Esporte na TV Ao Vivo

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Arsenal campeão!

Com um gol de Carlos Casteglione, o Arsenal de Sarandí conquistou seu segundo titúlo internacional na manhã de ontem. A equipe argentina venceu a Copa Suruga Bank, competição disputada pela primeira vez. O oponente foi o Gamba Osaka. A intenção do jogo anual é reunir o campeão da Copa Sul-Americana e o campeão da Copa da J-League. O jogo marcou a estréia de Daniel Garnero como treinador do celeste y rojo.

O palco da disputa foi o Estádio Nagai, casa do rival do Gamba, o Cerezo Osaka. O calor de 33 graus deu o tom para uma partida bastante disputada na qual pôde-se perceber a diferença de rítimos entre as equipes. De um lado o Gamba em plena atividade na J-League e do outro o Arsenal em total clima de pré-temporada. Ainda assim o domínio foi da equipe portenha, que tinha em Facundo Sava seu principal atacante.

O Gamba, por sua vez, tinha o atacante brasileiro Lucas Severino como principal força de seu ataque. No Brasil, o avançado, que integrou o time olímpico em 2000, passou por Botafogo de Ribeirão Preto, Atlético Paranaense, Cruzeiro e Corinthians. Também passou pelo Rennes e desembarcou no Japão em 2004 pelo FC Tokyo onde marcou 48 tentos em 120 partidas.

O tento decisivo da Carlos Casteglione saiu no finalzinho do jogo após uma cabeçada que colocou a bola dentro do gol por pouco. Tão pouco que Fujigaya, goleiro do Gamba, tirou a bola de dentro do gol pensando que ela não havia cruzado a meta. Mas ela cruzou e o Arsenal sagrou-se campeão com esse gol. O jogo estendeu-se até os 97 minutos por conta da expulsão de Diáz, aos 94. Mas ainda assim o Arsenal foi capaz de reter o título.

O próximo compromisso do Gamba na J-League é no dia 9 de agosto, fora de casa contra o Yokohama F. Marinos. No mesmo dia o Arsenal faz sua estréia contra o Argentinos Juniors, em casa.

Gamba Osaka 0
Arsenal FC 1

Estádio Nagai, Osaka
Árbitro: Liang Zhao (China)

Gamba Osaka: Fujigaya; Nakazawa, Yamaguchi (Okamoto), Shimohira (Mineiro) e Kaji; Futagawa, Sasaki (Takei), Myojin (Hirai) e Hashimoto; Lucas e Yamazaki. T: Akira Nishino

Arsenal: Cuenca; Espínola (Gandolfli), Mosquera, Matellán e Diáz; Carrera (Leguizamón), Pellerano (San Martín), Casteglione e Yacuzzi; Gomez (Sachetto) e Sava (Coria). T: Daniel Garnero

Gol

Arsenal: Casteglione aos 86' (0-1)

terça-feira, 29 de julho de 2008

Esquentando os tamborins

Post breve apenas para dizer que este blog pretende com as Olímpiadas, enfim, passar a ser um blog de verdade, ou seja, ter uma regularidade em suas postagens. Com isso eu entrego três widgets e dois links que eu julgo serem bem interessantes.

Os widgets são dois aí do lado que conterão notícias dos jogos, um do UOL e outro da Abril. Além disso, no pé da página você vê o quadro geral de medalhas. Por enquanto é o de todas os Jogos, mas assim que eles começarem, você passa a tê-lo atualizado em tempo real.

Os links que falei são dois calendários bacaninhas pra você se programar com tudo o que tem direito. Esse é o da Abril: http://pequim.abril.com.br/calendario/ e aqui você encontra o do Globo Esporte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Pequim2008/Programacao/0,,GEN1017-15997,00.html

Um efusivo abraço

Começa a Copa Sul-Americana


Com um jogo entre River Plate (do Uruguai) e Universidad Católica, a Copa Nissan Sul-Americana dará largada a sua 7ª edição. Com a tentativa de se estabelecer como a segunda competição de clubes do continente o torneio ainda esbarra em alguns problemas mas certamente algum interesse ela atrai, senão sua existência não se justifica a toa.

Como reporta a coluna de Ubiratan Leal na Trivela, um ponto de discordância é a falta de critérios para o excesso de argentinos e brasileiros que permeiam a competição. Chegando ao disparate de Boca e River (esse sim, o Argentino) já estarem garantidos nas oitavas-de-final da competição na condição de convidados. Este blogueiro tem a impressão de que se a AFA não conseguir enviar suas duas maiores estrelas em todas as competições possíveis, ela simplesmente não se representa.

A Copa Sul-Americana é notável por ser a primeira competição de clubes realizada pela Conmebol em que um time de outra confederação conseguiu o título. E este foi o Pachuca, do México, na edição de 2006. Além dele, nas edições de 2005 e 2007, UNAM Pumas e América acessaram às finais respectivamente. Na Sul-Americana também se repete a mesma hegemonia presente na Copa Libertadores, os argentinos são os maiores campeões com quatro títulos das seis edições disputadas. Dois com o Boca, um com o San Lorenzo e o outro, da útlima edição, com o Arsenal de Sarandí.

Os brasileiros não conhecem vida fácil na competição. Até hoje, nenhum representante do futebol alegre chegou às finais da competição. O máximo conquistado foram passagens às semi-finais. Em 2003, o São Paulo deixou a vaga escapar nos pênaltis frente ao River Plate. No ano seguinte foi a vez do Boca ser o algoz brasileiro batendo o Internacional. E a última aparição do Brasil nas semis da Copa foi com o Atlético Paranaense no ano de 2006 perdendo contra os futuros campeões, os mexicanos do Pachuca. Neste ano são 8 os representantes do Brasil, mas como eles se enfrentam diretamente na primeira fase pode-se dizer que na fase internacional entram somente quatro. Os confrontos são os seguintes com a equipe que faz o jogo de volta em casa listada primeiro:

São Paulo - Atlético Paranaense (12 e 27/8)
Grêmio - Internacional (13 e 28/8)
Palmeiras - Vasco da Gama (13/8 e 17/9)
Atlético Mineiro - Botafogo (14 e 27/8)

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Brasileirão: Resumo da 14ª rodada

Não pintou o campeão. Mas definitivamente os sete gols pintados pelo Grêmio ante o Figueirense, que respondeu com apenas um, foram o grande destaque da 14ª rodada do Brasileiro. Destaque por ter sido a maior goleada deste Campeonato Brasileiro até o momento. Destaque por ter dado ao Grêmio a ponta da tabela. Destaque pela rara ocorrência de dois hat-tricks, por parte de Perea e Reinaldo. E, por fim, eu diria que é um destaque um time do Celso Roth colocando sete gols num adversário de qualquer maneira.

Mais uma vez o campeonato está marcado pelo equílibrio. Do líder Grêmio até o sétimo colocado, o rival Internacional, tem-se apenas seis pontos de diferença. Duas vitórias e a outra metade de Porto Alegre também pode sonhar em alçar vôos mais altos. Vôos esses que tiveram suas possibilidades aumentadas após a boa vitória da equipe de Tite sobre o São Paulo. Ainda que o árbitro tenha anulado incorretamente o gol são-paulino de Dagoberto, a vitória do Internacional foi inapelável com dois gols do bom Nilmar. Falando em arbitragem, no Canindé o Flamengo empatou com a Portuguesa com lances dignos de voleibol. Os flamenguistas também podem alegar que os dois pênaltis dos quais se originaram os gols lusos foram duvidosos. No fim, o empate de 2 a 2 ficou de bom tamanho.

Nos dois clássicos da rodada tivemos seis gols em cada um. No RJ, Vasco da Gama e Fluminense protagonizaram um jogo muito movimentado onde brilhou a estrela de dois grandes artilheiros: Edmundo e Washington marcaram dois gols cada. No Palestra Itália todos os gols saíram no primeiro tempo. O Palmeiras abriu 3 a 0 com 29 minutos de jogo. Kléber Pereira e Apodi diminuiriam a diferença para apenas um gol e talvez o Santos fosse capaz de virar se não fosse o gol de Gladstone (!) no finalzinho da primeira metade que colocaria números finais à partida: 4 a 2. O Santos deve agradecer ao Coritiba que, num jogo de poucas emoções apesar do belo chute do gol de Carlinhos Paraíba, bateu o Ipatinga pela contagem mínima e impediu que o time do Vale do Aço saísse da última posição e deixasse o alvinegro praiano no fundo da tabela.

Falando em fundo da tabela, o Botafogo enterra mais o Atlético Mineiro. Em partida disputada no Engenhão, Lúcio Flávio, Triguinho, Carlos Alberto e Gil impuseram ao Galo a quinta derrota no campeonato pelo placar de 4 a 0. O rival do Atlético não tem motivos para sorrir nessa rodada. Um chutaço de falta de Iarley decretou a vitória por 1 a 0 do Goiás dentro do Mineirão. Interessante lembrar que o Goiás ficou com 10 jogadores durante todo o segundo tempo e ainda assim foi capaz de suportar a pressão.

O atual campeão da Copa do Brasil obteve um pouco mais de tranqülidade nessa rodada. Num duelo de equipes de pontuação quase equivalente, Sport e Atlético Paranaense se chocaram na Ilha do Retiro e a vitória foi do Leão com um único gol de fora da área de Luciano Henrique. Ainda assim as duas equipes continuam na "zona do meio". O Sport, como já dito, respirando um pouco mais, em 12º com 18 pontos. O Furacão é apenas ventania na 15ª posição e apenas um ponto acima do Atlético de Minas, o primeiro a ser degolado. Ainda no nordeste, o Vitória prevaleceu em seus domínios sobre o Náutico Capibaribe e aplicou 2 a 0 com dois tentos de Marquinhos. A equipe baiana surge como possível líder na próxima rodada. Apenas o time do Barradão e o Flamengo podem roubar a liderança do Grêmio.

E, se vocês querem saber, é isso que acho que acontecerá.

-TC Muniz Relvas

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Os ESPYs


ESPY significa em português Prêmios Anuais de Excelência em Performance Esportiva. Eles foram instituídos pela rede de TV americana ESPN e são realizados desde 1993. Justin Timberlake foi o anfitrião para a edição deste ano que foi realizada no Nokia Theatre em Los Angeles. Tiger Woods é o maior vencedor do evento, somando 21 troféus.

Pode se dizer que os ESPYs não são exatamente uma premiação mundialista como você perceberá nas categorias e vencedores listados abaixo. A ESPN transmite a gravação da entrega dos prêmios neste sábado, 26/7, às 22:00. Portanto, se você não quiser saber quem ganhou os prêmios não siga o texto.

Prêmios por votação popular

Melhor atleta masculino
Tiger Woods (golfe)

Melhor atleta feminina
Candace Parker (Los Angeles Sparks, basquetebol)

Melhor momento
Demonstração de esportismo no jogo de softbol universitário entre Central Washington e Western Oregon. Sara Tuchlosky bateu um home-run e impulsionou duas corridas. Quando foi a sua vez de correr entre as bases, ela caiu e machucou o joelho. Incapaz de correr as bases por si só, ela foi auxiliada por jogadoras do time adversário para que pudesse tocar as bases e marcar sua corrida.

Melhor equipe
Boston Celtics (basquetebol)

Melhor treinador
Pat Summit (Tennessee, basquetebol)

Melhor jogo
Super Bowl XLII: New York Giants 17-14 New England Patriots (NFL, futebol americano)

Melhor performance dentro de um campeonato
Tiger Woods no Aberto dos EUA de 2008 (golfe)

Melhor jogada
Passe de Eli Manning para David Tyree no Super Bowl XLII (NFL, futebol americano)

Melhor final de jogo
Western Kentucky vencendo Drake por 101 a 99 com uma cesta de três pontos arremessada no último instante por Ty Rogers (NCAA, basquetebol)

Melhor surpresa
New York Giants vencendo os New England Patriots no Super Bowl XLII (NFL, futebol americano)

Melhor atleta estreante
Adrian Peterson (Minnesota Vikings, futebol americano)

Melhor performance em quebra de recorde
Brett Favre, quebrando o recorde de touchdowns na história da NFL. Atualmente possui 422 contra 420 de Dan Marino. (Green Bay Packers, futebol americano)

Melhor filme sobre esportes
Semi-Pro

Melhor atleta universitário masculino
Tim Tebow (Florida, futebol americano)

Melhor atleta universitária feminina
Candace Parker (Tennessee, basquetebol)

Melhor atleta masculino com uma deficiência
Ryan Kocer (luta)

Melhor atleta feminina com uma deficiência
Shay Oberg (softbol)

Melhor atleta internacional masculino
Rafael Nadal (Espanha, tênis)

Melhor atleta internacional feminina
Lorena Ochoa (México, golfe)

Melhor jogador de beisebol
Alex Rodriguez (MLB, New York Yankees)

Melhor jogador da NBA
Kobe Bryant (Los Angeles Lakers)

Melhor jogadora da WNBA
Lauren Jackson (Seattle Storm)

Melhor jogador da NFL
Tom Brady (New England Patriots)

Melhor jogador da NHL
Sidney Crosby (Pittsburgh Penguins)

Melhor jogador da MLS
David Beckham (Los Angeles Galaxy)

Melhor atleta masculino de esportes de ação
Shaun White (skate e snowboarding)

Melhor atleta feminina de esportes de ação
Gretchen Bleiler (snowboarding)

Melhor jogador de boliche
Norm Duke

Melhor piloto
Jimmie Johnson (NASCAR)

Melhor lutador
Floyd Mayweather (boxe)

Melhor golfista
Tiger Woods

Melhor jóquei
Kent Desormeaux

Melhor atleta de esportes ao ar livre
Scott Smiley (alpinista)

Melhor jogador de tênis
Roger Federer

Melhor jogadora de tênis
Maria Sharapova

Melhor atleta de atletismo
Tyson Gay

Melhor retorno
Josh Hamilton (Texas Rangers, beisebol)

Hamilton foi escolhido para jogar na MLB em 2001, mas várias contusões se abateram sobre ele e por causa delas ele acabou tendo problemas com drogas e o álcool. Hamilton conseguiu se recuperar a ponto de estar no jogo das estrelas dessa temporada

Prêmios dos patrocinadores

Prêmio do "momento como nenhum outro" da Hummer
George Martin por sua caminhada de Nova York até San Diego para arrecadar fundos para as vítimas dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

Prêmio do "momento inegável" da Under Armour
O home-run de Dalton Carriker no jogo final da Little League World Series entre Warner Robins Georgia e Tokyo que decretou o final da partida que já estava em sua oitava entrada (em jogos da Little League, o normal são seis entradas).

Prêmios especiais

Prêmio Arthur Ashe por coragem
Tommie Smith e John Carlos por terem erguido suas mãos com luvas negras na entrega das medalhas da prova dos 200 metros nos Jogos Olímpicos de 1968

Prêmio Jimmy V por perseverança
Kevin Everett por sua recuperação após uma fratura de pescoço no jogo da NFL entre Buffalo Bills e Denver Broncos no dia 9 de setembro de 2007. Foi cogitado que Everett poderia perder o movimento das pernas, mas ele já é capaz de andar.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Luiz Fernando Bindi

Ainda que este blog mais tropece do que ande, é impossível não prestar uma homenagem, ainda que simplíssima, a este homem referenciado no título do post. Ele faleceu nesta terça-feira (23/7/2008) de ataque cardíaco fulminante.

O pouco contato que eu tinha com ele, através de Messenger, blogs, rádio e publicações, foi o bastante para que eu entendesse o quão inteligente, gentil e querida era a pessoa de Luiz Fernando Bindi.

Definitivamente um exemplo de ser humano.Fica aqui o meu pesar pela passagem deste grande senhor e sobretudo o arrependimento de não tê-lo conhecido pessoalmente.

Vá em paz, eterno escudeiro.

Os dois sites que Bindi mantinha em vida:
http://www.distintivos.com.br/
http://futeboleumacaixinhadesurpresas.blogspot.com/

-TC Muniz Relvas

sexta-feira, 18 de julho de 2008

O Jogo do Dia: 18/7/2008

Mantendo o rítimo

Os Mets bateram os Reds num jogo tomado pelas viradas de placar. O time do interino Jerry Manuel contou com a força de seu ataque num momento decisivo. Na nona entrada, perdendo por 8 a 6, seus comandados foram capazes de virar o jogo para 10 a 8 e assim alcançar os Phillies na liderança do Leste da Liga Nacional. David Wright, Fernando Tatis e Carlos Delgado foram os rebatedores que impulsionaram as 10 corridas da equipe do Queens.

Johnny Cueto e Johan Santana começaram de maneira relativamente tranqüila. Mas já na segunda entrada, Santana enfrentaria uma situação de bases cheias. Na quarta entrada o jogo esquentaria. Na parte alta, Delgado bateria um HR de duas corridas, impulsionando Carlos Beltrán ao home plate. A resposta viria imediatamente depois, na parte baixa. Uma atuação desastrosa de Santana nessa entrada possilibitaria a anotação de cinco corridas por parte de Cincinnati. Adam Dunn e Edwin Encarnación bateriam HRs. Jay Bruce e Jeff Keppinger impulsonariam mais três corridas e agora a equipe da casa imporia três corridas de vantagem. Reds 5-2.

Isso de maneira nenhuma significaria derrota para os Mets. David Wirght diminuiria a diferença na entrada seguinte impulsionando duas corridas. Na baixa da entrada, Carlos Muniz substituiria a Santana. Na sexta entrada, seria a vez do relevista Jeremy Affeldt entrar no lugar de Cueto. O dominicano seria sacado por permitir a virada dos Mets para 6 a 5 após permitir um HR de Tatis.

Na baixa da sétima entrada, o Mets já estava com seu quarto arremessador do dia, Aaron Heilman, que deixou as bases lotarem. Ele seria sacado e deixou a batata quente nas mãos de Scott Schoeneweis, que nada pôde fazer quando o catcher Javier Valentín impulsionou as três corridas que poderiam levar os vermelhos à vitória. 8 a 6. E aí chegou a última entrada.

A útlima entrada começou com a entrada do pitcher Francisco Cordero. Sobre cordero recairia o destino final dos Reds. A derrota. Wright primeiramente bateria um HR de duas corridas empatando a partida. Logo após, com a primeira e a terceira bases ocupadas, Carlos Delgado acertaria uma bela rebatida que colocou Carlos Beltrán no homeplate virando a partida para 9 a 8. O prego final no caixão seria a rebatida de Fernando Tatis que colocaria Damion Easley com uma corrida. Na parte baixa da entrada, Billy Wagner salvaria a partida e garantiria a vitória.

Essa vitória faz com que os Mets alcancem dois feitos. A equipe rival dos Yankees conseguiu conectar sua primeira série de dez vitórias conscecutivas desde 1991 e, pelo menos até a noite de hoje, os metropolitanos dividirão a liderança do Leste da Liga Nacional.

New York Mets 10
Cincinnati Reds 8

Great American Ballpark, Cincinnati

Vencedor: D. Sanchez (4-1)
Perdedor: F. Cordero (4-2)
Salvador: B. Wagner (23)

Corridas

-4ª, NY Mets: Carlos Delgado bate HR e impulsiona Carlos Beltrán (2-0)
-4ª, Cincinnati: Adam Dunn bate HR (2-1)
-4ª, Cincinnati: Edwin Encarnación bate HR (2-2)
-4ª, Cincinnati: Jay Bruce bate dupla e impulsiona David Ross (2-3)
-4ª, Cincinnati: Jeff Keppinger bate tripla e impulsiona Johnny Cueto e Jay Bruce (2-5)
-5ª, NY Mets: David Wright bate simples e impulsiona Brian Schneider e Nick Evans (4-5)
-6ª, NY Mets: Fernando Tatis bate HR e impulsiona Carlos Delgado (6-5)
-7ª, Cincinnati: Javier Valentín bate dupla e impulsiona Edwin Encarnación, Joey Votto e David Ross (6-8)
-9ª, NY Mets: David Wright bate HR e impulsiona Argenis Reyes (8-8)
-9ª, NY Mets: Carlos Delgado bate simples e impulsiona Damion Easley (9-8)
-9ª, NY Mets: Fernando Tatis bate dupla e impulsiona Damion Easley (10-8)

-TC Muniz Relvas

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Erro de estratégia

Os americanos são mestres na promoção de seus eventos. Isso você não tenha a menor dúvida. O Super Bowl por si só já é um curso de gestão de eventos esportivos em algumas horas. Mas não estou aqui para falar de tal evento, mas focar num pequeno detalhe da organização em si, que é o Monday Night Football.

O futebol americano de segunda à noite é uma tradição ianque muito bem estabelecida. É na noite de segunda que acontece o grande jogo da rodada. Numa analogia com o nosso futebol é possível dizer que o clássico da rodada é na segunda de noite. Clássico. No singular.

Pois bem, na rodada realizada no último final de semana pela Série A do Campeonato Brasileiro nós tivemos, entre outros, os seguintes jogos: São Paulo - Palmeiras, Cruzeiro - Atlético Mineiro, Náutico - Sport, Flamengo - Vasco da Gama. Quatro clássicos. Quatro jogos de grande importância. Quatro jogos que, isoladamente, podem atrair o amante do futebol independentemente das cores que ele defenda. Mas, com todos eles sendo realizados no mesmo dia, até a cobertura da imprensa fica espremida.

O futebol brasileiro é diferente do resto do mundo no tocante ao grande número de rivalidades regionais. Pegando o atual Campeonato Brasileiro podemos colocar em campo os seguintes clássicos:

Flamengo - Vasco da Gama
Flamengo - Fluminense
Fluminense - Vasco da Gama
Botafogo - Fluminense
Botafogo - Vasco da Gama
Botafogo - Flamengo
São Paulo - Santos
Santos - Palmeiras
Palmeiras - São Paulo
Atlético Mineiro - Cruzeiro
Internacional - Grêmio
Náutico - Sport
Atlético Paranaense - Coritiba

13 jogos no total. Se colocássemos um desses jogos por rodada teríamos pelo menos 13 rodadas com algum clássico, algum jogo de interesse geral. E que poderia ser colocado num horário destacado de todos os outros jogos da rodada afim de assegurar sua "nobreza".

Certamente essa minha idéia pode parecer desnecessária para alguns, mas é nos pequenos detalhes que se estabelecem as grandes diferenças organizacionais.

-TC Muniz Relvas

Uma questão de tradição

Ainda que nós, espectadores de outros países, teimemos em chamar o torneio de "Aberto Britânico", o nome certo é The Open Championship. Simplesmente "O Campeonato Aberto", sem necessidade de distinções nacionais. É assim porque o torneio que esta temporada será jogado na grama do Royal Birkdale Golf Club, se disputa desde 1860. É o major mais antigo em disputa, o único disputado fora dos Estados Unidos e é o único torneio a ser sempre disputado em um dos nove campos que são denominados "links" no Reino Unido. Um "link" é o mais antigo tipo de campo. Esse estilo é caracterizado pela existência de muito poucos obstáculos d'água ou árvores. Além disso os fairways não são exatamente planos, pois o campo reflete as origens do golfe quando os campos eram todos tratados manualmente. A data do torneio é fixa, sempre no final de semana da terceira sexta-feira de julho. E o total de premiação é de £4 200 000 (na cotação de 16/7/2008, R$13 398 000).

O defensor do título é o irlandês Pádraig Harrington, que levou a taça após vencer o espanhol Sérgio Garcia nos playoffs. Harrington se tornou o primeiro irlandês a vencer o Aberto desde 1947, quando Fred Daly foi o campeão. O maior vencedor da história é o inglês Harry Vardon, que venceu seu primeiro título em 1896 e o sexto, e último, em 1914.

A grande ausência no torneio desse ano é a de Tiger Woods. O americano possui três títulos do torneio, sendo que venceu dois destes de maneira conscecutiva em 2005 e 2006. Woods anunciou dois dias depois de sua vitória no Aberto dos EUA, em junho deste ano, que se submeteria a uma cirurgia em seu joelho esquerdo e ficaria de fora do resto da temporada 2008. Por conseqüência, Tiger também não joga o Campeonato da PGA. Luke Donald e David Toms também são ausência importantes.

Ainda que o fantasma de Tiger paire sobre todos os outros competidores, ainda há gente boa, e muito boa competindo. Stewart Cink, Ernie Els, Phil Mickelson, Mike Weir, Vijay Singh e Stuart Appleby são alguns dos golfistas que prometem fazer deste Aberto um campeonato muito interessante.

O Open Championship será transmitido pela ESPN.

-TC Muniz Relvas

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Os argentinos saem perdendo

O mata-mata da Copa Santander Libertadores começou na noite de ontem. Estudiantes e Lanús enfrentaram, respectivamente, LDU Quito e Atlas. E perderam. O Lanús foi derrotado pelo Atlas por 1 a 0 em casa. A equipe de La Plata jogou no Equador e foi derrotado por 2 tentos a zero.

O gol que sacramentou a vitória do Atlas ironicamente saiu de uma jogada arquitetada por dois argentinos. Cruzamento rasteiro de Diego Colotto para uma bélissima finalização de Bruno Marioni aos 37 minutos de jogo. Marioni foi o grande nome da equipe de Guadalajara, forçando a maracação do Lanús para si. O destaque do Lanús foi o ponta Jorge Sand que por vezes conseguia atacar, mas o jogo ficou morno em seu segundo tempo e quem acompanhou a partida em la Fortaleza percebeu que nem a equipe argentina conseguiria seu gol e os guatemaltecos estavam satisfeitos com o resultado alcançado.

O time de Juan Sebastián Verón foi batido pela altitude em Quito. A Liga Universitária marcou seus dois gols no segundo tempo. Guerrón marcou aos 18 minutos num chute quase sem ângulo após se livrar dos marcadores. Manso matou o jogo aos 32. O vencedor desse confronto encara uma equipe argentina. River Plate ou San Lorenzo.

Esta noite na Copa Libertadores. Horários de Brasília:

17:40 Boca Juniors - Cruzeiro
19:45 América - Flamengo
19:45 San Lorenzo - River Plate
22:00 Atlético Nacional - Fluminense
22:00 Nacional - São Paulo

-TC Muniz Relvas

O jogo do dia: 29/4/2008


A chance do herói humilde

Paul Scholes definitivamente parece ser um cara legal. Um pai de família, um sujeito que certamente deve ser uma companhia legal num pub ou numa pescaria. Ou principalmente num time de futebol. Scholes já teve a seu lado jogadores do quilate de David Beckham, Teddy Sheringham, Rudd van Nistelrooy, Ole Gunnar Solskjaer e Cristiano Ronaldo. Desde 1991 este jogador empunha a camisa vermelha com um diabo incrustado no peito. Sempre cumprindo sua função. Não necessariamente o protagonista, mas sempre um jogador de valor.

Em 1999 esse valor já era reconhecido. O Manchester United teria a temporada mais gloriosa de sua história ao conquistar o treble e Scholes marcaria dois gols contra o Newcastle na final da Copa FA. Mas sua participação no grande jogo da temporada mancuniana seria negada. Paul Scholes não pôde jogar a épica final da Liga dos Campeões da UEFA de 1999 pois estava suspenso. O nosso personagem nem sequer foi apanhar a sua medalha depois do jogo. Achou que não merecia.

Um erro que está para ser retificado.

O Manchester United bateu o Barcelona no Old Trafford pelo placar de 1 a 0. Scholes foi o autor do tento classificatório. Um pelotaço de fora da área após falha grave de Zambrotta. Um empate sem gols foi o placar do jogo de ida na cidade catalã.

Durante a semana Alex Ferguson teria dito que o Barcelona sempre joga do mesmo jeito e Rijkaard replicou que era dessa maneira realmente. Então os red devils jogaram anulando a principal arma da equipe catalã. O toque de bola, marca do time do neerlandês, foi largamente empregada, mas sem eficiência. O Manchester marcava com eficiência a saída de bola dos azuis-grenás e o que se viu largamente no primeiro tempo foi um time que só conseguia sair ao ataque em boas jogadas de Lionel Messi. Deco e Eto'o estavam apagados em campo.

O gol de Scholes saiu cedo no jogo. Aos 13 minutos o Manchester já estabelecia sua derradeira vantagem. Uma vantagem que era muito perigosa. Um gol do Barcelona e a passagem para Moscou mudaria de mãos. Apesar de ter tido menos posse de bola engana-se que pensa que o Manchester foi só marcação. Boas atuações de Evra, Park e Nani foram de grande valia. A zaga vermelha não comprometeu e Tevez foi um leão.

Barcelona tentando avançar e Manchester no trabalho de marcação. Essa foi a tônica do jogo até os 25 minutos do segundo tempo. Nessa altura do jogo Henry e Bojan entraram em substituição a Iniesta e Eto'o. Os dois uniram-se a Messi e proporcionaram momentos de tensão no teatro dos sonhos. Boas defesas de van der Sar ajudaram o Manchester a se segurar nos trilhos e definitivamente assegurar seu lugar na final russa.

Com a classificação do time de Sir Alex Ferguson, essa será a primeira vez em que a competição máxima do futebol europeu apresentará dois times ingleses na final. Só resta saber se o oponente do time de Paul será vermelho ou azul

Manchester United FC 1
FC Barcelona 0

Old Trafford, Manchester
Árbitro: Herbert Faendel (Alemanha)

Manchester United: van der Sar; Haregreaves, Ferdinand, Brown e Evra (Silvestre aos 90'+3'); Nani (Fletcher aos 77'), Scholes (Giggs aos 77'), Park e Carrick; Ronaldo e Tevez. T: Alex Ferguson

Barcelona: Valdés; Zambrotta, Pyuol, Milito e Abidal; Xavi Hernandéz, Yaya Touré (Gudjohnsen aos 88'), Deco e Messi; Iniesta (Henry aos 61') e Eto'o (Bojan aos 72'). T: Frank Rijkaard

Gol

-Manchester United: Scholes aos 13' (1-0)

-TC Muniz Relvas

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Parada

Como o leitor deve ter percebido, este blog parou há algum tempinho. O blogueiro pede desculpas pela ausência nos últimos tempos por motivos alheios a sua vontade e avisa que a partir de segunda-feira voltará a todo vapor.

Um efusivo abraço!

TC Muniz Relvas