Esporte na TV Ao Vivo

sábado, 20 de outubro de 2007

Grécia: orgulhosa detentora de três títulos

Como já foi dito no post anterior, Grécia e Turquia não se gostam muito em diversos campos que vão muito além do futebol. Também foi dito que na primeira mão das Eliminatórias da Euro as duas equipes se chocaram em solo helênico e que o resultado foi uma goleada de 4 gols a 1 para os otomanos. Em vista de todos esses fatores, O resultado da partida de Istanbul não poderia ter sido mais doce para os gregos. Devolveram a derrota infligida no jogo de ida e ainda asseguraram classificação a competição maior do continente europeu.

Os gregos começaram a partida com uma pressão constante que se materializou em duas finalizações perigosas de Amanatidis e Gekas sobre o gol de Demirel, que as defendeu. Essas defesas permitiram que a equipe de Faith Terim respirasse e entrasse efetivamente no jogo chegando a dominar o resto do primeiro tempo. O destaque da equipe turca na primeira etapa foi o lateral-direito Hamit Altıntop que subia bem ao ataque e viu um chute passar perto do gol e outro ser defendido pelo arqueiro grego Chalkias. Este goleiro que também fez bom trabalho em finalização de Karadeniz, mantendo assim o placar inalterado. Os visitantes ainda tiveram uma última chance no primeiro tempo numa cabeçada de Gekas, que foi para fora.

O segundo tempo viu um equilíbrio. Se Karagounis chegou bem ao ataque no início da etapa final, aos 10 minutos da etapa final foi a vez de Çetin perder sua chance. Karagounis mais vez e depois Samara investiram no gol turco sem sucesso até que aos 34 minutos do segundo tempo Samara lançou uma bela bola para Amanatidis (comemorando o gol à esquerda) finalizar sobre Demirel Altintop e retirar o zero do placar. A Grécia abria o placar no final da partida, forçando os turcos a ataques concentrados onde, num deles, Arda Turan acertou a trave aos 41. Mas de nada adiantou, a Grécia vence o arqui-rival pela contagem simples.

O resultado não poderia ser melhor para os gregos. Com o 1 a 0 feito em Istanbul, os gregos conseguem a classificação para a Euro dos Alpes e poderão defender seu título. A Turquia, por sua vez perdeu o segundo lugar para a Noruega, que bateu a Bósnia-Herzegovina por 2 a 0. Os turcos têm 18 pontos e os nórdicos têm 20 com o mesmo número de jogos e pode se dizer que a próxima rodada, no dia 17 de novembro, apresenta a decisão dessa vaga já que Noruega e Turquia se chocam no gramado do Estádio Ullevaal em Oslo.

A Grécia com essa vitoria consegue unificar três títulos, além dos nossos conhecidos UFWC e o Bastão de Nasazzi, os comandados de Otto Renhagel carregam o Troféu Henri Delaunay que não é nada menos que o título da Eurocopa que os gregos carregam desde 2004. Esta é a segunda vez que os Gregos agarram o título do UFWC. A primeira foi de 17/1/1990, quando a Grécia derrotou a Bélgica por 2 a 0 em amistoso, até 21/11/1990 quando os Países Baixos bateram a equipe da terra de Platão por 2 a 0 nas Eliminatórias da Euro de 1992.

Turquia 0-1 Grécia
Ali Sami Yen Stadı, Istanbul, 24 000 espectadores
Árbitro: Manuel Enrique Mejuto Gonzalez (Espanha)

Turquia: Demirel, Çetin, Zan, Altintop e
Belözoglu (Turan aos 26/2°); Üzülmez, Aurleio, Karadeniz (Sukur aos 20/2°) e Karan (Metin no intervalo); Ünal e Sanli. T: Faith Terim

Grécia: Chalkias, Dellas, Kyrgiakos, Antzas e Seitaridis; Torosidis, Karagounis, Basinas e Charisteas (Samaras aos 14/2°); Amanatidis e Gekas (Liberopoulos aos 11/2°). T: Otto Renhagel

Gol:

-Grécia: Amanatidis (34/2°)

Defesa do título

De acordo com a próxima data FIFA, a defesa dos helênicos será realizada no dia 17 de novembro, quando se celebrará mais uma rodada das Eliminatórias da Euro-2008. O adversário será o inexpressivo time de Malta que já caiu fora da competição faz tempo. A contenda será em solo grego.

-TC Muniz Relvas

Nenhum comentário: