Mas o que me incomoda mesmo é o fato de times como Palmeiras, Fluminense, Santos e Bahia terem feito esse pedido. Ao que parece, ter sido campeão da competição mais importante do país a época não é o bastante. Tem que ter um diploma que os agregue ao mesmo plano que os outros campeonatos.
É errado. Porque eles não são.
A Taça Brasil é a Taça Brasil. O Torneio Roberto Gomes Pedrosa é o Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Da mesma maneira que o Rio-São Paulo é o Rio São Paulo e a Copa dos Campeões Estaduais dos anos 1920 e 1930 é a Copa dos Campeões Estaduais. Todas essas competições são e sempre foram reconhecidas por serem o que foram na prática, os campeonatos mais importantes do país naquela época. E isso ninguém pode discutir.
Mas o que se vê, é puro oportunismo. E mais, uma tremenda falta de respeito com os títulos que foram alcançados por esses mesmos times. Sim, afinal se essa discussão realmente fosse algo quente, ela teria sido lançada em 1971. "Como assim, primeiro campeão brasileiro? E as Taças Brasil e os Robertões?" Ninguém ficou discutindo isso pois todo mundo sabia que eram títulos importantes, mas que levantar a pelota para falar disso é bobagem.
Da mesma maneira, seria como alguém resolver considerar como títulos mundiais de futebol todos os torneios realizados nos Jogos Olímpicos antes das Copas do Mundo. Mas creio que por esse oportunismo ninguém se interessa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário