VôleiCaros amigos do esporte, não sei se é só comigo mas muitas vezes eu já me peguei confundindo as competições que os times de vôlei do Brasil jogam ao redor dos anos. É Liga Mundial, Campeonato Mundial, Copa do Mundo, Olimpíada, Copa dos Campeões... e estranhamente parece que todas elas estão sendo disputadas no Japão. Mas na verdade não é bem assim. Além das Olimpíadas existem mais cinco competições que são organizadas pela FIVB e disputadas em nível mundial. Cada uma delas tem um determinado período de tempo entre uma edição e outra e diferentes regras para participação dos times.
Campeonato Mundial
Primeira competição: 1949 (masculino) e 1952 (feminino)
Participantes: 24 (na fase final)
Ciclo: Quadrienal
Próxima competição: 2010 (masculino e feminino)
Atual campeão: Brasil (masculino) e Rússia (feminino)
Maiores campeões: União Soviética (6 títulos masculinos e 5 femininos)
A Federação Internacional de Voleibol foi fundada em 1947 e teve como uma de suas primeiras metas o estabelecimento de uma competição internacional que apresentasse times de mais de um continente. A primeira edição foi disputada em 1949, na Tchecoslováquia e contou somente com equipes européias. Somente na segunda edição do torneio, em 1952, teríamos nações de outros continentes. Note que da primeira para a segunda edição passaram-se somente três anos. Isso se explica no fato de que o torneio feminino conheceu sua primeira edição em 1952, logo a FIVB preferiu sincronizar os dois campeonatos.
Com a inclusão do vôlei no programa olímpico dos Jogos de 1964, a Federação preferiu postergar o Campeonato Mundial em 2 anos, deixando-o para 1966 para que não houvessem choques entre as duas competições. No Campeonato de 1970 a equipe de Guiné competiu, fazendo este campeonato o primeiro a ter todas as federações continentais representadas, assim atingindo a meta original da FIVB.
Copa do Mundo
Primeira competição: 1965 (masculino) e 1977 (feminino)
Participantes: 12
Ciclo: Quadrienal
Próxima competição: 2007 (masculino e feminino)
Atual campeão: Brasil (masculino) e China (feminino)
Maiores campeões: União Soviética (4 títulos masculinos) e Cuba (4 títulos femininos)
Com o advento do vôlei nos Jogos Olímpicos de 1964, a FIVB achou interessante criar mais uma competição com o propósito de parcialmente preencher a brecha entre os dois anos que existem entre as Olímpiadas e o Campeonato Mundial. Logo, a Copa do Mundo seria realizada sempre um ano depois dos Jogos Olímpicos. Em 1965 e 1969 houve apenas competição masculina. Em 1973, quando se realizou a primeira competição feminina, a masculina foi cancelada. Por causa desse cancelamento, o Japão se estabeleceu como sede permanente do torneio.
Na década de 1990 a FIVB instaurou competições anuais para o voleibol mundial (a Liga Mundial e o Grand Prix) e o propósito da Copa do Mundo, que era fornecer um maior número de jogos para as seleções acabou ficando obsoleto. Sendo assim, a Federação antecipou a edição que seria jogada em 1993 em dois anos, deixando-a um ano antes dos Jogos Olímpicos e dando ao campeão da Copa do Mundo uma vaga direta nas Olimpíadas. Essa mudança salvou o interesse sobre a competição, que desde 1995 oferece três vagas. Desde 1999 somente equipes não classificadas às Olimpíadas podem competir.
Liga Mundial
Primeira competição: 1990
Participantes: 16
Ciclo: Anual
Próxima competição: 2008
Atual campeão: Brasil
Maior campeã: Itália (8 títulos)
Na década de 1990, a FIVB tinha como intenção aumentar a popularidade do voleibol em nível mundial até o final do século. E para tanto, a federação via com muita importância o estabelecimento de uma competição anual de âmbito global. Como principais diferenciais a Liga Mundial apresentava sua periodicidade anual em comparação as outras competições mundiais de voleibol e a ausência de uma sede fixa na primeira fase, logo cada seleção poderia jogar diante de sua torcida no primeiro momento do torneio. Além disso, os países participantes tem que transmitir os jogos em casa em TV aberta. A Liga não possui eliminatórias,todos os times são diretamente convidados pela FIVB. A competição pode ser considerada um sucesso. De 1990 até 2004 os prêmios em dinheiro foram de 1M dólares para 13M.
Grand Prix
Primeira competição: 1993
Participantes: 12
Ciclo: Anual
Próxima competição: 2008
Atual campeão: Países Baixos
Maior campeão: Brasil (6 títulos)
O Grand Prix também veio com objetivos de amplificar o prestígio do vôlei em nível mundial, se modelando após o exemplo da Liga Mundial que vinha de maneira bem sucedida. A competição não alcançou o mesmo sucesso da Liga, mas curiosamente conseguiu obter um nicho muito interessante que é o da Ásia Oriental. Apesar do fato de que a China foi a única campeã asiática na história da competição, o torneio é bastante popular ao ponto de que os principais mantenedores do torneio são investidores asiáticos. Por causa desse fator, ao contrário da Liga Mundial, existem sedes na primeira fase do torneio, geralmente cidades asiáticas. Mesmo se essa cidade as vezes não tenha uma equipe na competição.
Copa dos Grandes Campeões
Primeira competição: 1993 (masculino e feminino)
Participantes: 6
Ciclo: Quadrienal
Próxima competição: 2009 (masculino e feminino)
Atual campeão: Brasil (masculino e feminino)
Maiores campeões: Brasil (2 títulos masculinos e 1 feminino), Cuba (1 feminino), Rússia (1 feminino) e China ( feminino)
A Copa dos Grandes Campeões foi criada explicitamente para ocupar o período entre as Olímpiadas e o Campeonato Mundial para que em todos os anos haja uma competição de âmbito quadrienal no voleibol mundial. Como a Copa do Mundo, sempre se realiza no Japão.
-TC Muniz Relvas
2 comentários:
Nada mal mal até que o link é bom
eu achei muito bom e gostei muito , atè usei para minha pesquisa de trabalho de minha escola !
Postar um comentário