Esporte na TV Ao Vivo

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Futebol de Segunda: Inglaterra

Wolverhampton e Birmingham triunfam na 6ª rodada da Coca-Cola Football League Championship e dividem a liderança da competição. Os Blues venceram fora de casa o Bristol City por 2 a 1 com a ajuda de um gol contra da equipe da casa. Os Wolves bateram o Crystal Palace em casa pelo mesmo placar. O time do ex-técnico da seleção irlandesa Mike McCarthy venceu com gols de Ebans-Blake e Keogh. O primeiro já conta quatro gols na competição.

O artilheiro máximo é o irlandês Kevin Doyle, do Reading, que ajudou seu time a massacrar o Sheffield Wednesday por 6 a 0. O atacante deixou três gols na partida. A vitória coloca o Reading empatado com o Cardiff na quinta posição. Ambos com 10 pontos. O time galês bateu o Barnsley por 1 a 0 na casa do adversário numa repetição da semi-final da Copa FA da última temporada. A equipe de Yorkshire é a lanterna absoluta da competição com 3 pontos nas 6 partidas.

O Southampton poderia estar em situação igual se não tivesse empatado com o Ipswich em 2 gols e conseguindo o primeiro ponto da equipe em casa. O gol que sacramentou o empate para os Saints foi marcado por atacante tcheco Tomas Pekhart. Foi a primeira partida do jogador em St. Mary's, que é emprestado do Tottenham. O Nottingham Forrest partilha os mesmos 4 pontos do S'hampton  e completa a zona de rebaixamento. O compromisso dos bi-campeões europeus foi contra o Preston North End, em Preston. A vitória foi do time da casa por 2 a 1 e os anfitriões pulam para a terceira posição de maneira isolada com 14 pontos.

O Queens Park Rangers é o 4º colocado. A equipe de propriedade de Flavio Briatore foi a Norwich bater o time da casa pela contagem mínima com um gol de falta de Martin Rowlands e um homem a menos desde os 25 minutos de jogo.

A próxima rodada acontece toda no sábado, 20/9. O grande jogo é entre Wolverhampton e Preston, pois pode valer a liderança dependendo do que acontecer entre Birmingham e Blackpool. Há um duelo de desesperados também quando o Barnsley viaja até Southampton. 


-TC Muniz Relvas

Eliminatórias do EuroBasket - penúltima rodada


Quatro equipes garantiram classificação à fase final do EuroBasket 2009 que será jogado na Polônia. Eles se unirão ao país-sede, Lituânia, Rússia, Espanha, Croácia, Alemanha, Grécia e Eslovênia. Todos esses garantiram suas vagas automaticamente pela boa participação no campeonato anterior.

O time da Grã-Bretanha conseguiu notável conquista sendo um dos primeiros a se classificar. Não existia um time britânico de basquete antes de 2005. Nesse ano estabeleceu-se que a Grã-Bretanha deveria ter um time competitivo em todas as modalidades em disputa nos Jogos Olímpicos que sediará daqui a quatro anos. Antes disso, Inglaterra, Escócia e Gales competiam separadamente, enquanto os jogadores norte-irlandeses podiam defender as cores da Irlanda como um todo.

Capitaneados pelo sudanês naturalizado Luol Deng, do Chicago Bulls, o Team GB venceu a Tchéquia por 67 a 63 em Pardubice e se tornou o primeiro time do grupo a vencer fora de casa. Deng foi o maior pontuador dos britânicos com 21. O tcheco Jiří Welsch, do Unicaja Málaga, fez 28. Grande atuação do ala Mensah-Bonsu, que também atua no basquete espanhol, com 12 rebotes. Deve-se dizer que a atuação dos tchecos foi superior e eles foram derrotados apenas nos últimos minutos. A equipe de Welsch desperdiçou a bola 11 vezes contra 24 da Grã-Bretanha. Os tchecos converteram apenas metade dos lances livres (9 de 18), fator que fatalmente fez diferença. No outro jogo da chave, Israel venceu a Bósnia-Herzegóvina por 88 a 74. O resultado põe tchecos, israelenses e bósnios em condições iguais na última rodada na briga pelo segundo lugar.

Portugal não tem mais chance de se classificar diretamente à fase final do EuroBasket. Deverá passar pela repescagem destinada ao pior segundo colocado e aos terceiros. Se ficar em terceiro. Mas Coimbra assistiu aos gajos colocarem água no chope da Macedônia, que poderia ter conquistado a classificação. José Costa havia marcado apenas 7 pontos nos quatro jogos anteriores, mas nessa partida fez 19. Com um ponto mais, Djeremaja Mejsi foi o cestinha macedônio. Apesar de ter perdido por quase 40 pontos no jogo de ida, Portugal foi capaz de colocar 15 pontos de diferença no segundo quarto. A Macedônia encostou no quarto período, ficando a dois pontos. Os portugueses não permitiram a ultrapassagem e acabaram vencendo por 81 a 71. No duelo báltico, a Letônia bateu a Estônia por 72 a 67  e garantiu a classificação mesmo sofrendo um sufoco no final do jogo.

A Turquia manteve seu posto de único time invicto da competição ao vencer a Bélgica de maneira inapelável por 80 a 64 e assegurar o primeiro lugar do grupo. Ersan Ilyasova, do Barcelona, foi o nome da partida com 22 pontos e 8 rebotes. França e Ucrânia se digladiaram em Le Mans pelo segundo posto do grupo num jogo emocionante em que Tony Parker brilhou com 25 pontos. Os ucranianos chegaram por duas vezes a estar um ponto atrás de Les Bleus no último quarto, mas 20 desperdícios de bola, contra 6 dos gauleses, fizeram com que o time de Valentyn Melynchuk caísse pelo placar de 87 a 83.

Turim assistiu ao jogo com a menor diferença de pontos da rodada. Itália e Bulgária terminou com o placar de 82 a 81 para os compatriotas de Berlusconi. O búlgaro Todor Stoykov empatou o jogo em 81 pontos com 20 segundos para o final, mas uma falta anti-desportiva de seu companheiro Deyan Ivanov sobre Giuseppe Poeta deu o ponto à Itália e a posse de bola que a Bulgária nunca conseguiria recuperar. Poeta foi o cestinha com 21 pontos. 

Mesmo com essa derrota, são grandes as chances da Bulgária se classificar como um dos segundos colocados pois o Grupo A é o único que tem 5 times e são justamente os italianos que folgarão na última rodada. Mesmo se a Bulgária for derrotada pela Sérvia, eles acabarão com o mesmo número de pontos, mas provavelmente com saldo de pontos superior aos italianos (41 da Bulgária contra -16 dos italianos). A Sérvia, por sua vez, venceu a Finlândia por 92 a 66 e se classificou. A lanterna Hungria folgou nessa rodada.

Nessa eliminatória classificam-se os quatro primeiros colocados de cada grupo mais os três melhores segundos. Os seis melhores entre os times que sobrarem vão disputar uma repescagem que dá direito à última vaga. Os quatro piores da eliminatória jogam um “torneio da morte” para definir as duas equipes que serão rebaixadas à Divisão B do basquetebol europeu.

Os resultados de todos os jogos e classificação dos grupos podem ser encontrados no link a seguir: http://www.fibaeurope.com/cid_KNce8jInH7Qj1EsyH5rjn2.pageID_I1f65UyfG4oRy7uPTVCSU3.compID_qMRZdYCZI6EoANOrUf9le2.html 

-TC Muniz Relvas

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Futebol de Segunda: Alemanha


O 1860 München finalmente venceu um jogo da 2. Bundesliga. A vítima foi o Duisburg por 2 a 0. A equipe da Baviera não vencia desde abril, quando bateu o Wehen Wiesbaden. Os Leões vinham de três derrotas conscecutivas. Daniel Bierofka (na foto) e o reserva Timo Gebhart marcaram os gols. O Greuther Fürth conseguiu uma grande vitória sobre o Koblenz e se manteve invicto em casa, recorde que perdura desde abril. O Kaiserslautern se tornou um dos líderes após bater o St. Pauli em Hamburgo.

O Freiburg também ascendeu à liderança após bater o fraco Augsburg. O único gol do Augsburg colocou Sándor Torghelle como um dos vice-artilheiros, com quatro gols. Sami Allagui, do Greuther Furth, lidera a tábua de goleadores com cinco tentos. O Mainz 05 também almejava se embrenhar entre os líderes se não fosse por um brasileiro. Gledson - que joga no futebol alemão há 6 anos - marcou o gol que empatou a partida com cinco minutos para o final.

4ª rodada

12 de setembro
Alemannia Aachen 1-0 Ingolstadt 04
Kaiserslaiutern 4-1 Sankt Pauli
Rot-Weiß Oberhausen 1-3 Rot-Weiß Ahlen

14 de setembro
Greuther Furth 4-3 Koblenz
Wehen Wiesbaden 2-2 Nürnberg
Osnabrück 3-2 FSV Frankfurt
Augsburg 1-3 Freiburg
Hansa Rostock 2-2 Mainz 05

15 de setembro
1860 München 2-0 Duisburg

5ª rodada

19 de setembro
Duisburg - Alemannia Aachen
Mainz 05 - Nürnberg
Sankt Pauli - 1860 München
Koblenz - Augsburg
Rot-Weiß Ahlen - Hansa Rostock

21 de setembro
Freiburg - Wehen Wiesbaden
FSV Frankfurt - Rot-Weiß Oberhausen
Ingolstadt 04 - Osnabrück

22 de setembro
Greuther Fürth - Kaiserslautern

Classificação

Kaiserslautern - 10
Freiburg - 10
Rot-Weiß Ahlen - 9
Mainz 05 - 8
Greuther Furth - 7
Alemannia Aachen - 7
Nürnberg - 5
Hansa Rostock - 5
Duisburg - 5
Osnabrück - 5
Sankt Pauli - 4
1860 München - 3
Wehen Wiesbaden
Augsburg - 3
Ingolstadt 04 - 3
Oberhausen 3
Koblenz - 2
FSV Frankfurt - 2

A Copa Ryder


O Valhalla Golf Club em Louisville, Kentucky, se prepara para receber as tacadas da 37ª Copa Ryder de golfe a partir desta sexta indo até o domingo. O torneio é disputado desde 1927 a cada dois anos à exceção do torneio de 2001, que teve que ser disputado em 2002 devido aos ataques de 11 de setembro.

A disputa reúne duas equipes. Uma composta de jogadores americanos e outra por europeus. É assim desde 1979. Antes disso, jogavam apenas britânicos e irlandeses pelo lado europeu. A copa leva o nome de Samuel Ryder. Esse entusiasta do esporte doou a taça de ouro maciço que representa o título da competição.

O regulamento prevê três dias de competição em match play (se joga buraco-a-buraco e não o menor número de tacadas no total) foursomes e fourball e partidas simples.  Foursomes é uma disputa entre duas equipes de dois golfistas em que cada time bate uma mesma bola. Na prática temos uma bola americana e uma européia em campo. No fourball também há dois times times de dois, mas cada golfista bate a sua própria bola. Nesse caso o buraco é vencido pelo time que tiver o golfista com o menor número de tacadas.

A dominância é do time americano. Das 36 edições disputadas, os americanos venceram 24. Mas nas últimas três edições, o troféu ficou no velho continente. O time de Phil Mickelson precisa superar os europeus em pontos, já que o empate garante a defesa do título. Os EUA jogam sem Tiger Woods, afastado dos campos por lesão.

A princípio, nenhuma TV brasileira transmite o evento.

A seguir, os times. Lembrando que o capitão não joga e os números entre parênteses representam a posição no ranking oficial de golfe:

Estados Unidos
Paul Azinger (capitão)
Phil Mickelson (2)
Steve Stricker (8)
Jim Furyk (9)
Anthony Kim (10)
Stewart Cink (11)
Kenny Perry (20)
Justin Leonard (23)
Ben Curtis (30)
Boo Weekley (35)
Hunter Mahan (36)
JB Holmes (56)
Chad Campbell (57)

Europa
Nick Faldo (Inglaterra) (capitão)
Pádraig Harrington (Irlanda) (4)
Sergio García (Espanha) (5)
Henrik Stenson (Suécia) (7)
Lee Westwood (Inglaterra) (12)
Justin Rose (Inglaterra) (13)
Robert Karlsson (Suécia) (17)
Miguel Ángel Jiménez (Espanha) (19)
Ian Poulter (Inglaterra) (29)
Graeme McDowell (Irlanda do Norte) (32)
Paul Casey (Inglaterra) (38)
Søren Hansen (Dinamarca) (42)
Owen Wilson (Inglaterra) (48)

-TC Muniz Relvas

Copa Davis - Semifinais

Enquanto as mulheres já tem a equipe campeã da Copa Fed definida, os homens se preparam para as semi-finais da Davis. De um lado Rússia e Argentina, do outro Espanha e Estados Unidos.

No primeiro confronto há uma Argentina que ainda não saiu de casa na competição e jogará novamente em Buenos Aires. Os sul-americanos passaram com relativa facilidade por Grã-Bretanha e Suécia por 4 a 1 em ambas ocasiões. A vitória contra os nórdicos pode ser considerada uma vingança uma vez que na mesma instância do torneio do ano passado, os suecos bateram os argentinos pelo mesmo placar em Gotemburgo.

A Rússia chegou à final do ano passado e bateu sérvios e tchecos no caminho em embates definidos na quarta partida mas que terminaram na diferença mínima (3 a 2). Na história da Davis, os europeus levam vantagem com 3 vitórias contra uma derrota. Uma das vitórias russas foi na final da Copa em 2006 onde a pátria de Bóris Yeltsin (que adorava tênis e estava presente ao cotejo) venceu por 3 a 2.

O outro enfrentamento reúne dois melhores do mundo nas quadras instaladas na Plaza de Toros de Las Ventas (uma arena de touradas) em Madrid. Defendendo as cores da casa está Rafael Nadal, o melhor na classificação de simples. Jogando nas duplas estará Mike Bryan, um dos melhores no jogo conjunto, mas desta vez sem o irmão. Bob Bryan se lesionou e o capitão Patrick McEnroe chamou Mardy Fish em substituição.

O retrospecto é favorável aos americanos no geral, 5 a 3. O problema para os estadunidenses é quando jogam na capital espanhola. A única vitória foi no longínquo ano de 1972. Em 1965, 2000 e 2004 - esta valendo a final - os americanos foram derrotados no piso lento espanhol. Além de tudo isso, McEnroe só deve se juntar ao time na quarta-feira. O capitão esqueceu seu passaporte e não pôde embarcar.

O time ianque bateu austríacos e franceses com relativa facilidade. Os ibéricos massacraram peruanos e alemães, que eram cabeça 4 da competição, fora de casa nas duas ocasiões.

O SporTV detém os direitos de transmissão do torneio e provavelmente mostrará as partidas.

Abaixo a relação dos times. Entre parênteses, a posição dos jogadores na classificação da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP):

Rússia
Nikolay Davydenko (6)
Igor Andreev (20)
Dmitri Tursunov (26)
Igor Kunitsyn (76)

Capitão: Shamil Tarpischev

Argentina
David Nalbandian (7)
Juan Martín del Potro (13)
Augustin Calleri (49)
Guillermo Cañas (55)

Capitão: Alberto Mancini

Espanha
Rafael Nadal (1)
David Ferrer (5)
Fernando Verdasco (15)
Feliciano López (38)

Capitão: Emilio Sánchez

Estados Unidos
Andy Roddick (8)
Sam Querrey (40)
Michael Bryan (1 em duplas)
Mardy Fish (23)

Capitão: Patrick McEnroe

-TC Muniz Relvas, com a ajuda preciosa de Daniel Lacerda que me alertou para informações importantes a respeito do assunto. Avante Tuvalu!

sábado, 30 de agosto de 2008

Morre Phil Hill

Philip Toll Hill Jr., 81, morreu nesta quinta (28/8) em Salinas, Califórnia de complicações decorrentes do Mal de Parkinson. Hill lutava contra a doença há cinco anos. Hill foi o único piloto nascido nos Estados Unidos a vencer o Camnpeonato Mundial de Fórmula 1, em 1961, pilotando uma Ferrari. Mario Andretti também venceu em 1978, mas era naturalizado - nasceu na Itália. Com a scuderia de Maranello também contabilizou três vitórias nas 24 Horas de Le Mans. Em 1958, 1961 e 1962 revezando com o belga Olivier Gendebien.

Nascido em Miami e criado em Santa Mônica, cidade em que residiu até sua morte, Hill estudou administração, mas não concluiu o curso por conta de sua paixão pelo esporte motor. Iniciou como mecânico. Em 1949 iria para o Reino Unido pilotar pela Jaguar. Em 1956 despertaria o interesse de Enzo Ferrari, que o contrataria para sua equipe.

O título de Hill se deu na primeira temporada em que foram instaurados os motores de 1,5 litro. O americano e seu companheiro de equipe, o alemão Wolfgang von Trips dominaram a temporada e a disputaram ponto a ponto. A penúltima corrida aconteceria em Monza, com von Tripps na pole position. Com a largada se viu um dos acidentes mais terríveis da história da Fórmula 1. Von Tripps bateria em Jim Clark, perderia o controle do carro e mataria mais 14 pessoas nas arquibancadas. A corrida não foi interrompida e Hill sagrou-se campeão na Itália.

A última corrida da temporada, em Watkins Glen, seria a exibição triunfante do campeão frente a seu publico. Mas a Ferrari, em face ao trágico acidente e com os rumos do campeonato já decididos, optou por não enviar seus carros para o GP dos Estados Unidos e Hill desfilou antes da corrida. Hill correria até 1966 na principal categoria do automobilismo mundial. Após sua aposentadoria, Hill colaboraria com artigos em revistas e transmissões de TV.

Deixa esposa, Alma, um filho, Derek, e duas filhas.

-TC Muniz Relvas, com informações da Wikipédia, Jalopnik, e Grande Prêmio


quinta-feira, 28 de agosto de 2008

A NFL abre alas para McCain


As grandes convenções partidárias são uma tradição estabelecida há muito tempo dentro do universo político americano. O papel delas é agrupar políticos de prestígio que discursem em favor do candidato do partido que já fora previamente escolhido através do processo de eleições primárias e comparece à convenção para ser aclamado como o escolhido do partido para a disputa do pleito.

Hoje (28/8) é o último dia da Convenção Nacional do Partido Democrata. Espera-se que Barack Obama e Joe Biden confirmem sua entrada na disputa presidencial como representantes oficiais do partido de Bill Clinton. Na semana seguinte, será a vez do Partido Republicano fazer a mesma coisa com John McCain e seu vice, que ainda não foi anunciado, assumirem oficialmente as rédeas da candidatura da situação.

Porém, na mesma quinta-feira (4/9) em que se espera que McCain discurse, será dado o pontapé inicial de mais uma temporada da National Football League. A tradição do jogo de abertura ser isolado dos demais vem do ano de 2002 quando os New York Giants receberam os San Francisco 49ers. No ano seguinte, seria a vez de Washington receber o jogo quando os Redskins enfrentaram os Jets. A proposta da NFL em sediar os jogos em Nova York e Washington era de ajudar na recuperação financeira dessas cidades pós-11 de setembro. Esses jogos começaram transmitidos pela ESPN, mas como a audiência foi bastante interessante os direitos foram repassados para a "emissora-irmã" ABC que passaria a transmitir em TV aberta. A mudança mais significativa veio em 2004, quando a NFL estipulou que o jogo de abertura deveria ser uma "defesa do título" do campeão da temporada. Sendo assim os Patriots encararam os Colts no primeiro jogo da temporada 2004. Em 2006, com o remanejamento dos direitos de transmissão da NFL, a NBC passou a ter os direitos sobre o kickoff game.

Neste ano os Giants são os protagonistas quando recebem os Redskins e o jogo estava originalmente marcado para começar às 20:30 (hora leste dos EUA). Se fosse dessa maneira o jogo ainda estaria em andamento quando John McCain fosse fazer seu discurso de aceitação da candidatura e possivelmente a fala do republicano não chegaria a um grande número de eleitores que prefeririam ver Eli Manning e Plaxico Burress.

Dessa maneira, a NBC conversou com a NFL para que o jogo fosse antecipado, podendo assim mostrar os dois eventos. O jogo foi passado para às 19:00 e, se tudo correr normalmente, deve acabar a tempo de mostrar a Convenção em Minneapolis. Se tudo der certo, a NBC tem um programa de boa audiência para manter seus espectadores em frente à telinha. Nada impede, entretanto, que o jogo entre em prorrogação e que a estratégia arquitetada pela NBC falhe.

A ESPN mostra esse jogo para o Brasil. 4/9 a partir das 20:00 de Brasília. ESPN e Bandsports mostram a temporada da National Football League.

Foto por River Bissonnette, extraída de http://en.wikipedia.org/wiki/Image:McCain25April2007Portsmouth.jpg

-TC Muniz Relvas

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Arsenal campeão!

Com um gol de Carlos Casteglione, o Arsenal de Sarandí conquistou seu segundo titúlo internacional na manhã de ontem. A equipe argentina venceu a Copa Suruga Bank, competição disputada pela primeira vez. O oponente foi o Gamba Osaka. A intenção do jogo anual é reunir o campeão da Copa Sul-Americana e o campeão da Copa da J-League. O jogo marcou a estréia de Daniel Garnero como treinador do celeste y rojo.

O palco da disputa foi o Estádio Nagai, casa do rival do Gamba, o Cerezo Osaka. O calor de 33 graus deu o tom para uma partida bastante disputada na qual pôde-se perceber a diferença de rítimos entre as equipes. De um lado o Gamba em plena atividade na J-League e do outro o Arsenal em total clima de pré-temporada. Ainda assim o domínio foi da equipe portenha, que tinha em Facundo Sava seu principal atacante.

O Gamba, por sua vez, tinha o atacante brasileiro Lucas Severino como principal força de seu ataque. No Brasil, o avançado, que integrou o time olímpico em 2000, passou por Botafogo de Ribeirão Preto, Atlético Paranaense, Cruzeiro e Corinthians. Também passou pelo Rennes e desembarcou no Japão em 2004 pelo FC Tokyo onde marcou 48 tentos em 120 partidas.

O tento decisivo da Carlos Casteglione saiu no finalzinho do jogo após uma cabeçada que colocou a bola dentro do gol por pouco. Tão pouco que Fujigaya, goleiro do Gamba, tirou a bola de dentro do gol pensando que ela não havia cruzado a meta. Mas ela cruzou e o Arsenal sagrou-se campeão com esse gol. O jogo estendeu-se até os 97 minutos por conta da expulsão de Diáz, aos 94. Mas ainda assim o Arsenal foi capaz de reter o título.

O próximo compromisso do Gamba na J-League é no dia 9 de agosto, fora de casa contra o Yokohama F. Marinos. No mesmo dia o Arsenal faz sua estréia contra o Argentinos Juniors, em casa.

Gamba Osaka 0
Arsenal FC 1

Estádio Nagai, Osaka
Árbitro: Liang Zhao (China)

Gamba Osaka: Fujigaya; Nakazawa, Yamaguchi (Okamoto), Shimohira (Mineiro) e Kaji; Futagawa, Sasaki (Takei), Myojin (Hirai) e Hashimoto; Lucas e Yamazaki. T: Akira Nishino

Arsenal: Cuenca; Espínola (Gandolfli), Mosquera, Matellán e Diáz; Carrera (Leguizamón), Pellerano (San Martín), Casteglione e Yacuzzi; Gomez (Sachetto) e Sava (Coria). T: Daniel Garnero

Gol

Arsenal: Casteglione aos 86' (0-1)

terça-feira, 29 de julho de 2008

Esquentando os tamborins

Post breve apenas para dizer que este blog pretende com as Olímpiadas, enfim, passar a ser um blog de verdade, ou seja, ter uma regularidade em suas postagens. Com isso eu entrego três widgets e dois links que eu julgo serem bem interessantes.

Os widgets são dois aí do lado que conterão notícias dos jogos, um do UOL e outro da Abril. Além disso, no pé da página você vê o quadro geral de medalhas. Por enquanto é o de todas os Jogos, mas assim que eles começarem, você passa a tê-lo atualizado em tempo real.

Os links que falei são dois calendários bacaninhas pra você se programar com tudo o que tem direito. Esse é o da Abril: http://pequim.abril.com.br/calendario/ e aqui você encontra o do Globo Esporte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Pequim2008/Programacao/0,,GEN1017-15997,00.html

Um efusivo abraço

Começa a Copa Sul-Americana


Com um jogo entre River Plate (do Uruguai) e Universidad Católica, a Copa Nissan Sul-Americana dará largada a sua 7ª edição. Com a tentativa de se estabelecer como a segunda competição de clubes do continente o torneio ainda esbarra em alguns problemas mas certamente algum interesse ela atrai, senão sua existência não se justifica a toa.

Como reporta a coluna de Ubiratan Leal na Trivela, um ponto de discordância é a falta de critérios para o excesso de argentinos e brasileiros que permeiam a competição. Chegando ao disparate de Boca e River (esse sim, o Argentino) já estarem garantidos nas oitavas-de-final da competição na condição de convidados. Este blogueiro tem a impressão de que se a AFA não conseguir enviar suas duas maiores estrelas em todas as competições possíveis, ela simplesmente não se representa.

A Copa Sul-Americana é notável por ser a primeira competição de clubes realizada pela Conmebol em que um time de outra confederação conseguiu o título. E este foi o Pachuca, do México, na edição de 2006. Além dele, nas edições de 2005 e 2007, UNAM Pumas e América acessaram às finais respectivamente. Na Sul-Americana também se repete a mesma hegemonia presente na Copa Libertadores, os argentinos são os maiores campeões com quatro títulos das seis edições disputadas. Dois com o Boca, um com o San Lorenzo e o outro, da útlima edição, com o Arsenal de Sarandí.

Os brasileiros não conhecem vida fácil na competição. Até hoje, nenhum representante do futebol alegre chegou às finais da competição. O máximo conquistado foram passagens às semi-finais. Em 2003, o São Paulo deixou a vaga escapar nos pênaltis frente ao River Plate. No ano seguinte foi a vez do Boca ser o algoz brasileiro batendo o Internacional. E a última aparição do Brasil nas semis da Copa foi com o Atlético Paranaense no ano de 2006 perdendo contra os futuros campeões, os mexicanos do Pachuca. Neste ano são 8 os representantes do Brasil, mas como eles se enfrentam diretamente na primeira fase pode-se dizer que na fase internacional entram somente quatro. Os confrontos são os seguintes com a equipe que faz o jogo de volta em casa listada primeiro:

São Paulo - Atlético Paranaense (12 e 27/8)
Grêmio - Internacional (13 e 28/8)
Palmeiras - Vasco da Gama (13/8 e 17/9)
Atlético Mineiro - Botafogo (14 e 27/8)

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Brasileirão: Resumo da 14ª rodada

Não pintou o campeão. Mas definitivamente os sete gols pintados pelo Grêmio ante o Figueirense, que respondeu com apenas um, foram o grande destaque da 14ª rodada do Brasileiro. Destaque por ter sido a maior goleada deste Campeonato Brasileiro até o momento. Destaque por ter dado ao Grêmio a ponta da tabela. Destaque pela rara ocorrência de dois hat-tricks, por parte de Perea e Reinaldo. E, por fim, eu diria que é um destaque um time do Celso Roth colocando sete gols num adversário de qualquer maneira.

Mais uma vez o campeonato está marcado pelo equílibrio. Do líder Grêmio até o sétimo colocado, o rival Internacional, tem-se apenas seis pontos de diferença. Duas vitórias e a outra metade de Porto Alegre também pode sonhar em alçar vôos mais altos. Vôos esses que tiveram suas possibilidades aumentadas após a boa vitória da equipe de Tite sobre o São Paulo. Ainda que o árbitro tenha anulado incorretamente o gol são-paulino de Dagoberto, a vitória do Internacional foi inapelável com dois gols do bom Nilmar. Falando em arbitragem, no Canindé o Flamengo empatou com a Portuguesa com lances dignos de voleibol. Os flamenguistas também podem alegar que os dois pênaltis dos quais se originaram os gols lusos foram duvidosos. No fim, o empate de 2 a 2 ficou de bom tamanho.

Nos dois clássicos da rodada tivemos seis gols em cada um. No RJ, Vasco da Gama e Fluminense protagonizaram um jogo muito movimentado onde brilhou a estrela de dois grandes artilheiros: Edmundo e Washington marcaram dois gols cada. No Palestra Itália todos os gols saíram no primeiro tempo. O Palmeiras abriu 3 a 0 com 29 minutos de jogo. Kléber Pereira e Apodi diminuiriam a diferença para apenas um gol e talvez o Santos fosse capaz de virar se não fosse o gol de Gladstone (!) no finalzinho da primeira metade que colocaria números finais à partida: 4 a 2. O Santos deve agradecer ao Coritiba que, num jogo de poucas emoções apesar do belo chute do gol de Carlinhos Paraíba, bateu o Ipatinga pela contagem mínima e impediu que o time do Vale do Aço saísse da última posição e deixasse o alvinegro praiano no fundo da tabela.

Falando em fundo da tabela, o Botafogo enterra mais o Atlético Mineiro. Em partida disputada no Engenhão, Lúcio Flávio, Triguinho, Carlos Alberto e Gil impuseram ao Galo a quinta derrota no campeonato pelo placar de 4 a 0. O rival do Atlético não tem motivos para sorrir nessa rodada. Um chutaço de falta de Iarley decretou a vitória por 1 a 0 do Goiás dentro do Mineirão. Interessante lembrar que o Goiás ficou com 10 jogadores durante todo o segundo tempo e ainda assim foi capaz de suportar a pressão.

O atual campeão da Copa do Brasil obteve um pouco mais de tranqülidade nessa rodada. Num duelo de equipes de pontuação quase equivalente, Sport e Atlético Paranaense se chocaram na Ilha do Retiro e a vitória foi do Leão com um único gol de fora da área de Luciano Henrique. Ainda assim as duas equipes continuam na "zona do meio". O Sport, como já dito, respirando um pouco mais, em 12º com 18 pontos. O Furacão é apenas ventania na 15ª posição e apenas um ponto acima do Atlético de Minas, o primeiro a ser degolado. Ainda no nordeste, o Vitória prevaleceu em seus domínios sobre o Náutico Capibaribe e aplicou 2 a 0 com dois tentos de Marquinhos. A equipe baiana surge como possível líder na próxima rodada. Apenas o time do Barradão e o Flamengo podem roubar a liderança do Grêmio.

E, se vocês querem saber, é isso que acho que acontecerá.

-TC Muniz Relvas

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Os ESPYs


ESPY significa em português Prêmios Anuais de Excelência em Performance Esportiva. Eles foram instituídos pela rede de TV americana ESPN e são realizados desde 1993. Justin Timberlake foi o anfitrião para a edição deste ano que foi realizada no Nokia Theatre em Los Angeles. Tiger Woods é o maior vencedor do evento, somando 21 troféus.

Pode se dizer que os ESPYs não são exatamente uma premiação mundialista como você perceberá nas categorias e vencedores listados abaixo. A ESPN transmite a gravação da entrega dos prêmios neste sábado, 26/7, às 22:00. Portanto, se você não quiser saber quem ganhou os prêmios não siga o texto.

