vence o Marítimo em Funchal por 6 a 0 e se torna líder da Liga Sagres, mas tem um jogo a menos que o vice Leixões.

Record (Portugal): "Cabazada no Caldeirão"
Cabazada é um termo no português de portugal que quer dizer goleada. O diário também repercute a goleada do Benfica.

The Old Firm

A cidade de Glasgow reflete um cenário que encontra um paralelo na ilha a oeste da Grã-Bretanha. Assim como na Irlanda, é forte a divisão religiosa e política. Protestantes contra católicos romanos. Ativistas pró e contra o Reino Unido.

O clássico entre Celtic e Rangers é fonte de grande tensão e muita rivalidade na capital escocesa por concentrar as disputas citadas no parágrafo anterior.

O Celtic foi fundado em 1888 pelo marista Irmão Walfrid, nascido no noroeste da Irlanda, no condado de Silgo. O clube foi fundado inicialmente nos mesmos moldes do Hibernian de Edinburgo, que no início era um clube para auxiliar os imigrantes irlandeses. O brasão do Celtic apresenta um trevo de quatro folhas, símbolo longamente identificado com a Irlanda.

O Rangers, por sua vez, não tem suas origens uma veia tão ligada ao protestantismo e ao unionismo. A equipe nasceu a partir de quatro remadores que acompanharam uma partida de futebol em 1872. O nome veio de um livro de rugby lido por Moses McNeil, um dos fundadores.

A primeira ocorrência do clássico se deu em 28 de maio de 1888. O Celtic venceu por 5 a 2 numa partida que foi descrita como um "encontro amistoso" entre as duas equipes. Foi também a primeira partida da história da equipe do Irmão Walfrid. O Celtic contou com alguns jogadores emprestados do Hibernian.

De lá pra cá foi um total de 381 jogos com 152 vitórias para os Gers e 137 para os Bhoys, apelidos de Rangers e Celtic respectivamente. Também ocorreram 92 empates. As duas equipes se enfrentam pelo menos quatro vezes por ano pela Liga Escocesa e podem se enfrentar também pelas duas copas nacionais.

O nome do clássico (em tradução literal, "A Velha Firma") tem duas origens possíveis. A primeira se refere a um texto de jornal que disse na ocasião da primeira partida entre as equipes "que elas jogaram tão bem que pareciam amigos de uma velha firma". Por outro lado, o autor William J. Murray afirma que o título se dá por causa dos benefícios financeiros que as duas equipes conseguiam através do clássico.

A questão irlandesa é tão presente nas arquibancadas que até a própria Escócia acaba meio que esquecida nas manifestações das duas torcidas. É freqüente ver o tricolor verde-branco-laranja da Irlanda do lado do Celtic e a Union Flag do lado dos Rangers. Uma torcida exalta o Exército Republicano Irlandês (IRA, na sigla em inglês) enquanto a outra expressa seu apoio ao UDA (Ulster Defense Association), uma organização de defesa protestante na Irlanda.

Ainda que ambas as equipes tenham tomado atitudes para diminuir o sectarismo presente entre as torcidas, ainda é bastante clara a influência religiosa. O goleiro polonês Artur Boruc, católico, fez o sinal da cruz em direção à torcida dos Gers que se enfureceu e fez com que a polícia tivesse que intervir.

Somente em 1989, o Rangers contratou o católico Mo Johnston, quebrando um jejum de quase 80 anos sem que um jogador dessa religião atuasse pela equipe do Ibrox Park.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Saíram os Grupos da Copa do Mundo de Rugby

Em sorteio realizado ontem em Londres, as equipes que disputarão a Copa do Mundo de Rubgy de 2011 conheceram seus lugares nas quatro chaves da competição. A próxima edição da competição será disputada na Nova Zelândia.

O sorteio utilizou pela primeira vez os rankings da IRB (Federação Internacional de Rugby, em inglês) para determinar a ordem dos sorteados. Dessa maneira, Nova Zelândia, África do Sul, Austrália e Argentina são os quatro primeiros e os cabeças-de-chave.

A tradição era que os quatro primeiros da última Copa (África do Sul, Austrália, Argentina e França) teriam tal privilégio, mas Syd Milan, executivo da RWLC (Rugby World Cup Limited), afirma que "os rankings agora estão bem estabelecidos e nos fornecem uma maneira suscinta e com credibilidade para classificar os times no sorteio da Copa do Mundo".

A derrota da Inglaterra frente aos All Blacks por 32 a 6 em Twickenham e a apertada vitória da Austrália por 21 a 18 em Cardiff ante o País de Gales possibilitou que a Argentina pudesse manter o quarto lugar e ser uma das cabeças-de-chave.Não que isso signifique conforto. Ao contrário.

O Grupo B terá Los Pumas ao lado de Inglaterra e Escócia, duas equipes de tradição incontestável. O panorama é ainda mais complicado porque são apenas duas vagas por grupo às quartas-de-final. Se o regulamento da última edição for mantido, o terceiro colocado já garante vaga na edição seguinte.

No Grupo A, Nova Zelândia e França despontam como favoritos num grupo onde o outro adversário é Tonga. A Austrália é favorita com a segunda vaga sendo provavelmente da Irlanda, mas a Itália podendo incomodar. No grupo D, África do Sul, País de Gales e Fiji.

Duas vagas para as Américas, duas para a Europa, uma para a África, uma para a Ásia e outra para Oceania é o que está em disputa nas Eliminatórias. Além disso, há uma vaga de repescagem entre os terceiros de América e Europa e os segundos de África e Ásia.

O Brasil ainda está em busca da vaga. Depois de passar por duas fases classificatórias de maneira invicta, a equipe brasileira jogará um triangular com Chile e Uruguai - que é o favorito. O vencedor desse triangular encara o vencedor do confronto entre Canadá e Estados Unidos em busca da vaga. A seguir a composição dos grupos.


Grupo A

Nova Zelândia
França
Tonga
Américas 1
Ásia 1

Grupo B

Argentina
Inglaterra
Escócia
Europa 1
Repescagem

Grupo C

Austrália
Irlanda
Itália
Europa 2
Américas 2

Grupo D

África do Sul
País de Gales
Fiji
Oceania 1
África 1