Esporte na TV Ao Vivo

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Planos B

Quando este texto estiver concluído provavelmente a FIFA já terá feito o anúncio do Brasil como sede potencial da Copa do Mundo de 2014.É importante enfatizar o potencial, pois a última vez que um país sul-americano foi designado como sede, a Copa não se realizou na América do Sul. Em 1974 a Colômbia foi escolhida como anfitriã do mundial de 1986. Mas em dezembro de 1982, o governo da terra de Valderrama disse que não mais poderia bancar a Copa nos padrões exigidos pela FIFA. Então Canadá, Estados Unidos e México disputaram o direito de ter a competição máxima do futebol mundial, com os compatriotas de Jorge Campos levando a competição.

É importante pensar que por mais que se afirme que o governo brasileiro possa bancar a competição e que teremos parcerias privadas apoiando o certame a ser realizado em terræ brasilis, muita coisa pode acontecer daqui até 2014. E o Brasil pode subitamente tornar-se incapaz de sediar o torneio. De fato, se passaram mais de 20 anos desde 1986 mas sabemos bem que o Brasil não é a nação mais rica do mundo e a torneira pode secar. Nessa possível situação existem dois países que despontam como possíveis sedes reservas:

Austrália

A Austrália indubitávelmente tem um belo currículo. Sede por 4 vezes dos Jogos da Comunidade Britânica, 2 vezes dos Jogos Olímpicos, 2 vezes da Copa do Mundo de Rugby Union, além de anualmente sediar o Aberto da Austrália de tênis, que é um dos mais importantes torneios do circuito mundial. Pode-se dizer que o único grande evento que ainda não passou pela Austráilia foi a Copa do Mundo FIFA.

O governo australiano expressa bastante interesse em sediar a Copa. O primeiro-ministro John Howard disse que a Austrália já provou sua capacidade de sediar eventos em nível mundial. A Austrália já tem a disposição uma excelente estrutura de transportes e acomodações, além de já possuir alguns estádios perfeitamente capazes de receber o torneio. A FIFA exige que pelo menos 8 cidades sediem o torneio e nenhuma dessas cidades pode ter mais de um estádio realizando os jogos. Os candidatos mais prováveis seriam:

Melbourne Cricket Ground (Melbourne - 100.000 espectadores)
Telstra Stadium (Sydney - 83.500 espectadores)
AAMI Stadium (Adelaide - 51.515 espectadores)
Suncorp Stadium (Brisbane - 52.579 espectadores)
Subiaco Oval (Perth - 42.922 espectadores)

Sendo assim, os australianos teriam que erguer pelo menos mais três estádios em outras três cidades. Canberra, Gold Coast, Newcastle e Wollongong são os candidatos mais fortes. Hobart e Darwin podem entrar por razões políticas e uma distribuição maior das sedes dentro do país.

Um fator que deve ser notado é que três dos cinco estádios citados acima são construídos em forma oval, uma forma de construção mais apropriada para o futebol australiano e o críquete. Esse desenho faz com que os espectadores fiquem mais longe do campo quando uma partida de futebol é disputada.

Estados Unidos

Se no Brasil os estádios terão que ser inteiramente reformados e outros construídos, nos Estados Unidos todos os 32 estádios da National Football League, além de vários estádios do futebol americano universitário e outros da Major League Baseball poderiam tranqüilamente sediar jogos da Copa do Mundo. Os Estados Unidos também tem um histórico muito grande em sediar grandes competições esportivas e já provaram que podem fazê-lo de improviso, pois sediaram a Copa do Mundo Feminina de 2003 com apenas 4 meses de preparação uma vez que a China não pôde sediar a competição devido a epidemia da SARS.

Ainda que existam vários estádios com a capacidade e estrutura requerida há alguns fatores que chamam a atenção. Principalmente o fato de que um número crescente de estádios joga com grama sintética, o que a FIFA ainda não permite para a Copa do Mundo e alguns dos estádios da NFL são desenhados para a extensão específica de um campo de futebol americano, que é ligeiramente menor que o soccer. Mas são fatores que podem ser contornados, uma vez que os americanos já se provaram capazes de ter uma Copa do Mundo há 13 anos atrás.

-TC Muniz Relvas

Nenhum comentário: