Esporte na TV Ao Vivo

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O jogo do dia: 4/1/2009

O retorno da pequena notável

Venus e Serena Williams, Amelie Mauresmo, Lindsay Davenport, Dinara Safina, Jelena Jankovic. Todas elas são tenistas fortes, atléticas. Campeãs poderosas, capazes de percorrer a quadra com facilidade, donas de saques portentosos. Quando o mundo do tênis (e do esporte, talvez) se rende a um aspecto mais físico do que técnico, é sempre revigorante observar um estilo de jogo mais pegado na tática, na precisão. Diferentemente de uma mera distribuição de forehands.

Não que o forehand de Justine Henin não seja uma arma poderosa. Aliás, é difícil dizer qual atributo da pequena tenista belga deixa a desejar. Um dos melhores slices do circuito, um voleio certeiro são outros instrumentos notáveis dentro do arsenal dessa tenista que já conquistou os quatro títulos do Grand Slam.

No entanto, desde 14 de maio de 2008, Henin estava fora das competições. Ela havia anunciado sua aposentadoria de maneira surpreendente ainda sendo número 1 no ranking. Aos 25 anos, ela estava prestes a defender seu título do Aberto da França, que ela já havia conquistado quatro vezes. Seu técnico, Carlos Rodriguez, ainda disse que seria o "final perfeito", já que ela conquistou tudo o que poderia e finalmente tinha se acertado com sua família.

Mas catorze meses depois, Henin sentiu que poderia voltar e anunciou seu retorno. Com o ano novo, o tour começa mais uma vez. E tudo recomeça para a belga.

Sem molezas, porém. Apesar de ter recebido o wild card no WTA de Brisbane, Justine estreou contra um osso duro. A russa Nadia Petrova é a atual número 20 do mundo e cabeça de chave número 2 do torneio. Apesar dessas fortes credenciais, Petrova pôde perceber que Justine voltou mais forte do que antes. "É uma Henin diferente. Para mim, parece que ela está melhor do que antes."

O piso da belga é o saibro. De seus 41 títulos, ela venceu 25 na quadra lenta. Mas parece que isso pode mudar. "Ela realmente está jogando num estilo diferente. Tentando ser mais agressiva e aproveitando as oportunidades mais rapidamente. Antes eram sempre rallies imensos como se jogasse no saibro. Agora ela se tornou mais agressiva.", completa Petrova.

Henin enfrenta a cazaque Sesil Karatantcheva, que veio do qualifying. O jogo acontece a partir das 7 da manhã de Brasília nesta quarta-feira. Outros nomes de peso presentes no torneio são Kim Clijsters, Ana Ivanovic e Daniela Hantuchova.

Abaixo, os melhores momentos da partida:




Justine Henin 7-7
Nadia Petrova 5-5

Queensland Tennis Centre, Brisbane
WTA Brisbane, 16 avos-de-final

Nenhum comentário: