Esporte na TV Ao Vivo

quinta-feira, 20 de março de 2008

Os nomes das equipes das ligas americanas - Parte 2: MLB

Prosseguindo com a série sobre a origem dos nomes das franquias das ligas americanas, é a vez da Major League Baseball.

Atlanta Braves
-A equipe que hoje é baseada em Atlanta passou de 1871 a 1952 na cidade de Boston e de 1953 a 1965 em Milwaukee. Nesse meio tempo foram utilizadas seis denominações. O nome Braves foi o mais utilizado: de 1912 a 1935 e de 1941 até hoje. O nome Braves representa um guerreiro índio. A denominação foi idealizada pelo proprietário James Gaffney, membro da sociedade política de Tammany Hall. Essa sociedade tinha como símbolo o líder nativo-americano Tamanend da nação Lenni-Lenape.

Arizona Diamondbacks
-Em 1995, o empresário Jerry Colangelo, dono dos bem sucedidos Phoenix Suns da NBA, queria trazer uma franquia do beisebol para sua cidade. Seu otimismo era tão grande que antes mesmo da MLB garantir esse direito, ele decidiu realizar um concurso para a escolha do nome. O nome vencedor foi Diamondback que representa um tipo de cascavel (Crotalus atrox) que é nativa da região do Arizona e é famosa por inocular uma grande quantidade de veneno na sua mordida.

Baltimore Orioles
-O corrupião-de-baltimore (Baltimore Oriole) é o pássaro que empresta sua figura para o time de Maryland. A ave tem esse nome pois o macho da espécie possui as mesmas cores do brasão de armas de Cæcilius Calvert, o 2º Barão de Baltimore. Em homenagem a ele que a cidade foi batizada.

Boston Red Sox
-O nome completo do time era Boston Red Stockings. Red Stockings (Meias Vermelhas) se referem ao fato da equipe ser a única a usar uma cor bem distinta em seus pés. Porém, esse nome era tido como muito longo para as manchetes dos jornais que preferiram a forma "Sox". O nome pegou e hoje é a denominação oficial do time. O nome Red Stockings fora utilizada por pelo menos dois times pioneiros do beisebol do século 19: os Cincinnati Red Stockings e outra equipe de Boston.

Cincinnati Reds
-Semelhante ao caso acima. Inicialmente eram os Cincinnati Red Stockings. Em 1890 passou a usar a denominação atual. Durante o período de 1953 a 1958 foram chamados de Redlegs.

Chicago Cubs
-Cub é uma palavra em inglês para designar um filhote de urso, leão ou outro predador. O apelido veio em 1902, quando um jornalista percebeu que o treinador Frank Selee estava trabalhando com muitos jovens na equipe. Logo, a equipe abandonou a denominação White Stockings e pasou a utilizar o termo que perdura até hoje.

Chicago White Sox
-Assim como Boston, a equipe alvinegra de Chicago começou denominada como White Stockings. O nome foi escolhido pois remonta a um antigo nome usado pelo rival Chicago Cubs. A diminuição do nome para White Sox se deu através das manchetes do Chicago Tribune que encurtava o nome do time. Em 1904, a equipe adotaria oficialmente essa denominação.

Cleveland Indians
-Durante a primeira década do século 20 até 1915, a equipe de Cleveland teve em seus quadros como jogador e depois como técnico Napoleon Lajoie. Ele era tão influente que a equipe se nomeava como os Cleveland Naps. Mas Lajoie foi embora e a equipe precisava de um novo nome. O índio foi a referência escolhida. Alguns dizem que a escolha foi uma reverência a Louis Sockalexis, um nativo-americano que jogou em Cleveland de 1897 a 1899. Mas o motivo muito mais provável foi para seguir a moda adotada pelo Atlanta Braves, que havia acabado de levar sua primeira Série Mundial.

Colorado Rockies
-O estado do Colorado está situado nas Montanhas Rochosas (Rocky Mountains). Rockie seria um morador dessa área.

Detroit Tigers
-No século 19, a cidade de Detroit possuia a unidade militar Detroit Light Guard, que era conhecida como os "Tigers". Essa unidade teve importância em algumas batalhas da Guerra Civil Americana e na Guerra Hispano-Americana.

Florida Marlins
-Sem nenhum motivo especial exceto pelo fato de que Miami é uma cidade litorânea, o peixe Marlim foi escolhido como símbolo dessa franquia.

Houston Astros
-Além da cidade ser sede de Centro Espacial Lyndon Johnson da NASA, os Astros jogaram no Astrodome de 1965 a 1999. Antes de se relacionar com as estrelas e galáxias a equipe se denominou como os Houston Colt .45s em homenagem a "arma que ganhou o Oeste".

Kansas City Royals
-Desde 1899, a cidade de Kansas City é sede do American Royal. Trata-se de um evento de demonstração de bois e cavalos realizado nos meses de outubro e novembro.

Los Angeles Angels of Anaheim
-O interessante a respeito dessa franquia é que em momento algum ela mudou seu apelido. Angels é um nome muito conveniente para um time baseado em Los Angeles. Los Angeles significa "Os Anjos" em espanhol. O nome é em espanhol pois a Califórnia foi primeiramente colonizada pelo povo ibérico. O que mudou na história dos Angels foi a cidade. De 1961 a 1965 a equipe jogou em Los Angeles. A partir de 1966 até 1996 o time se mudou para Anaheim e se tornou os California Angels. Em 1997, a equipe se identificaria mais com a cidade se tornando os Anaheim Angels. Até aí tudo bem. Mas em 2004, mesmo ainda baseados em Anaheim (e onde estão até hoje), os Angels decidem pela mudança para o atual nome sob o pretexto de honrar o passado. A decisão gerou muita controvérsia.

Los Angeles Dodgers
-Desde 1883 na cidade de Nova York, os Brooklyn Dodgers ganharam esse nome por causa do termo "Trolley Dodger" (numa tradução livre: "andadores de bonde"). Essa expressão era usada pelos moradores de Manhattan tirando sarro dos moradores do Brooklyn pois neste bairro havia a predominância dos bondes. Quando a equipe se mudou para a costa oeste o nome se mantêve.

Milwaukee Brewers
-O nome honra a tradição cervejeira da cidade (brewer é cervejeiro em inglês). Além de ser um nome utilizado pelos antecessores da atual equipe de Wisconsin.

Minnesota Twins
-Se refere a área das "cidades gêmeas" (twins) entre Saint Paul e Minneapolis, que é onde a franquia está baseada.

New York Mets
-A equipe do Queens surgiu para preencher o vácuo deixado pela Liga Nacional em Nova York, uma vez que Giants e Dodgers não mais jogavam na grande maçã. Um concurso foi arranjado. Entre os finalistas estavam Bees, Burros, Continentals, Skyscrapers, Jets e Skyliners. O nome Mets acabou vencendo por três motivos: poderia ser relacionado ao nome oficial do time "New York Metropolitan Baseball Club Inc."; poderia ser relacionado aos primeiros New York Metropolitans que jogaram na década de 1880 e o nome cabia com facilidade nas manchetes dos jornais.

New York Yankees
-Primeiramente chamados de New York Highlanders por causa da elevada localização de seu estádio (numa tradução livre Highlander é o "morador de terras altas"), o Hilltop Park, e em homenagem a unidade militar britãnica dos Gordon Highlanders (o que fazia sentido já que o presidente de 1903 a 1906 era Joseph Gordon). Em 1913 a equipe se mudou para o Polo Grounds e o nome Highlanders não fazia mais sentido. Então adotou-se o nome pelo qual a mídia já o tratava corriqueiramente: Yankees. Esse nome era utilizado pois ianque é sinônimo com americano (a Liga Americana na qual o time de Nova York joga).

Oakland Athletics
-O nome se originou na década de 1860 quando a equipe ainda jogava em Filadélfia sob o nome de Athletic Club of Philadelphia.

Philadelphia Philies
-Uma simples menção à própria cidade.

Pittsburgh Pirates
-Os Pittsburgh Alleghenys (esse nome em virtude da cidade vizinha de Allegheny. Esta cidade seria anexada por Pittsburgh em 1907) por três vezes se fundiu a clubes que estavam em falência para poder absorver os melhores jogadores em seus quadros. Essa prática não foi protestada até que o clube se fundiu com os Pittsburgh Burghers. Os Burghers eram de uma outra liga e no caso da falência destes, os jogadores iriam para os clubes dos quais se originaram se eles fizessem uma reserva. O conceituado segunda-base Lou Bierbauer havia jogado pelo Philadelphia Athletics, mas estes não fizeram reserva. Resultado: Os Alleghenys ficaram com ele. Os Athletics fizeram um protesto formal, classificando esse episódio de "pirataria" praticada pelo time de Pittsburgh. Pittsburgh levou na esportiva e se admitiram como os Piratas. Apelido que carregam até hoje.

Saint Louis Cardinals
-Em 1899 a equipe dos Saint Louis Perfectos (anteriormente Brown Stockings) estava jogando em uniformes totalmente vermelhos. Quando Willie McHale, do St. Louis Republic, ouviu uma moça dizer, "Mas que belo tom de cardeal", o novo apelido foi usado em sua coluna e caiu no gosto dos torcedores do time do Missouri. O cardeal (cardinal) é um pássaro notado por sua coloração rubra.

San Diego Padres
-A atual equipe de San Diego repete a denominação adotada por uma antecessora que atuou nas minor leagues de 1936 a 1968. O nome "padre" existe em língua inglesa para denominar especificamente o capelão que atende às forças militares. A ligação do Padre com San Diego no entanto não foi encontrada por esse blog.

San Francisco Giants
-A exemplo dos Dodgers, os Giants começaram em Nova York e depois se mudaram pra costa oeste. Em 1885, após uma grande vitória dos então New York Gothams, o técnico, e também um dos proprietários, Jim Muthrie entrou efusivamente nos vestiários e fez a seguinte declaração: "My big fellows! My giants!" ("Meus grandes amigos! Meus gigantes!"). O resto é história.

Seattle Mariners
-O nome veio para refletir a cultura litorânea que se baseia nessa cidade do estado de Washington.

Tampa Bay Rays
-No início a equipe era os Tampa Bay Devil Rays. Devil Ray é um nome comum para as jamantas, um animal marinho realtivamente comum na baía de Tampa. A temporada de 2008 será a primeira na qual o time de Tampa joga sem o Devil no nome. Só essa subtração muda totalmente o sentido do nome. Os Rays agora se referem a raios de sol. O acionista majoritário Stuart Sternberg disse que "Nós somos agora os 'Rays' (raios) - uma luz que se irradia da baía de Tampa para todo o estado da Flórida".

Texas Rangers
-Essa equipe de Arlington pega seu nome emprestado de uma renomada força policial do estado, os Texas Rangers. Ranger em inglês é "guardião".

Toronto Blue Jays
-Mais um time que adota um pássaro como seu símbolo. O gaio-azul (blue jay) foi escolhido após um concurso para batizar a nova equipe que surgiria em 1977. O nome foi escolhido tanto por ser o preferido do público quanto por apresentar a palavra "blue" que está na principal cerveja da cervejaria Labatt. A empresa foi a primeira proprietária do time.

Washington Nationals
-O time da capital federal ostenta uma clara noção de patriotismo, além de honrar duas equipes do passado do beisebol que já utilizaram o mesmo nome.

No próximo post, as franquias da National Football League e as explicações de seus nomes.

-TC Muniz Relvas

terça-feira, 18 de março de 2008

Os nomes das equipes das ligas americanas - Parte 1: NHL

A partir de hoje você confere n'O Jogo Que Eu Vi as origens dos nomes de cada uma das franquias das quatro grandes ligas do esporte americano e da Major League Soccer. Podemos perceber que nem sempre as escolhas são por acaso. Existem razões históricas e curiosas para as escolhas de batismo das franquias. Hoje, os times da National Hockey League.

Anaheim Ducks
-Possivelmente a mais conhecida franquia do público brasileiro uma vez que foi propriedade da Disney de sua fundação em 1993 até 2004. O nome original da franquia era Anaheim Mighty Ducks que foi escolhido após o filme "The Mighty Ducks". Houve até um desenho animado de mesmo nome que apresentava patos antropomorfizados que jogavam hóquei. Em 2005 a Disney vendeu o time e os novos proprietários tiraram o Mighty do nome.

Atlanta Thrashers
-Se refere ao Brown Thrasher, um passarinho que é animal-símbolo do estado da Georgia.

Boston Bruins
-Bruin é um nome para o urso-pardo em inglês. Ele foi escolhido por Art Ross, o primeiro gerente-geral da franquia.

Buffalo Sabres
-Apesar de usar um bisão como símbolo principal, a espada sabre também é utilizada na indumentária do time. A escolha do nome se deu através de um concurso e a justificativa foi que o sabre é uma arma carregada pelos líderes. Além do fato de que o sabre é uma arma rápida e forte tanto no ataque como na defesa.

Calgary Flames
-Esta equipe hoje baseada no Canadá foi inaugurada primeiramente em Atlanta. As chamas (Flames) se referem à Marcha ao Mar do Major General William Tecumseh Sherman na Guerra Civil Americana que deixou a cidade de Atlanta incendiada e praticamente destruída.

Carolina Hurricanes
-O nome foi escolhido após a temporada de furacões (hurricanes) de 1996 que foi particularmente forte no estado da Carolina do Norte.

Chicago Blackhawks
-Frederic McLaughlin foi comandante do 333º Batalhão de Artilharia da 86ª Divisão de Infantaria da 1ª Guerra Mundial. Essa divisão foi apelidada de "Divisão Águia Negra" (Black Hawk) em honra ao Chefe Águia Negra dos índios Sauk. Esse líder nativo é uma figura proeminente na história de Illinois. Após a guerra, McLaughlin fundou esta equipe de hóquei e a batizou com o mesmo nome que sua Divisão de Infantaria.

Colorado Avalanche
-Sem nenhum motivo especial exceto pelo clima frio que permeia o mundo do hóquei e o próprio estado do Colorado, uma avalanche é o que representa a franquia baseada em Denver.

Columbus Blue Jackets
-Segundo a própria equipe o nome foi escolhido por representar o "patriotismo, orgulho e a riqueza da história da Guerra Civil [Americana] no estado de Ohio e na cidade de Columbus". Blue Jacket é um termo informal para os uniformes de marinheiros.

Dallas Stars
-Originalmente a equipe de Dallas era baseada em Minnesota com o nome de Minnesota North Stars. Com a mudança para o Texas o "North" foi abandonado já que o estado dos Bush é na fronteira com o México.

Detroit Red Wings
-James E. Norris comprou o Detroit Falcons em 1932 e a primeira coisa que fez foi renomear a equipe. Anos antes Morris jogou no Montreal HC, que era conhecido como os "Winged Wheelers" (numa tradução livre, as "Rodas Voadoras"). Aproveitando o fato de que Detroit é a Cidade Motor, Morris utilizou-se da mesma inspiração para com sua nova equipe.

Edmonton Oilers
-A cidade de Edmonton se situa no estado canadense de Alberta. Nos anos 40 e 50 houve a descoberta de grandes reservas de petróleo no estado.

Florida Panthers
-Sem nenhum motivo especial a pantera foi escolhida como símbolo da franquia baseada em Sunrise.

Los Angeles Kings
-O fundador Jack Kent Cooke quis dar ares de realeza ao colocar esse nome e as cores púrpura e dourada que segundo ele tradicionalmente eram associadas aos reis.

Minnesota Wild
-Um dos mais novos times da liga, os Wild tiveram seu nome escolhido através de uma votação. Entre as possibilidades estavam: Blue Ox, Freeze, Northern Lights, Voyageurs, White Bears e Wild. Wild significa "selvagem" em inglês.

Montreal Canadiens
-Esta tradicional equipe tem essa denominação por ser oficialmente o Le Club de Hockey Canadien.

Nashville Predators
-Em 25 de setembro de 1997 a nova franquia de Nashville revelou qual seria o símbolo de seu time. Um tigre dentes-de-sabre foi o escolhido em virtude da descoberta de uma presa do animal durante as escavações para a construção de um prédio no centro da cidade em 1971. Com o símbolo escolhido havia a necessidade de um nome. Quatro nomes foram propostos para uma votação popular: Ice Tigers, Fury, Attack e Predators. O último acabou levando.

New Jersey Devils
-O time do Colorado Rockies (sem ligação com o time da MLB) se mudou para Nova Jersey em 1982. Mais de 10 mil pessoas se engajaram numa votação e escolheram o nome Devils. A escolha se deu por causa da lenda do "Jersey Devil". Um ser mitológico que habita os arredores da cidade.

New York Islanders
-Os "insulares" usam este nome pois jogam em Long Island.

New York Rangers
-Em 1925 os New York Americans provaram ser um grande sucesso na NHL. Isso levou o presidente do Madison Square Garden, Tex Rickard, a buscar o direito a ter uma franquia que pudesse jogar em seu ginásio. Ele teve esse direito concedido e planejou batizar sua equipe como os New York Giants. Porém, a imprensa já apelidava o time de os "Tex's Rangers" (um trocadilho com Texas Rangers, uma renomada força policial do estado do Texas) e ao invés de Giants ficou Rangers mesmo.

Ottawa Senators
-A equipe da capital canadense leva esse nome em homenagem ao primeiro Ottawa Senators que foi um dos grandes times da NHL na primeira metade do século 20.

Philadelphia Flyers
-Depois de 30 anos sem possuir um time na liga a cidade de Filadéfia abrigaria um novo time em 1966. Um concurso para nomear o time ocorreu e o proprietário Ed Snider ficou com o nome Flyers ("voadores") pois ele transmitia a sensação de movimento e agilidade que se aproximam do hóquei em geral.

Phoenix Coyotes
-O coiote foi o símbolo escolhido após a chegada do time em Phoenix. Anteriormente a franquia era baseada em Winnipeg como os Winnipeg Jets.

Pittsburgh Penguins
-Nos seus primeiros anos o time jogou na Pittsburgh Civic Arena. Esse ginásio tinha a forma de um iglu. Por isso a escolha pelo pingüim.

Saint Louis Blues
-Uma referência ao estilo musical típico do sul dos Estados Unidos.

San Jose Sharks
-Ainda que a cidade de San Jose não esteja na costa da Califórnia, um concurso escolheu o nome. Sharks porém, era a segunda escolha. O primeiro lugar ficou com Blades ("lâminas"). Mas a direção do time ficou com medo das conotações negativas que o nome poderia trazer.

Tampa Bay Lightning
-Sem nenhum motivo especial o relâmpago foi escolhido como símbolo da franquia baseada em Tampa.

Toronto Maple Leafs
-Em 1927 Conn Smythe comprou os Toronto Blueshirts e os renomeou com a denominação atual. Existem duas hipóteses para a mudança do nome. Uma é a de que o nome foi escolhido para honrar o Regimento Maple Leaf que lutou na 1ª Guerra Mundial. A outra é a de que Smythe se inspirou num time que ele havia treinado anteriormente, os East Toronto Maple Leafs. A folha de bordo (maple leaf) é o símbolo nacional do Canadá e está presente na bandeira nacional canadense.

Vancouver Canucks
-Canuck nada mais é do que uma gíria para canadense. No mesmo estilo que ianque é para os americanos. O símbolo do time é uma baleia orca. Alguns dizem que se trata de uma referência flagrante à companhia proprietária do time, a Orca Bay (hoje Canucks Sports and Entertainment).

Washington Capitals
-Uma referência ao fato que Washington é a capital nacional dos EUA.

A seguir os times da Major League Baseball.

-TC Muniz Relvas

terça-feira, 27 de novembro de 2007

O que está em jogo

A Liga dos Campeões da UEFA chega a sua penúltima rodada com várias posições em disputa e certamente muita emoção. Os únicos que podem ficar tranqüilos são Manchester United e Arsenal, que já garantiram a classificação para a fase final. Mas mesmo assim, essas equipes ainda têm a motivação de lutar pelo primeiro lugar na chave. Confira o que está em jogo nas oito partidas de hoje na Liga. Os horários das partidas são os de Brasília.

Grupo E

Barcelona (10), Rangers (7), Olympique Lyonnais (6), Stuttgart (0)

17:45, Olympique Lyonnais - Barcelona (ao vivo na ESPN)
17:45, Stuttgart - Rangers

O que pode acontecer?
-O Barcelona se classifica caso vença ou empate em Lyon. Uma vitória já assegura o primeiro lugar aos catalães, bem como um empate caso o Rangers não vença o Stuttgart (o Barça vence no confronto direto em caso se empate).
-Uma vitória do Rangers mais uma vitória do Barcelona classifica as duas equipes, deixando ao Olympique a vaga na Copa UEFA
-O Stuttgart é, até o momento, a única equipe eliminada de todas as competições européias.

Grupo F

Manchester United (12), Roma (7), Sporting (4), Dynamo KYiv (0)

17:45, Dynamo Kyiv - Roma (em VT na ESPN à 0:00)
17:45, Manchester United - Sporting (em VT na ESPN às 20:00)

O que pode acontecer?
-O Manchester assegura o primeiro lugar vencendo o Sporting. Um empate também será o batsante caso a Roma não consiga derrotar o Dynamo.
-A Roma está na segunda fase vencendo o Dynamo. Um empate será o bastante caso o Sporting não vença o Manchester. Isso é possível pois em caso de empate, a Roma vence o Sporting no critério de desempate.
-O Sporting vai pelo menos à Copa UEFA se vencer o Manchester United.
-O Dynamo estará fora de todas as competições européias caso não consigam vencer a Roma ou com uma vitória do Sporting.

Grupo G

Internazionale Milano (9), Fenerbahçe (8), PSV (4), CSKA Moscou (1)

15:30, CSKA Moscou - PSV (ao vivo na ESPN)
17:45, Internazionale Milano - Fenerbahçe (ao vivo na ESPN Brasil)

O que pode acontecer?
-A Inter se classifica em primeiro se vencer o Fenerbahçe
-O time de Zico se classifica à segunda fase vencendo a Inter.
-O PSV se garante na Copa UEFA se não perder para o CSKA. Mas se os holandeses querem a classificação para a segunda fase, devem vencer.
-O CSKA já está fora da Liga dos Campeões, mas se não vencer o PSV, também estará fora da Copa UEFA. Pois, mesmo se as equipes empatarem em número de pontos, o PSV ganha no confronto direto.
-Um empate no jogo de Moscou classifica tanto a Inter como o Fener, independentemente do que acontecer em Milão.

Grupo H

Arsenal (10), Sevilla (9), Slavia Praha (4), Steaua Bucuresti (0)

17:45, Sevilla - Arsenal (em VT na ESPN à 0:00)
17:45, Steaua Bucuresti - Slavia Praha

O que pode acontecer?
-O Arsenal garante o primeiro lugar com a vitória.
-O Sevilla garante a vaga com a vitória.
-O Slavia garante a vaga para a Copa UEFA com um empate. Porém, deve vencer caso ainda queira chances de classificação. Caso o Sevilla vença, os tchecos só terão a Copa UEFA.
-O Steua será eliminado de todas as competições européias em caso de derrota frente ao Slavia.
-Um empate no jogo de Bucareste classifica tanto o Arsenal como o Sevilla, independentemente do que acontecer em Sevilha.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

As competições do voleibol mundial

VôleiCaros amigos do esporte, não sei se é só comigo mas muitas vezes eu já me peguei confundindo as competições que os times de vôlei do Brasil jogam ao redor dos anos. É Liga Mundial, Campeonato Mundial, Copa do Mundo, Olimpíada, Copa dos Campeões... e estranhamente parece que todas elas estão sendo disputadas no Japão. Mas na verdade não é bem assim. Além das Olimpíadas existem mais cinco competições que são organizadas pela FIVB e disputadas em nível mundial. Cada uma delas tem um determinado período de tempo entre uma edição e outra e diferentes regras para participação dos times.

Campeonato Mundial
Primeira competição: 1949 (masculino) e 1952 (feminino)
Participantes: 24 (na fase final)
Ciclo: Quadrienal
Próxima competição: 2010 (masculino e feminino)
Atual campeão: Brasil (masculino) e Rússia (feminino)
Maiores campeões: União Soviética (6 títulos masculinos e 5 femininos)

A Federação Internacional de Voleibol foi fundada em 1947 e teve como uma de suas primeiras metas o estabelecimento de uma competição internacional que apresentasse times de mais de um continente. A primeira edição foi disputada em 1949, na Tchecoslováquia e contou somente com equipes européias. Somente na segunda edição do torneio, em 1952, teríamos nações de outros continentes. Note que da primeira para a segunda edição passaram-se somente três anos. Isso se explica no fato de que o torneio feminino conheceu sua primeira edição em 1952, logo a FIVB preferiu sincronizar os dois campeonatos.

Com a inclusão do vôlei no programa olímpico dos Jogos de 1964, a Federação preferiu postergar o Campeonato Mundial em 2 anos, deixando-o para 1966 para que não houvessem choques entre as duas competições. No Campeonato de 1970 a equipe de Guiné competiu, fazendo este campeonato o primeiro a ter todas as federações continentais representadas, assim atingindo a meta original da FIVB.

Copa do Mundo
Primeira competição: 1965 (masculino) e 1977 (feminino)
Participantes: 12
Ciclo: Quadrienal
Próxima competição: 2007 (masculino e feminino)
Atual campeão: Brasil (masculino) e China (feminino)
Maiores campeões: União Soviética (4 títulos masculinos) e Cuba (4 títulos femininos)

Com o advento do vôlei nos Jogos Olímpicos de 1964, a FIVB achou interessante criar mais uma competição com o propósito de parcialmente preencher a brecha entre os dois anos que existem entre as Olímpiadas e o Campeonato Mundial. Logo, a Copa do Mundo seria realizada sempre um ano depois dos Jogos Olímpicos. Em 1965 e 1969 houve apenas competição masculina. Em 1973, quando se realizou a primeira competição feminina, a masculina foi cancelada. Por causa desse cancelamento, o Japão se estabeleceu como sede permanente do torneio.

Na década de 1990 a FIVB instaurou competições anuais para o voleibol mundial (a Liga Mundial e o Grand Prix) e o propósito da Copa do Mundo, que era fornecer um maior número de jogos para as seleções acabou ficando obsoleto. Sendo assim, a Federação antecipou a edição que seria jogada em 1993 em dois anos, deixando-a um ano antes dos Jogos Olímpicos e dando ao campeão da Copa do Mundo uma vaga direta nas Olimpíadas. Essa mudança salvou o interesse sobre a competição, que desde 1995 oferece três vagas. Desde 1999 somente equipes não classificadas às Olimpíadas podem competir.

Liga Mundial
Primeira competição: 1990
Participantes: 16
Ciclo: Anual
Próxima competição: 2008
Atual campeão: Brasil
Maior campeã: Itália (8 títulos)

Na década de 1990, a FIVB tinha como intenção aumentar a popularidade do voleibol em nível mundial até o final do século. E para tanto, a federação via com muita importância o estabelecimento de uma competição anual de âmbito global. Como principais diferenciais a Liga Mundial apresentava sua periodicidade anual em comparação as outras competições mundiais de voleibol e a ausência de uma sede fixa na primeira fase, logo cada seleção poderia jogar diante de sua torcida no primeiro momento do torneio. Além disso, os países participantes tem que transmitir os jogos em casa em TV aberta. A Liga não possui eliminatórias,todos os times são diretamente convidados pela FIVB. A competição pode ser considerada um sucesso. De 1990 até 2004 os prêmios em dinheiro foram de 1M dólares para 13M.

Grand Prix
Primeira competição: 1993
Participantes: 12
Ciclo: Anual
Próxima competição: 2008
Atual campeão: Países Baixos
Maior campeão: Brasil (6 títulos)

O Grand Prix também veio com objetivos de amplificar o prestígio do vôlei em nível mundial, se modelando após o exemplo da Liga Mundial que vinha de maneira bem sucedida. A competição não alcançou o mesmo sucesso da Liga, mas curiosamente conseguiu obter um nicho muito interessante que é o da Ásia Oriental. Apesar do fato de que a China foi a única campeã asiática na história da competição, o torneio é bastante popular ao ponto de que os principais mantenedores do torneio são investidores asiáticos. Por causa desse fator, ao contrário da Liga Mundial, existem sedes na primeira fase do torneio, geralmente cidades asiáticas. Mesmo se essa cidade as vezes não tenha uma equipe na competição.

Copa dos Grandes Campeões
Primeira competição: 1993 (masculino e feminino)
Participantes: 6
Ciclo: Quadrienal
Próxima competição: 2009 (masculino e feminino)
Atual campeão: Brasil (masculino e feminino)
Maiores campeões: Brasil (2 títulos masculinos e 1 feminino), Cuba (1 feminino), Rússia (1 feminino) e China ( feminino)

A Copa dos Grandes Campeões foi criada explicitamente para ocupar o período entre as Olímpiadas e o Campeonato Mundial para que em todos os anos haja uma competição de âmbito quadrienal no voleibol mundial. Como a Copa do Mundo, sempre se realiza no Japão.

-TC Muniz Relvas

sábado, 10 de novembro de 2007

Nilton Santos contra Amando Marques



Texto de Pedro Hipo sobre a foto de José Santos:

“No flagrante, Nilton Santos, já técnico do Botafogo, se aborrece com o juiz Armando Marques e joga o baixinho fosso adentro e escadas abaixo num jogo contra o Atlético Mineiro. Prá quem acompanha futebol é sempre bom ver um juiz ser bem tratado, ainda mais quando este juiz é o Armando Marques.”

Eu acho que a foto fala por si só. Aqui vai o link para a comunidade em honra desse grande momento: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=11802589

-TC Muniz Relvas

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Planos B

Quando este texto estiver concluído provavelmente a FIFA já terá feito o anúncio do Brasil como sede potencial da Copa do Mundo de 2014.É importante enfatizar o potencial, pois a última vez que um país sul-americano foi designado como sede, a Copa não se realizou na América do Sul. Em 1974 a Colômbia foi escolhida como anfitriã do mundial de 1986. Mas em dezembro de 1982, o governo da terra de Valderrama disse que não mais poderia bancar a Copa nos padrões exigidos pela FIFA. Então Canadá, Estados Unidos e México disputaram o direito de ter a competição máxima do futebol mundial, com os compatriotas de Jorge Campos levando a competição.

É importante pensar que por mais que se afirme que o governo brasileiro possa bancar a competição e que teremos parcerias privadas apoiando o certame a ser realizado em terræ brasilis, muita coisa pode acontecer daqui até 2014. E o Brasil pode subitamente tornar-se incapaz de sediar o torneio. De fato, se passaram mais de 20 anos desde 1986 mas sabemos bem que o Brasil não é a nação mais rica do mundo e a torneira pode secar. Nessa possível situação existem dois países que despontam como possíveis sedes reservas:

Austrália

A Austrália indubitávelmente tem um belo currículo. Sede por 4 vezes dos Jogos da Comunidade Britânica, 2 vezes dos Jogos Olímpicos, 2 vezes da Copa do Mundo de Rugby Union, além de anualmente sediar o Aberto da Austrália de tênis, que é um dos mais importantes torneios do circuito mundial. Pode-se dizer que o único grande evento que ainda não passou pela Austráilia foi a Copa do Mundo FIFA.

O governo australiano expressa bastante interesse em sediar a Copa. O primeiro-ministro John Howard disse que a Austrália já provou sua capacidade de sediar eventos em nível mundial. A Austrália já tem a disposição uma excelente estrutura de transportes e acomodações, além de já possuir alguns estádios perfeitamente capazes de receber o torneio. A FIFA exige que pelo menos 8 cidades sediem o torneio e nenhuma dessas cidades pode ter mais de um estádio realizando os jogos. Os candidatos mais prováveis seriam:

Melbourne Cricket Ground (Melbourne - 100.000 espectadores)
Telstra Stadium (Sydney - 83.500 espectadores)
AAMI Stadium (Adelaide - 51.515 espectadores)
Suncorp Stadium (Brisbane - 52.579 espectadores)
Subiaco Oval (Perth - 42.922 espectadores)

Sendo assim, os australianos teriam que erguer pelo menos mais três estádios em outras três cidades. Canberra, Gold Coast, Newcastle e Wollongong são os candidatos mais fortes. Hobart e Darwin podem entrar por razões políticas e uma distribuição maior das sedes dentro do país.

Um fator que deve ser notado é que três dos cinco estádios citados acima são construídos em forma oval, uma forma de construção mais apropriada para o futebol australiano e o críquete. Esse desenho faz com que os espectadores fiquem mais longe do campo quando uma partida de futebol é disputada.

Estados Unidos

Se no Brasil os estádios terão que ser inteiramente reformados e outros construídos, nos Estados Unidos todos os 32 estádios da National Football League, além de vários estádios do futebol americano universitário e outros da Major League Baseball poderiam tranqüilamente sediar jogos da Copa do Mundo. Os Estados Unidos também tem um histórico muito grande em sediar grandes competições esportivas e já provaram que podem fazê-lo de improviso, pois sediaram a Copa do Mundo Feminina de 2003 com apenas 4 meses de preparação uma vez que a China não pôde sediar a competição devido a epidemia da SARS.

Ainda que existam vários estádios com a capacidade e estrutura requerida há alguns fatores que chamam a atenção. Principalmente o fato de que um número crescente de estádios joga com grama sintética, o que a FIFA ainda não permite para a Copa do Mundo e alguns dos estádios da NFL são desenhados para a extensão específica de um campo de futebol americano, que é ligeiramente menor que o soccer. Mas são fatores que podem ser contornados, uma vez que os americanos já se provaram capazes de ter uma Copa do Mundo há 13 anos atrás.

-TC Muniz Relvas

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Os esportes na TV ao redor do mundo

Caros amigos do esporte, vocês acham ruim a Globo repartir alguns de seus jogos com a Bandeirantes e deixar o resto para transmissão pelo SporTV e pelo Premiere? Pois então agradeça. Alguns países sequer disponibilizam a transmissão de suas ligas nacionais em TV aberta. Tudo bem que em outros países a TV a cabo e o pague-para-ver estão bem mais acessíveis a maioria da população, mas se observarmos o caso de nossos vizinhos portenhos, por exemplo, podemos dizer que temos bem mais futebol disponível de graça do que eles.

Alemanha

-Campeonato Alemão

Premiere (pay-per-view): temporada completa das duas divisões principais
ARD (aberto): somente duas partidas (abertura da temporada, abertura do segundo turno)

-Copa da Alemanha

ARD (aberto)
ZDF (aberto)

Argentina

-Campeonato Argentino

-TyC Sports (fechado): 5 jogos por rodada (2 às sextas, 2 aos sábados, 1 aos domingos)
-TyC Max (fechado): 5 jogos por rodada (3 aos domingos, 2 aos sábados)

Espanha

-Campeonato Espanhol

As equipes vendem individualmente seus direitos de transmissão, as seguintes emissoras transmitem La Liga:

Canal+ (fechado)
La Sexta (aberto)
Cuatro (aberto)
Pay-per-view
TV3 (Catalunha)
Canal 9 (Valencia)
TVG (Galícia)

Estados Unidos

-MLB (beisebol)

FOX (aberta): 26 jogos de sábado a tarde, Jogo das Estrelas, 1 das League Championship Series (equivale a semi-final do campeonato), Série Mundial (final)
TBS (fechada): 26 jogos de domingo a tarde, Division Series (equivale às quartas de final), 1 das League Championship Series
ESPN (fechada): jogos de domingo a noite, dois jogos por semana, jogos da rodada de abertura

Além das redes citadas, várias outras redes a cabo locais transmitem jogos do time da cidade.

-NBA (basquetebol)

ABC (aberta): jogos aos domingos, finais
TNT (fechada): rodada dupla de quinta a noite, jogo das estrelas, finais da Conferência Leste
ESPN (fechada): jogos de quarta a noite, rodada dupla de sexta a noite, finais da Conferência Oeste
NBA TV (fechada): jogos aos sábados, segundas e terças

Além das redes citadas, várias outras redes a cabo locais transmitem jogos do time da cidade.

-NFL (futebol americano)

Interessante notar que CBS e Fox fazem várias de suas transmissões de maneira regionalizada pois as partidas são concentradas num determinado horário.

CBS (aberta): jogos da Conferência Americana no domingo a tarde, jogos interconferência de domingo a tarde em que o time da Conferência Americana seja o visitante, 1 jogo no dia de ação de graças, quatro jogos de playoff da Conferência Americana, Super Bowl 2007 e 2010 além de 3 jogos de pré-temporada
Fox (aberta): jogos da Conferência Nacional no domingo a tarde, jogos interconferência de domingo a tarde em que o time da Conferência Nacional seja o visitante, 1 jogo no dia de ação de graças, quatro jogos de playoff da conferência Nacional, Super Bowl 2008 e 2011 além de 3 jogos de pré-temporada
NBC (aberta): jogo de abertura da temporada, 16 jogos aos domingos a noite, 2 jogos de playoff, Super Bowl 2009 e 2012 além de 3 jogos de pré-temporada
ESPN (fechada): 17 jogos de segunda a noite (rodada dupla na 1ª rodada, rodada simples nas outras) além de 4 jogos de pré-temporada
NFL Network (fechada): 8 jogos nas noites de quinta e sábado além de 2 jogos de pré-temporada
DirecTV NFL Sunday Ticket (pay-per-view): todas as partidas transmitidas por CBS e Fox (exceto os jogos de ação de graças)

França

-Campeonato Francês

Canal+ (fechado)
France 2 (aberto): melhores momentos

-Copa da França

France 2 (aberto)
Eurosport (fechado)

Holanda

-Campeonato Holandês

Tele2 (pay-per-view): Todas as partidas exceto a de sexta à noite
RTL7 (fechado): jogo de sexta a noite
Tien (aberto): melhores momentos

-Copa da Holanda

Tien (aberto)

Inglaterra

-Campeonato Inglês

Sky Sports (fechado): dois terços das partidas disponíveis
Setanta Sports (fechado): um terço das partidas disponíveis
BBC (aberto): melhores momentos

-Copa da Inglaterra

BBC (aberta)
Sky Sports (fechada)

Além dos direitos de transmissão das competições de futebol, é interessante mencionar que o Reino Unido possui uma lei ditando que alguns eventos esportivos devem orbrigatoriamente ser mostrados em TV aberta, por causa de sua importância. Os eventos são:

-Jogos Olímpicos
-Fase principal da Copa do Mundo FIFA
-Final da Copa FA
-Final da Copa da Escócia (obrigatório somente na Escócia)
-The Grand National (corrida de cavalos)
-The Epsom Derby (corrida de cavalos)
-Finais de Wimbledon
-Fase principal do Campeonato Europeu de Futebol
-Final da Challenge Cup de rugby league
-Final da Copa do Mundo de rugby union

Itália

-Campeonato Italiano
As equipes vendem individualmente seus direitos de transmissão, as seguintes emissoras transmitem o calcio:

Sky Italia (fechada)
Mediaset (pay-per-view)
La7 (pay-per-view)

-Copa da Itália

RAI (aberta)

México

-Campeonato Mexicano

Televisa (aberto): jogos em casa de alguns times América, Atlante, Atlas, Guadalajara, Monterrey, Necaxa, San Luís, Toluca, Tigres UANL, Pumas UNAM
TV Azteca (aberto): jogos em casa de Cruz Azul, Chiapas, Morelia, Pachuca, Santos Laguna, Tecos UAG, Veracruz e Puebla
Sky México (fechado): direitos exclusivos sobre algumas partidas selecionadas

-TC Muniz Relvas

sábado, 20 de outubro de 2007

Grécia: orgulhosa detentora de três títulos

Como já foi dito no post anterior, Grécia e Turquia não se gostam muito em diversos campos que vão muito além do futebol. Também foi dito que na primeira mão das Eliminatórias da Euro as duas equipes se chocaram em solo helênico e que o resultado foi uma goleada de 4 gols a 1 para os otomanos. Em vista de todos esses fatores, O resultado da partida de Istanbul não poderia ter sido mais doce para os gregos. Devolveram a derrota infligida no jogo de ida e ainda asseguraram classificação a competição maior do continente europeu.

Os gregos começaram a partida com uma pressão constante que se materializou em duas finalizações perigosas de Amanatidis e Gekas sobre o gol de Demirel, que as defendeu. Essas defesas permitiram que a equipe de Faith Terim respirasse e entrasse efetivamente no jogo chegando a dominar o resto do primeiro tempo. O destaque da equipe turca na primeira etapa foi o lateral-direito Hamit Altıntop que subia bem ao ataque e viu um chute passar perto do gol e outro ser defendido pelo arqueiro grego Chalkias. Este goleiro que também fez bom trabalho em finalização de Karadeniz, mantendo assim o placar inalterado. Os visitantes ainda tiveram uma última chance no primeiro tempo numa cabeçada de Gekas, que foi para fora.

O segundo tempo viu um equilíbrio. Se Karagounis chegou bem ao ataque no início da etapa final, aos 10 minutos da etapa final foi a vez de Çetin perder sua chance. Karagounis mais vez e depois Samara investiram no gol turco sem sucesso até que aos 34 minutos do segundo tempo Samara lançou uma bela bola para Amanatidis (comemorando o gol à esquerda) finalizar sobre Demirel Altintop e retirar o zero do placar. A Grécia abria o placar no final da partida, forçando os turcos a ataques concentrados onde, num deles, Arda Turan acertou a trave aos 41. Mas de nada adiantou, a Grécia vence o arqui-rival pela contagem simples.

O resultado não poderia ser melhor para os gregos. Com o 1 a 0 feito em Istanbul, os gregos conseguem a classificação para a Euro dos Alpes e poderão defender seu título. A Turquia, por sua vez perdeu o segundo lugar para a Noruega, que bateu a Bósnia-Herzegovina por 2 a 0. Os turcos têm 18 pontos e os nórdicos têm 20 com o mesmo número de jogos e pode se dizer que a próxima rodada, no dia 17 de novembro, apresenta a decisão dessa vaga já que Noruega e Turquia se chocam no gramado do Estádio Ullevaal em Oslo.

A Grécia com essa vitoria consegue unificar três títulos, além dos nossos conhecidos UFWC e o Bastão de Nasazzi, os comandados de Otto Renhagel carregam o Troféu Henri Delaunay que não é nada menos que o título da Eurocopa que os gregos carregam desde 2004. Esta é a segunda vez que os Gregos agarram o título do UFWC. A primeira foi de 17/1/1990, quando a Grécia derrotou a Bélgica por 2 a 0 em amistoso, até 21/11/1990 quando os Países Baixos bateram a equipe da terra de Platão por 2 a 0 nas Eliminatórias da Euro de 1992.

Turquia 0-1 Grécia
Ali Sami Yen Stadı, Istanbul, 24 000 espectadores
Árbitro: Manuel Enrique Mejuto Gonzalez (Espanha)

Turquia: Demirel, Çetin, Zan, Altintop e
Belözoglu (Turan aos 26/2°); Üzülmez, Aurleio, Karadeniz (Sukur aos 20/2°) e Karan (Metin no intervalo); Ünal e Sanli. T: Faith Terim

Grécia: Chalkias, Dellas, Kyrgiakos, Antzas e Seitaridis; Torosidis, Karagounis, Basinas e Charisteas (Samaras aos 14/2°); Amanatidis e Gekas (Liberopoulos aos 11/2°). T: Otto Renhagel

Gol:

-Grécia: Amanatidis (34/2°)

Defesa do título

De acordo com a próxima data FIFA, a defesa dos helênicos será realizada no dia 17 de novembro, quando se celebrará mais uma rodada das Eliminatórias da Euro-2008. O adversário será o inexpressivo time de Malta que já caiu fora da competição faz tempo. A contenda será em solo grego.

-TC Muniz Relvas

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

A Turquia retém o título! Mas não do melhor jeito...

A Turquia vacilou. Mesmo em Chisnau, a Moldávia certamente seria uma equipe fácil de ser batida. A limitada equipe vizinha de Romênia e Ucrânia conquistou apenas uma vitória nesta campanha das Eliminatórias da Euro. Foi contra a Bósnia-Herzegóvina, na rodada passada em Sarajevo. Os próprios turcos já haviam passado feito um rolo compressor sobre a Moldávia há quase que exatamente um ano atrás. Numa noite excepcional de Hakan Sukur, que marcou 4 dos 5 tentos da Turquia na vitória sobre os moldavos em Frankfurt. Enfim, tudo estava pronto para que a Turquia, mesmo com uma vitória simples, passasse pela modesta equipe do leste europeu e lutasse pela liderança no meio desta semana contra o nêmese da Grécia.


Mas não foi o esperado. Com 11 minutos de jogo uma frágil mas aguerrida Moldávia surpreendeu os comandados de Faith Terim com uma cabeçada de Viorel Frunza (lance do gol à direita) após cruzamento de Nicolae Josan. A bola que caiu nas redes do arqueiro Hakan Arıkan, que seria substituído seis minutos depois, serviu como um despertador para os Ay-Yıldızlılar e estes então passaram a atacar constantemente forçando uma boa atuação do goleiro moldavo, Nicolae Calancea que resistiu bem até o final do primeiro tempo, chegando até a defender um chute capital de Gökhan Ünal com as pernas.


O segundo tempo começou com a Turquia pondo bastante pressão e esta enfim deu resultado aos 18 minutos da etapa com mais um gol em bola área, mas desta vez para os otomanos. Cruzamento de Topuz e finalização de Karan (na foto à esquerda), que entrou na partida no intervalo. Os turcos empataram a partida, mas não foram bem-sucedidos ao tentar resolvê-la. Emre Belözoglu bateu falta acima do travessão e Zan conseguiu cabecear para fora com um gol vazio. Ao final da partida, a Turquia defendeu seu título de maneira bem-sucedida pela primeira vez mas a inofensiva Moldávia frustrou o mapa da mina da Euro para os Otomanos.


Moldávia 1x1 Turquia
Estádio Zimbru, Chisnau, 10 500 espectadores
Árbitro: Martin Atkinson (Inglaterra)

Moldávia: Calancea, Golovatenco, Epureanu, Savinov, Corneencov, Bordian, Josan, Zmeu (Namasco aos 17/2°), Gatcan (Olexiq aos 44/2°), Comlenoc e Frunza (Calincov aos 41/2°). T: Igor Dobrovolskiy

Turquia: Arıkan (Demirel aos 17/1°), Çetin, Zan, Üzülmez, Belözoglu, Topuz, Aurelio, Turan (Metin aos 24/2°), Inan (Karan no intervalo), Sanli e Ünal. T: Faith Terim

Gols:
-Moldávia: Frunza (11/1°)
-Turquia: Karan (18/2°)

O próximo embate

Turquia e Grécia são arqui-rivais em muitas coisas. Disputas como a do Chipre, do controle do Mar Egeu, além de cinco guerras que os países travaram entre si de 1832 até 1922, definitivamente demonstram o quão esses países não são muito amistosos entre si.

Neste dia 17, Istanbul se prepara para receber a versão futebolística desse confronto em partida valida pelas Eliminatórias da Euro 2008. No jogo do primeiro turno, os Otomanos impuseram uma pesada derrota aos helênicos em plena Atenas por um placar de 4 a 1. Porém, quase sete meses depois da goelada, quem tem a chance de obter a classificação nesta partida é a Grécia. Com uma vitória simples, os comandados de Otto Rehhagel já estarão na Euro dos alpes. Um empate também bastará caso a Noruega não vença a Bósnia-Herzegóvina.

É neste panorama que a Turquia defenderá o titúlo mundial. Se os turcos tivessem vencido a fraca Moldávia, poderiam assumir a liderança contra os atuais campeões da europa. Porém, uma vitória turca deixa o grupo C embolado e certamente mais interessante.

-TC Muniz Relvas

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Está chegando a hora Turquia

Caros amigos do esporte, este nobre blog se prontifica a acompanhar o Campeonato Mundial Não-Oficial de Futebol, ou UFWC em inglês. E neste sábado teremos a primeira defesa de título da mais nova campeã. A seleção turca bateu a Hungria no último dia 12 de setembro em partida válida pelas Eliminatórias da Euro-2008 por 3 a 0 e ganhou o título mundial pela primeira vez. A defesa do título será efetuada contra a Moldávia, em Chisnau no próximo sábado, dia 13 de outubro.


Se você nunca ouviu falar do UFWC vamos a uma explicação. Enquanto nós temos a Copa do Mundo como método adotado pela FIFA para definir um campeão mundial, o UFWC utiliza a metodologia do boxe: se uma equipe é a atual campeã mundial, ao ser derrotada ela perde o título. Se vencer ou empatar a contenda ela o mantém. Essa idéia surgiu a partir de uma brincadeira de torcedores escoceses que diziam que ao vencer a Inglaterra recém-campeã mundial no Home Championship de 1967, se tornariam campeões mundiais. Muitos anos depois, um website foi criado para acompanhar a disputa do "título".


A primeira partida da história do "campeonato" foi realizada em 30 de novembro de 1872 entre Inglaterra e Escócia. As duas equipes empataram em zero e portanto o título ficou vago. No ano seguinte as equipes se enfrentariam novamente e a Inglaterra venceria por 4 a 2 tornando-se assim a primeira campeã mundial. Ainda que a Inglaterra tenha sido a primeira campeã, a Escócia é a seleção com maior número de partidas com o cinturão, são 103. As dez equipes mais bem colocadas são: Escócia, Inglaterra, Argentina, Rússia (incorporando os resultados da URSS), Países Baixos, Brasil, Alemanha, França, Itália e Suécia. Seleções como Zimbábue, Bolívia, Geórgia e Antilhas Holandesas já puderam também sentir o gostinho de um "título mundial".


É interessante notar que a Turquia também defende o título do Bastão de Nasazzi. A diferença do Bastão de Nasazzi para o UFWC é que o Bastão conta apenas a partir da final da primeira Copa do Mundo entre Uruguai e Argentina, enquanto o UFWC conta desde a primeira partida entre seleções. A seleção que unificou os dois títulos foi a dos Países Baixos em 2002 quando bateu a seleção norueguesa, detentora do Bastão, por 1 a 0 num amistoso. O nome do Bastão vem de José Nasazzi, capitão da seleção uruguaia campeã mundial de 1930.


Fique ligado n'O Jogo Que Eu Vi para uma resenha especial de tudo o que rolar em mais essa emocionante luta valendo título mundial (sobe o tema "Eye Of The Tiger" do Survivor...)


Convocações


Moldávia

-Goleiros: Serghei Pascenco (FC Sheriff), Nicolai Calancea (FC Zimbru Chisinau), Evghenii Matiughin (FC Tiligul Tiraspol).


-Defensores: Semion Bulgaru (FC Sheriff), Alexandru Epureanu (FC Moskva), Ghenadie Olexic (FC Amkar Perm), Victor Golovatenco (FC Tiraspol), Serghei Lascencov (FC Karpaty Lviv), Alexei Savinov (FC Zimbru Chisinau).


-Meio-campistas: Alexandru Gatcan (FC Rubin Kazan), Vitalie Bordian (FC Metallist Kharkiv), Igor Tigirlas (FK Ventspils), Victor Comlenoc (FC SKA Rostov), Nicolae Josan (FC Iskra-Stali), Serghei Namasco (FC Tiraspol), Denis Zmeu (SC Vaslui), Andrei Corneencov (FC Sheriff).


-Atacantes: Viorel Frunza (FC Ceahlaul Piatra Neamt), Igor Bugaev (FC Chornomorets Odesa), Anatolie Doros (FK Standart Baku), Denis Calincov (no club), Ghenadie Orbu (FC Dacia Chisinau).



Turquia

-Goleiros: Volkan Demirel (Fenerbahçe SK), Hakan Arıkan (Beşiktaş JK), Serkan Kırıntılı (MKE Ankaragücü).


-Defensores: Servet Çetin (Galatasaray SK), Volkan Yaman (Galatasaray SK), Emre Aşık (Ankaraspor AŞ), Hamit Altıntop (FC Bayern München), İbrahim Toraman (Beşiktaş JK), Gökhan Zan (Beşiktaş JK).


-Meio-campistas: Arda Turan (Galatasaray SK), İbrahim Üzülmez (Beşiktaş JK), Mehmet Aurélio (Fenerbahçe SK), Tümer Metin (Fenerbahçe SK), Hüseyin Çimşir (Trabzonspor), Gökdeniz Karadeniz (Trabzonspor), Mehmet Topuz (Kayserispor), Selçuk İnan (Vestel Manisaspor), Emre Belözoğlu (Newcastle United FC).


-Atacantes: Hakan Şükür (Galatasaray SK), Ümit Karan (Galatasaray SK), Gökhan Ünal (Kayserispor), Necati Ateş (Ankaraspor) Mehmet Yıldız (Sivasspor), Tuncay Şanlı (Middlesbrough FC).


-TC Muniz Relvas

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

A última divisão

Quantos anos você tem? Eu nasci em 1989 e portanto tenho 18 anos de idade e isso já é bastante caminho andado. Certamente a idade dos leitores desse texto será bastante diversa. Acredito que todos nós podemos medir o quanto são 23 anos. Vamos pensar no mundo de 23 anos atrás. Em 1984 o mundo era realmente um lugar diferente. Não se tornou a distopia que George Orwell previa com seus Big Brothers, mas era um mundo frio por causa dos atritos entre as superpotências. Este atrito que deu motivo a um boicote tolo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles. O Alto Volta passava a se chamar Burkina Faso, Tancredo derrotava Maluf no congresso nacional, o movimento das Diretas Já tomava forma e o Fluminense pela primeira vez tornava-se campeão brasileiro. Faz tempo.


Agora imagine-se na pele de um torcedor do Jersey Rangers, da Inglaterra. Você vai sempre ao Downs para torcer pelo seu time, você é um apaixonado e sempre vê os jogos de sua equipe tanto pela Bristol Downs League Division 4 quanto pela All Saints League. Ah, e você também é um otimista, olha pras tabelas da Barclays Premier League observando quais são os times mais perigosos que o Jersey pode enfrentar, e também os times que já estão no papo. Esse otimismo talvez até se justificasse se não fosse um probleminha. O Jersey Rangers e mais 15 times que jogam em sua liga formam exatamente a 24ª divisão do futebol inglês. Não há mais ninguém abaixo, essa é a última camada do futebol na terra da rainha. Portanto, se você é um torcedor do Jersey seja bastante otimista, pois na melhor das hipóteses o time levará ao menos 23 anos pra chegar à divisão principal. E até aí o mundo pode ter mudado bastante...


Bristol é uma cidade de cerca de 410 mil habitantes e fica situada no sudoeste do território inglês. O nome da cidade vem da palavra Brycgstow do inglês antigo, que signifca "o lugar na ponte". No século 14, Bristol era uma das cidades mais populosas da Inglaterra, perdendo apenas para Londres e York, mas o seu crescimento populacional foi severamente afetado pela Peste Negra. No verão a temperatura máxima da cidade alcança os 22 graus em julho, enquanto seus dias mais frios podem ser observados em janeiro e fevereiro com 3 graus.

The Downs é o local em que todas as equipes das quatro divisões da liga de Bristol jogam. Vale notar que The Downs não se trata de nenhum estádio, ou sequer um campo murado. The Downs na verdade é um belo parque aberto no qual as várias equipes jogam entre si. Pela qualidade da área, várias tentativas foram feitas para explorar o local financeiramente. Porém a Merchant Venturers, um grupo de importantes pessoas da localidade e mais tarde uma lei do parlamento inglês proíbiram a exploração comercial do local e ele permaneceu aberto para todos.


As origens da liga remontam ao início do século passado, mais precisamente ao ano de 1905 quando 30 equipes se reuniram e formaram a liga. Dois destes membros fundadores jogam pela liga até hoje: o St. Andrews FC e o Sneyd Park FC. O Sneyd Park jogou todas as temporadas desde a fundação da liga, enquanto St. Andrews se ausentou somente uma vez, mas também somou mais de cem temporadas.


Nos anos 20 a grande equipe da liga era o já extinto Union Jack FC, que venceu a liga por nove vezes em dez temporadas e bateu o bem mais ranqueado Cheltenham Town por 6 a 3 na FA Cup de 1925. Um dos grandes jogadores do Arsenal, Eddie Hapgood começou no Union Jack. Wally Hammond, um futuro capitão da equipe de críquete inglesa começou no Union. Os anos após a Segunda Guerra Mundial foram os melhores da história da liga, com diversos jogadores se tornando profissionais. Hoje em dia as principais forças da liga são o tradicional Sneyd Park e o Clifton St. Vincents.


Atualmente a liga conta com 50 equipes em suas quatro divisões, além de duas copas: a Norman Hardy Cup (para equipes que disputam as divisões 1 e 2) e a All Saints Cup (para equipes das divisões 3 e 4). O mais curioso é o interesse que a BBC de Bristol mantém sobre a liga com notícias constantes, reportagens e até os melhores momentos no seu website, curioso se considerarmos o nível da liga.


Portanto, se você é um torcedor do Jersey seja bastante otimista, pois na melhor das hipóteses o time levará ao menos 23 anos pra chegar à divisão principal. E até aí o mundo pode ter mudado bastante...


Mais informações:


http://en.wikipedia.org/wiki/Bristol_Downs_Football_League
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pir%C3%A2mide_do_Futebol_Ingl%C3%AAs
http://www.bbc.co.uk/bristol/sport/downs_league
http://www.downsleague.com/


-TC Muniz Relvas