Prêmios por votação popular

Melhor atleta masculino
Tiger Woods (golfe)

Melhor atleta feminina
Candace Parker (Los Angeles Sparks, basquetebol)

Melhor momento
Demonstração de esportismo no jogo de softbol universitário entre Central Washington e Western Oregon. Sara Tuchlosky bateu um home-run e impulsionou duas corridas. Quando foi a sua vez de correr entre as bases, ela caiu e machucou o joelho. Incapaz de correr as bases por si só, ela foi auxiliada por jogadoras do time adversário para que pudesse tocar as bases e marcar sua corrida.

Melhor equipe
Boston Celtics (basquetebol)

Melhor treinador
Pat Summit (Tennessee, basquetebol)

Melhor jogo
Super Bowl XLII: New York Giants 17-14 New England Patriots (NFL, futebol americano)

Melhor performance dentro de um campeonato
Tiger Woods no Aberto dos EUA de 2008 (golfe)

Melhor jogada
Passe de Eli Manning para David Tyree no Super Bowl XLII (NFL, futebol americano)

Melhor final de jogo
Western Kentucky vencendo Drake por 101 a 99 com uma cesta de três pontos arremessada no último instante por Ty Rogers (NCAA, basquetebol)

Melhor surpresa
New York Giants vencendo os New England Patriots no Super Bowl XLII (NFL, futebol americano)

Melhor atleta estreante
Adrian Peterson (Minnesota Vikings, futebol americano)

Melhor performance em quebra de recorde
Brett Favre, quebrando o recorde de touchdowns na história da NFL. Atualmente possui 422 contra 420 de Dan Marino. (Green Bay Packers, futebol americano)

Melhor filme sobre esportes
Semi-Pro

Melhor atleta universitário masculino
Tim Tebow (Florida, futebol americano)

Melhor atleta universitária feminina
Candace Parker (Tennessee, basquetebol)

Melhor atleta masculino com uma deficiência
Ryan Kocer (luta)

Melhor atleta feminina com uma deficiência
Shay Oberg (softbol)

Melhor atleta internacional masculino
Rafael Nadal (Espanha, tênis)

Melhor atleta internacional feminina
Lorena Ochoa (México, golfe)

Melhor jogador de beisebol
Alex Rodriguez (MLB, New York Yankees)

Melhor jogador da NBA
Kobe Bryant (Los Angeles Lakers)

Melhor jogadora da WNBA
Lauren Jackson (Seattle Storm)

Melhor jogador da NFL
Tom Brady (New England Patriots)

Melhor jogador da NHL
Sidney Crosby (Pittsburgh Penguins)

Melhor jogador da MLS
David Beckham (Los Angeles Galaxy)

Melhor atleta masculino de esportes de ação
Shaun White (skate e snowboarding)

Melhor atleta feminina de esportes de ação
Gretchen Bleiler (snowboarding)

Melhor jogador de boliche
Norm Duke

Melhor piloto
Jimmie Johnson (NASCAR)

Melhor lutador
Floyd Mayweather (boxe)

Melhor golfista
Tiger Woods

Melhor jóquei
Kent Desormeaux

Melhor atleta de esportes ao ar livre
Scott Smiley (alpinista)

Melhor jogador de tênis
Roger Federer

Melhor jogadora de tênis
Maria Sharapova

Melhor atleta de atletismo
Tyson Gay

Melhor retorno
Josh Hamilton (Texas Rangers, beisebol)

Hamilton foi escolhido para jogar na MLB em 2001, mas várias contusões se abateram sobre ele e por causa delas ele acabou tendo problemas com drogas e o álcool. Hamilton conseguiu se recuperar a ponto de estar no jogo das estrelas dessa temporada

Prêmios dos patrocinadores

Prêmio do "momento como nenhum outro" da Hummer
George Martin por sua caminhada de Nova York até San Diego para arrecadar fundos para as vítimas dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

Prêmio do "momento inegável" da Under Armour
O home-run de Dalton Carriker no jogo final da Little League World Series entre Warner Robins Georgia e Tokyo que decretou o final da partida que já estava em sua oitava entrada (em jogos da Little League, o normal são seis entradas).

Prêmios especiais

Prêmio Arthur Ashe por coragem
Tommie Smith e John Carlos por terem erguido suas mãos com luvas negras na entrega das medalhas da prova dos 200 metros nos Jogos Olímpicos de 1968

Prêmio Jimmy V por perseverança
Kevin Everett por sua recuperação após uma fratura de pescoço no jogo da NFL entre Buffalo Bills e Denver Broncos no dia 9 de setembro de 2007. Foi cogitado que Everett poderia perder o movimento das pernas, mas ele já é capaz de andar.