Esporte na TV Ao Vivo

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

A Turquia retém o título! Mas não do melhor jeito...

A Turquia vacilou. Mesmo em Chisnau, a Moldávia certamente seria uma equipe fácil de ser batida. A limitada equipe vizinha de Romênia e Ucrânia conquistou apenas uma vitória nesta campanha das Eliminatórias da Euro. Foi contra a Bósnia-Herzegóvina, na rodada passada em Sarajevo. Os próprios turcos já haviam passado feito um rolo compressor sobre a Moldávia há quase que exatamente um ano atrás. Numa noite excepcional de Hakan Sukur, que marcou 4 dos 5 tentos da Turquia na vitória sobre os moldavos em Frankfurt. Enfim, tudo estava pronto para que a Turquia, mesmo com uma vitória simples, passasse pela modesta equipe do leste europeu e lutasse pela liderança no meio desta semana contra o nêmese da Grécia.


Mas não foi o esperado. Com 11 minutos de jogo uma frágil mas aguerrida Moldávia surpreendeu os comandados de Faith Terim com uma cabeçada de Viorel Frunza (lance do gol à direita) após cruzamento de Nicolae Josan. A bola que caiu nas redes do arqueiro Hakan Arıkan, que seria substituído seis minutos depois, serviu como um despertador para os Ay-Yıldızlılar e estes então passaram a atacar constantemente forçando uma boa atuação do goleiro moldavo, Nicolae Calancea que resistiu bem até o final do primeiro tempo, chegando até a defender um chute capital de Gökhan Ünal com as pernas.


O segundo tempo começou com a Turquia pondo bastante pressão e esta enfim deu resultado aos 18 minutos da etapa com mais um gol em bola área, mas desta vez para os otomanos. Cruzamento de Topuz e finalização de Karan (na foto à esquerda), que entrou na partida no intervalo. Os turcos empataram a partida, mas não foram bem-sucedidos ao tentar resolvê-la. Emre Belözoglu bateu falta acima do travessão e Zan conseguiu cabecear para fora com um gol vazio. Ao final da partida, a Turquia defendeu seu título de maneira bem-sucedida pela primeira vez mas a inofensiva Moldávia frustrou o mapa da mina da Euro para os Otomanos.


Moldávia 1x1 Turquia
Estádio Zimbru, Chisnau, 10 500 espectadores
Árbitro: Martin Atkinson (Inglaterra)

Moldávia: Calancea, Golovatenco, Epureanu, Savinov, Corneencov, Bordian, Josan, Zmeu (Namasco aos 17/2°), Gatcan (Olexiq aos 44/2°), Comlenoc e Frunza (Calincov aos 41/2°). T: Igor Dobrovolskiy

Turquia: Arıkan (Demirel aos 17/1°), Çetin, Zan, Üzülmez, Belözoglu, Topuz, Aurelio, Turan (Metin aos 24/2°), Inan (Karan no intervalo), Sanli e Ünal. T: Faith Terim

Gols:
-Moldávia: Frunza (11/1°)
-Turquia: Karan (18/2°)

O próximo embate

Turquia e Grécia são arqui-rivais em muitas coisas. Disputas como a do Chipre, do controle do Mar Egeu, além de cinco guerras que os países travaram entre si de 1832 até 1922, definitivamente demonstram o quão esses países não são muito amistosos entre si.

Neste dia 17, Istanbul se prepara para receber a versão futebolística desse confronto em partida valida pelas Eliminatórias da Euro 2008. No jogo do primeiro turno, os Otomanos impuseram uma pesada derrota aos helênicos em plena Atenas por um placar de 4 a 1. Porém, quase sete meses depois da goelada, quem tem a chance de obter a classificação nesta partida é a Grécia. Com uma vitória simples, os comandados de Otto Rehhagel já estarão na Euro dos alpes. Um empate também bastará caso a Noruega não vença a Bósnia-Herzegóvina.

É neste panorama que a Turquia defenderá o titúlo mundial. Se os turcos tivessem vencido a fraca Moldávia, poderiam assumir a liderança contra os atuais campeões da europa. Porém, uma vitória turca deixa o grupo C embolado e certamente mais interessante.

-TC Muniz Relvas

Nenhum comentário: