Esporte na TV Ao Vivo

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Um título é um título

Leio por aí que a CBF passa a incluir entre os vencedores do Campeonato Brasileiro equipes que também venceram a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa. O que a CBF faz ou deixa de fazer não me influencia tanto assim. Enquanto eu puder, faço o reconhecimento que eu quiser aqui neste espaço.

Mas o que me incomoda mesmo é o fato de times como Palmeiras, Fluminense, Santos e Bahia terem feito esse pedido. Ao que parece, ter sido campeão da competição mais importante do país a época não é o bastante. Tem que ter um diploma que os agregue ao mesmo plano que os outros campeonatos.

É errado. Porque eles não são.

A Taça Brasil é a Taça Brasil. O Torneio Roberto Gomes Pedrosa é o Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Da mesma maneira que o Rio-São Paulo é o Rio São Paulo e a Copa dos Campeões Estaduais dos anos 1920 e 1930 é a Copa dos Campeões Estaduais. Todas essas competições são e sempre foram reconhecidas por serem o que foram na prática, os campeonatos mais importantes do país naquela época. E isso ninguém pode discutir.

Mas o que se vê, é puro oportunismo. E mais, uma tremenda falta de respeito com os títulos que foram alcançados por esses mesmos times. Sim, afinal se essa discussão realmente fosse algo quente, ela teria sido lançada em 1971. "Como assim, primeiro campeão brasileiro? E as Taças Brasil e os Robertões?" Ninguém ficou discutindo isso pois todo mundo sabia que eram títulos importantes, mas que levantar a pelota para falar disso é bobagem.

Da mesma maneira, seria como alguém resolver considerar como títulos mundiais de futebol todos os torneios realizados nos Jogos Olímpicos antes das Copas do Mundo. Mas creio que por esse oportunismo ninguém se interessa.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Primeiras páginas: 6/1/2010

Olé (Argentina): "Tetraturno"
-O Boca Juniors treina em três períodos e Alfio Basile ainda fala com a imprensa, totalizando quatro turnos de trabalho.

Lance! (Brasil, edição SP): "Sexto elemento"
-Carlinhos Paraíba chega ao São Paulo como sexta contratação do Tricolor para essa temporada.

Lance! (Brasil, edição RJ): "O campeão voltou!"
-O Flamengo retoma as atividades após período de férias

Marca (Espanha): "El campeón se tambalea" (tradução livre: "O campeão cambaleia")
-O Barcelona perde para o Sevilla por 2 a 1 no jogo de ida pelas oitavas de final da Copa do Rei em pleno Camp Nou.

El Mundo Deportivo (Espanha): "Toca gesta"
-Não consegui entender o significado da frase. O diário catalão também fala da queda dos blaugranas.

Corriere dello Sport (Itália): "Mourinho atacca. Brivido Ferrara" (tradução livre: "Mourinho ataca. Ferrara se arrepia")
-Com o retorno do calcio nesse dia de reis, a Inter vai ao ataque com o recém-chegado Pandev contra o Chievo. Já a Juventus de Ferrara pode se afundar mais (ou não, como diria um certo locutor) encarando o Parma.

La Gazetta dello Sport (Itália): "Appetito Inter" (tradução livre: "Apetite Inter")
-A sacada do jornal rosa é sobre o horário diferente do jogo da Inter, bem na hora do almoço.

Tuttosport (Itália): "Juve: la veritá. Toro: capolinea" (tradução livre: "Juve: a verdade. Toro: terminal")
-A Juventus terá sua hora da verdade contra o Parma nesta rodada, enquanto o Torino apenas empata com o Mantova na Serie B com uma atuação desapontadora.

Record (México): "45 minutos de... ¡punch!" (tradução livre: "45 minutos de... punch!")
-O América tem uma atuação brilhante nos 45 minutos finais contra o Atlante pela Interliga e vencem por 3 a 0.

A Bola (Portugal): "Pongolle aprovado"
-O reforço francês do Sporting impressiona bem os jogadores da equipe.

Record (Portugal): "Sá Pinto já falou com Pedro Mendes"
-Os Leões também estão atrás do jogador do Rangers, mas o salário pode ser um problema.

O jogo do dia: 5/1/2009

Uma taça a menos?

Muito diferente do que aconteceu na Inglaterra, a derrota do Barcelona frente ao Sevilla nas oitavas-de-final da Copa do Rei não é o que se poderia chamar de zebra, mas o resultado ainda assim carrega uma certa dose de surpresa. Pois não faz nem uma semana que os catalães expuseram todas as taças coletadas sob a gestão de Guardiola.

Os blaugranas são mesmo os campeões de tudo, um time que é pura cadencia, um time que equilibra um bom abastecimento das canteras com contratações acertadas e ainda contam com a sorte de um técnico novato trabalhar tão bem com esse material. Por todos esses motivos o 2 a 1 dos rojiblancos em pleno Camp Nou é bastante louvável. Mesmo com um gol do Barcelona anulado de maneira duvidosa pelo árbitro.

Mas ainda há a volta...

Acompanhe os melhores lances:




FC Barcelona 1
Sevilla FC 2

Camp Nou, Barcelona
Copa do Rei, oitavas de final, ida
Árbitro: Pérez Burrull

Barcelona: Pinto; Daniel Alves, Chygrynskiy, Milito (Busquets 20/2°) e Maxwell; Thiago (Xavi 25/2°), Rafa Márquez e Iniesta; Pedro (Ibrahimovic, intervalo), Bojan e Messi. T: Josep Guardiola

Sevilla: Palop; Konko, Escude, Dragutinovic e Fernando Navarro; Lolo (Duscher 36/2°) e Romaric; Jesus Navas (Renato, intervalo), Perotti e Capel; Koné (Negredo 23/2°). T: Manolo Jiménez

Gols
-Sevilla: Capel aos 15/2° (0-1)
-Barcelona: Ibrahimovic aos 29/2° (1-1)
-Sevilla: Negredo aos 30/2° (1-2)

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Traçado da Indy em São Paulo é divulgado

Caio de Carvalho, presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), confirmou em entrevista à Rádio Bandeirantes nesta segunda-feira que o traçado do circuito de rua para a Fórmula Indy em São Paulo já está pronto. Ele começa na pista local da Marginal Tietê, entra no Sambódromo, vai pelo estacionamento, depois entra nas ruas Bento Rodrigues e Olavo Fontoura e volta para a Marginal, correndo em sentido horário.

O circuito terá 3,5km de extensão, com 70% dele concentrado dentro do complexo do Anhembi. No entanto, ainda há dúvidas como será manejada a região dos boxes, possivelmente dentro do estacionamento interno do parque Anhembi. A largada e a chegada serão na passarela do Sambódromo.

A corrida abre a temporada 2010 da Fórmula Indy e deve contar com os brasileiros Tony Kanaan, Hélio Castroneves, Vitor Meira e Mário Moraes neste ano. O atual campeão é o escocês Dario Franchitti.

Com informações do Blog da Indy, Blog Victal e Grande Prêmio.

Primeiras páginas: 5/1/2010

Olé (Argentina): "Patronelli y compañia" (tradução livre: "Patronelli e companhia")
-Os argentinos dominam o Rali Dacar na categoria de quadriciclos. Os irmãos Marcos e Alejandro Patronelli, além de Sebastian Halpern e Jorge Miguel Santamarina, ocupam as quatro primeiras posições na categoria.

Lance! (Brasil, edição SP): "Louco pela Liberta"
-Roberto Carlos é apresentado à torcida corintiana e avisa que quer muito um dos títulos que nem ele, nem o Corinthians tem: a Copa Libertadores.

Lance! (Brasil, edição RJ): "Loucura!"
-"El Loco" Abreu também é recebido de maneira bem efusiva na sua chegada ao Botafogo.

Marca (Espanha): "Vuelve Guti" (tradução livre: "Volta Guti")
-Manuel Pellegrini pode colocar o madridista em campo neste domingo contra o Mallorca. Guti não joga desde a derrota ante o Alcorcón pela Copa do Rei.

El Mundo Deportivo (Espanha): "Rey Pep" (tradução livre: "Rei Pep")
-Uma entrevista com o técnico do Barcelona é o destaque do diário catalão.

Corriere dello Sport (Itália): "Inter scatenata" (tradução livre: "Inter a solta")
-O time de Mourinho anunciou ontem a contratação de Pandev e agora vai para cima de Julio Baptista.

La Gazetta dello Sport (Itália): "La ripartenza" (tradução livre: "O recomeço")
-O calcio volta no dia de reis com três novos protagonistas: Toni na Juventus, Pandev na Inter e Beckham no Milan.

Tuttosport (Itália): "Guarente per la Juve" (tradução livre: "Guarente para a Juve")
-A velha senhora vai atrás de Tiberio Guarente, promissor meio-campo da Atalanta.

Record (México): "¡Hay camotes!" (tradução livre: "Tem batata-doce!")
-A manchete se deve ao apelido do Puebla (los camoteros, camote é batata-doce em espanhol) que venceu os Tigres da UANL pelo Interliga.

A Bola (Portugal): "'Os defesas não gostam de mim'"
-Palavras de Éder Luís, o mais novo contratado do Benfica em entrevista ao jornal.

Record (Portugal): "Scolari quer levar Nuno"
-O técnico do Bunyodkor gostaria de contar com o capitão encarnado no seu elenco.

O jogo do dia: 4/1/2009

O retorno da pequena notável

Venus e Serena Williams, Amelie Mauresmo, Lindsay Davenport, Dinara Safina, Jelena Jankovic. Todas elas são tenistas fortes, atléticas. Campeãs poderosas, capazes de percorrer a quadra com facilidade, donas de saques portentosos. Quando o mundo do tênis (e do esporte, talvez) se rende a um aspecto mais físico do que técnico, é sempre revigorante observar um estilo de jogo mais pegado na tática, na precisão. Diferentemente de uma mera distribuição de forehands.

Não que o forehand de Justine Henin não seja uma arma poderosa. Aliás, é difícil dizer qual atributo da pequena tenista belga deixa a desejar. Um dos melhores slices do circuito, um voleio certeiro são outros instrumentos notáveis dentro do arsenal dessa tenista que já conquistou os quatro títulos do Grand Slam.

No entanto, desde 14 de maio de 2008, Henin estava fora das competições. Ela havia anunciado sua aposentadoria de maneira surpreendente ainda sendo número 1 no ranking. Aos 25 anos, ela estava prestes a defender seu título do Aberto da França, que ela já havia conquistado quatro vezes. Seu técnico, Carlos Rodriguez, ainda disse que seria o "final perfeito", já que ela conquistou tudo o que poderia e finalmente tinha se acertado com sua família.

Mas catorze meses depois, Henin sentiu que poderia voltar e anunciou seu retorno. Com o ano novo, o tour começa mais uma vez. E tudo recomeça para a belga.

Sem molezas, porém. Apesar de ter recebido o wild card no WTA de Brisbane, Justine estreou contra um osso duro. A russa Nadia Petrova é a atual número 20 do mundo e cabeça de chave número 2 do torneio. Apesar dessas fortes credenciais, Petrova pôde perceber que Justine voltou mais forte do que antes. "É uma Henin diferente. Para mim, parece que ela está melhor do que antes."

O piso da belga é o saibro. De seus 41 títulos, ela venceu 25 na quadra lenta. Mas parece que isso pode mudar. "Ela realmente está jogando num estilo diferente. Tentando ser mais agressiva e aproveitando as oportunidades mais rapidamente. Antes eram sempre rallies imensos como se jogasse no saibro. Agora ela se tornou mais agressiva.", completa Petrova.

Henin enfrenta a cazaque Sesil Karatantcheva, que veio do qualifying. O jogo acontece a partir das 7 da manhã de Brasília nesta quarta-feira. Outros nomes de peso presentes no torneio são Kim Clijsters, Ana Ivanovic e Daniela Hantuchova.

Abaixo, os melhores momentos da partida:




Justine Henin 7-7
Nadia Petrova 5-5

Queensland Tennis Centre, Brisbane
WTA Brisbane, 16 avos-de-final

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Primeiras páginas: 4/1/2010

Kicker (Alemanha): "Felix Magath: Der mann des Jahres" (tradução livre: "Felix Magath: O homem do ano")
-Campeão alemão com o Wolfsburg, o atual técnico do Schalke 04 é a figura mais importante de 2009 para o periódico alemão.

Lance! (Brasil, edição SP): "Primeiro show do centenário"
-É hoje que Roberto Carlos se apresenta ao Corinthians.

Lance! (Brasil, edição RJ): "13 glorioso"
-Sebastián "El Loco" Abreu chega ao Botafogo e já tem garantido a camisa 13, seu número da sorte.

Marca (Espanha): "Los campeones no pueden fallar" (tradução livre: "Os campeões não podem falhar")
-O Real Madrid desperdiçou a chance de tomar a liderança do Barcelona ao empatar com o Osasuna sem gols.

El Mundo Deportivo (Espanha): "El Madrid pincha. El Barça manda." (tradução livre: "O Madrid belisca. O Barça manda")
-A diferença entre blaugranas e merengues se mantém em dois pontos. Os catalães empataram em 1 a 1 com o Villarreal no sábado.

Corriere dello Sport (Itália): "Ribery: Inter, pecatto" (tradução livre: "Ribery: Inter, pecado")
-O destino do francês deve ser o Real Madrid, no entanto, o presidente da Internazionale, Massimo Moratti conversou com o jogador.

La Gazetta dello Sport (Itália): "I nostri campi fanno schifo" (tradução livre: "Nossos campos são nojentos")
-A afirmação é de Andrea Pirlo, falando dos bastidores do Milan em entrevista.

Record (México): "Próspero año nuevo" (tradução livre: "Próspero ano novo")
-O América vence bem o Santos Laguna por 3 a 1 na estreia do Interliga.

A Bola (Portugal): "Para Barça ver"
-Miguel Veloso, interesse do time catalão, marca um golaço na vitória do Sporting ante o Braga por 2 a 1 pela Copa da Liga Portuguesa.

Record (Portugal): "Boas entradas"
-Tanto Benfica quanto Sporting começaram o ano com vitórias.