Esporte na TV Ao Vivo

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Copa Davis - Semifinais

Enquanto as mulheres já tem a equipe campeã da Copa Fed definida, os homens se preparam para as semi-finais da Davis. De um lado Rússia e Argentina, do outro Espanha e Estados Unidos.

No primeiro confronto há uma Argentina que ainda não saiu de casa na competição e jogará novamente em Buenos Aires. Os sul-americanos passaram com relativa facilidade por Grã-Bretanha e Suécia por 4 a 1 em ambas ocasiões. A vitória contra os nórdicos pode ser considerada uma vingança uma vez que na mesma instância do torneio do ano passado, os suecos bateram os argentinos pelo mesmo placar em Gotemburgo.

A Rússia chegou à final do ano passado e bateu sérvios e tchecos no caminho em embates definidos na quarta partida mas que terminaram na diferença mínima (3 a 2). Na história da Davis, os europeus levam vantagem com 3 vitórias contra uma derrota. Uma das vitórias russas foi na final da Copa em 2006 onde a pátria de Bóris Yeltsin (que adorava tênis e estava presente ao cotejo) venceu por 3 a 2.

O outro enfrentamento reúne dois melhores do mundo nas quadras instaladas na Plaza de Toros de Las Ventas (uma arena de touradas) em Madrid. Defendendo as cores da casa está Rafael Nadal, o melhor na classificação de simples. Jogando nas duplas estará Mike Bryan, um dos melhores no jogo conjunto, mas desta vez sem o irmão. Bob Bryan se lesionou e o capitão Patrick McEnroe chamou Mardy Fish em substituição.

O retrospecto é favorável aos americanos no geral, 5 a 3. O problema para os estadunidenses é quando jogam na capital espanhola. A única vitória foi no longínquo ano de 1972. Em 1965, 2000 e 2004 - esta valendo a final - os americanos foram derrotados no piso lento espanhol. Além de tudo isso, McEnroe só deve se juntar ao time na quarta-feira. O capitão esqueceu seu passaporte e não pôde embarcar.

O time ianque bateu austríacos e franceses com relativa facilidade. Os ibéricos massacraram peruanos e alemães, que eram cabeça 4 da competição, fora de casa nas duas ocasiões.

O SporTV detém os direitos de transmissão do torneio e provavelmente mostrará as partidas.

Abaixo a relação dos times. Entre parênteses, a posição dos jogadores na classificação da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP):

Rússia
Nikolay Davydenko (6)
Igor Andreev (20)
Dmitri Tursunov (26)
Igor Kunitsyn (76)

Capitão: Shamil Tarpischev

Argentina
David Nalbandian (7)
Juan Martín del Potro (13)
Augustin Calleri (49)
Guillermo Cañas (55)

Capitão: Alberto Mancini

Espanha
Rafael Nadal (1)
David Ferrer (5)
Fernando Verdasco (15)
Feliciano López (38)

Capitão: Emilio Sánchez

Estados Unidos
Andy Roddick (8)
Sam Querrey (40)
Michael Bryan (1 em duplas)
Mardy Fish (23)

Capitão: Patrick McEnroe

-TC Muniz Relvas, com a ajuda preciosa de Daniel Lacerda que me alertou para informações importantes a respeito do assunto. Avante Tuvalu!

sábado, 30 de agosto de 2008

Morre Phil Hill

Philip Toll Hill Jr., 81, morreu nesta quinta (28/8) em Salinas, Califórnia de complicações decorrentes do Mal de Parkinson. Hill lutava contra a doença há cinco anos. Hill foi o único piloto nascido nos Estados Unidos a vencer o Camnpeonato Mundial de Fórmula 1, em 1961, pilotando uma Ferrari. Mario Andretti também venceu em 1978, mas era naturalizado - nasceu na Itália. Com a scuderia de Maranello também contabilizou três vitórias nas 24 Horas de Le Mans. Em 1958, 1961 e 1962 revezando com o belga Olivier Gendebien.

Nascido em Miami e criado em Santa Mônica, cidade em que residiu até sua morte, Hill estudou administração, mas não concluiu o curso por conta de sua paixão pelo esporte motor. Iniciou como mecânico. Em 1949 iria para o Reino Unido pilotar pela Jaguar. Em 1956 despertaria o interesse de Enzo Ferrari, que o contrataria para sua equipe.

O título de Hill se deu na primeira temporada em que foram instaurados os motores de 1,5 litro. O americano e seu companheiro de equipe, o alemão Wolfgang von Trips dominaram a temporada e a disputaram ponto a ponto. A penúltima corrida aconteceria em Monza, com von Tripps na pole position. Com a largada se viu um dos acidentes mais terríveis da história da Fórmula 1. Von Tripps bateria em Jim Clark, perderia o controle do carro e mataria mais 14 pessoas nas arquibancadas. A corrida não foi interrompida e Hill sagrou-se campeão na Itália.

A última corrida da temporada, em Watkins Glen, seria a exibição triunfante do campeão frente a seu publico. Mas a Ferrari, em face ao trágico acidente e com os rumos do campeonato já decididos, optou por não enviar seus carros para o GP dos Estados Unidos e Hill desfilou antes da corrida. Hill correria até 1966 na principal categoria do automobilismo mundial. Após sua aposentadoria, Hill colaboraria com artigos em revistas e transmissões de TV.

Deixa esposa, Alma, um filho, Derek, e duas filhas.

-TC Muniz Relvas, com informações da Wikipédia, Jalopnik, e Grande Prêmio


quinta-feira, 28 de agosto de 2008

A NFL abre alas para McCain


As grandes convenções partidárias são uma tradição estabelecida há muito tempo dentro do universo político americano. O papel delas é agrupar políticos de prestígio que discursem em favor do candidato do partido que já fora previamente escolhido através do processo de eleições primárias e comparece à convenção para ser aclamado como o escolhido do partido para a disputa do pleito.

Hoje (28/8) é o último dia da Convenção Nacional do Partido Democrata. Espera-se que Barack Obama e Joe Biden confirmem sua entrada na disputa presidencial como representantes oficiais do partido de Bill Clinton. Na semana seguinte, será a vez do Partido Republicano fazer a mesma coisa com John McCain e seu vice, que ainda não foi anunciado, assumirem oficialmente as rédeas da candidatura da situação.

Porém, na mesma quinta-feira (4/9) em que se espera que McCain discurse, será dado o pontapé inicial de mais uma temporada da National Football League. A tradição do jogo de abertura ser isolado dos demais vem do ano de 2002 quando os New York Giants receberam os San Francisco 49ers. No ano seguinte, seria a vez de Washington receber o jogo quando os Redskins enfrentaram os Jets. A proposta da NFL em sediar os jogos em Nova York e Washington era de ajudar na recuperação financeira dessas cidades pós-11 de setembro. Esses jogos começaram transmitidos pela ESPN, mas como a audiência foi bastante interessante os direitos foram repassados para a "emissora-irmã" ABC que passaria a transmitir em TV aberta. A mudança mais significativa veio em 2004, quando a NFL estipulou que o jogo de abertura deveria ser uma "defesa do título" do campeão da temporada. Sendo assim os Patriots encararam os Colts no primeiro jogo da temporada 2004. Em 2006, com o remanejamento dos direitos de transmissão da NFL, a NBC passou a ter os direitos sobre o kickoff game.

Neste ano os Giants são os protagonistas quando recebem os Redskins e o jogo estava originalmente marcado para começar às 20:30 (hora leste dos EUA). Se fosse dessa maneira o jogo ainda estaria em andamento quando John McCain fosse fazer seu discurso de aceitação da candidatura e possivelmente a fala do republicano não chegaria a um grande número de eleitores que prefeririam ver Eli Manning e Plaxico Burress.

Dessa maneira, a NBC conversou com a NFL para que o jogo fosse antecipado, podendo assim mostrar os dois eventos. O jogo foi passado para às 19:00 e, se tudo correr normalmente, deve acabar a tempo de mostrar a Convenção em Minneapolis. Se tudo der certo, a NBC tem um programa de boa audiência para manter seus espectadores em frente à telinha. Nada impede, entretanto, que o jogo entre em prorrogação e que a estratégia arquitetada pela NBC falhe.

A ESPN mostra esse jogo para o Brasil. 4/9 a partir das 20:00 de Brasília. ESPN e Bandsports mostram a temporada da National Football League.

Foto por River Bissonnette, extraída de http://en.wikipedia.org/wiki/Image:McCain25April2007Portsmouth.jpg

-TC Muniz Relvas

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Arsenal campeão!

Com um gol de Carlos Casteglione, o Arsenal de Sarandí conquistou seu segundo titúlo internacional na manhã de ontem. A equipe argentina venceu a Copa Suruga Bank, competição disputada pela primeira vez. O oponente foi o Gamba Osaka. A intenção do jogo anual é reunir o campeão da Copa Sul-Americana e o campeão da Copa da J-League. O jogo marcou a estréia de Daniel Garnero como treinador do celeste y rojo.

O palco da disputa foi o Estádio Nagai, casa do rival do Gamba, o Cerezo Osaka. O calor de 33 graus deu o tom para uma partida bastante disputada na qual pôde-se perceber a diferença de rítimos entre as equipes. De um lado o Gamba em plena atividade na J-League e do outro o Arsenal em total clima de pré-temporada. Ainda assim o domínio foi da equipe portenha, que tinha em Facundo Sava seu principal atacante.

O Gamba, por sua vez, tinha o atacante brasileiro Lucas Severino como principal força de seu ataque. No Brasil, o avançado, que integrou o time olímpico em 2000, passou por Botafogo de Ribeirão Preto, Atlético Paranaense, Cruzeiro e Corinthians. Também passou pelo Rennes e desembarcou no Japão em 2004 pelo FC Tokyo onde marcou 48 tentos em 120 partidas.

O tento decisivo da Carlos Casteglione saiu no finalzinho do jogo após uma cabeçada que colocou a bola dentro do gol por pouco. Tão pouco que Fujigaya, goleiro do Gamba, tirou a bola de dentro do gol pensando que ela não havia cruzado a meta. Mas ela cruzou e o Arsenal sagrou-se campeão com esse gol. O jogo estendeu-se até os 97 minutos por conta da expulsão de Diáz, aos 94. Mas ainda assim o Arsenal foi capaz de reter o título.

O próximo compromisso do Gamba na J-League é no dia 9 de agosto, fora de casa contra o Yokohama F. Marinos. No mesmo dia o Arsenal faz sua estréia contra o Argentinos Juniors, em casa.

Gamba Osaka 0
Arsenal FC 1

Estádio Nagai, Osaka
Árbitro: Liang Zhao (China)

Gamba Osaka: Fujigaya; Nakazawa, Yamaguchi (Okamoto), Shimohira (Mineiro) e Kaji; Futagawa, Sasaki (Takei), Myojin (Hirai) e Hashimoto; Lucas e Yamazaki. T: Akira Nishino

Arsenal: Cuenca; Espínola (Gandolfli), Mosquera, Matellán e Diáz; Carrera (Leguizamón), Pellerano (San Martín), Casteglione e Yacuzzi; Gomez (Sachetto) e Sava (Coria). T: Daniel Garnero

Gol

Arsenal: Casteglione aos 86' (0-1)

terça-feira, 29 de julho de 2008

Esquentando os tamborins

Post breve apenas para dizer que este blog pretende com as Olímpiadas, enfim, passar a ser um blog de verdade, ou seja, ter uma regularidade em suas postagens. Com isso eu entrego três widgets e dois links que eu julgo serem bem interessantes.

Os widgets são dois aí do lado que conterão notícias dos jogos, um do UOL e outro da Abril. Além disso, no pé da página você vê o quadro geral de medalhas. Por enquanto é o de todas os Jogos, mas assim que eles começarem, você passa a tê-lo atualizado em tempo real.

Os links que falei são dois calendários bacaninhas pra você se programar com tudo o que tem direito. Esse é o da Abril: http://pequim.abril.com.br/calendario/ e aqui você encontra o do Globo Esporte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Pequim2008/Programacao/0,,GEN1017-15997,00.html

Um efusivo abraço

Começa a Copa Sul-Americana


Com um jogo entre River Plate (do Uruguai) e Universidad Católica, a Copa Nissan Sul-Americana dará largada a sua 7ª edição. Com a tentativa de se estabelecer como a segunda competição de clubes do continente o torneio ainda esbarra em alguns problemas mas certamente algum interesse ela atrai, senão sua existência não se justifica a toa.

Como reporta a coluna de Ubiratan Leal na Trivela, um ponto de discordância é a falta de critérios para o excesso de argentinos e brasileiros que permeiam a competição. Chegando ao disparate de Boca e River (esse sim, o Argentino) já estarem garantidos nas oitavas-de-final da competição na condição de convidados. Este blogueiro tem a impressão de que se a AFA não conseguir enviar suas duas maiores estrelas em todas as competições possíveis, ela simplesmente não se representa.

A Copa Sul-Americana é notável por ser a primeira competição de clubes realizada pela Conmebol em que um time de outra confederação conseguiu o título. E este foi o Pachuca, do México, na edição de 2006. Além dele, nas edições de 2005 e 2007, UNAM Pumas e América acessaram às finais respectivamente. Na Sul-Americana também se repete a mesma hegemonia presente na Copa Libertadores, os argentinos são os maiores campeões com quatro títulos das seis edições disputadas. Dois com o Boca, um com o San Lorenzo e o outro, da útlima edição, com o Arsenal de Sarandí.

Os brasileiros não conhecem vida fácil na competição. Até hoje, nenhum representante do futebol alegre chegou às finais da competição. O máximo conquistado foram passagens às semi-finais. Em 2003, o São Paulo deixou a vaga escapar nos pênaltis frente ao River Plate. No ano seguinte foi a vez do Boca ser o algoz brasileiro batendo o Internacional. E a última aparição do Brasil nas semis da Copa foi com o Atlético Paranaense no ano de 2006 perdendo contra os futuros campeões, os mexicanos do Pachuca. Neste ano são 8 os representantes do Brasil, mas como eles se enfrentam diretamente na primeira fase pode-se dizer que na fase internacional entram somente quatro. Os confrontos são os seguintes com a equipe que faz o jogo de volta em casa listada primeiro:

São Paulo - Atlético Paranaense (12 e 27/8)
Grêmio - Internacional (13 e 28/8)
Palmeiras - Vasco da Gama (13/8 e 17/9)
Atlético Mineiro - Botafogo (14 e 27/8)

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Brasileirão: Resumo da 14ª rodada

Não pintou o campeão. Mas definitivamente os sete gols pintados pelo Grêmio ante o Figueirense, que respondeu com apenas um, foram o grande destaque da 14ª rodada do Brasileiro. Destaque por ter sido a maior goleada deste Campeonato Brasileiro até o momento. Destaque por ter dado ao Grêmio a ponta da tabela. Destaque pela rara ocorrência de dois hat-tricks, por parte de Perea e Reinaldo. E, por fim, eu diria que é um destaque um time do Celso Roth colocando sete gols num adversário de qualquer maneira.

Mais uma vez o campeonato está marcado pelo equílibrio. Do líder Grêmio até o sétimo colocado, o rival Internacional, tem-se apenas seis pontos de diferença. Duas vitórias e a outra metade de Porto Alegre também pode sonhar em alçar vôos mais altos. Vôos esses que tiveram suas possibilidades aumentadas após a boa vitória da equipe de Tite sobre o São Paulo. Ainda que o árbitro tenha anulado incorretamente o gol são-paulino de Dagoberto, a vitória do Internacional foi inapelável com dois gols do bom Nilmar. Falando em arbitragem, no Canindé o Flamengo empatou com a Portuguesa com lances dignos de voleibol. Os flamenguistas também podem alegar que os dois pênaltis dos quais se originaram os gols lusos foram duvidosos. No fim, o empate de 2 a 2 ficou de bom tamanho.

Nos dois clássicos da rodada tivemos seis gols em cada um. No RJ, Vasco da Gama e Fluminense protagonizaram um jogo muito movimentado onde brilhou a estrela de dois grandes artilheiros: Edmundo e Washington marcaram dois gols cada. No Palestra Itália todos os gols saíram no primeiro tempo. O Palmeiras abriu 3 a 0 com 29 minutos de jogo. Kléber Pereira e Apodi diminuiriam a diferença para apenas um gol e talvez o Santos fosse capaz de virar se não fosse o gol de Gladstone (!) no finalzinho da primeira metade que colocaria números finais à partida: 4 a 2. O Santos deve agradecer ao Coritiba que, num jogo de poucas emoções apesar do belo chute do gol de Carlinhos Paraíba, bateu o Ipatinga pela contagem mínima e impediu que o time do Vale do Aço saísse da última posição e deixasse o alvinegro praiano no fundo da tabela.

Falando em fundo da tabela, o Botafogo enterra mais o Atlético Mineiro. Em partida disputada no Engenhão, Lúcio Flávio, Triguinho, Carlos Alberto e Gil impuseram ao Galo a quinta derrota no campeonato pelo placar de 4 a 0. O rival do Atlético não tem motivos para sorrir nessa rodada. Um chutaço de falta de Iarley decretou a vitória por 1 a 0 do Goiás dentro do Mineirão. Interessante lembrar que o Goiás ficou com 10 jogadores durante todo o segundo tempo e ainda assim foi capaz de suportar a pressão.

O atual campeão da Copa do Brasil obteve um pouco mais de tranqülidade nessa rodada. Num duelo de equipes de pontuação quase equivalente, Sport e Atlético Paranaense se chocaram na Ilha do Retiro e a vitória foi do Leão com um único gol de fora da área de Luciano Henrique. Ainda assim as duas equipes continuam na "zona do meio". O Sport, como já dito, respirando um pouco mais, em 12º com 18 pontos. O Furacão é apenas ventania na 15ª posição e apenas um ponto acima do Atlético de Minas, o primeiro a ser degolado. Ainda no nordeste, o Vitória prevaleceu em seus domínios sobre o Náutico Capibaribe e aplicou 2 a 0 com dois tentos de Marquinhos. A equipe baiana surge como possível líder na próxima rodada. Apenas o time do Barradão e o Flamengo podem roubar a liderança do Grêmio.

E, se vocês querem saber, é isso que acho que acontecerá.

-TC Muniz Relvas

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Os ESPYs


ESPY significa em português Prêmios Anuais de Excelência em Performance Esportiva. Eles foram instituídos pela rede de TV americana ESPN e são realizados desde 1993. Justin Timberlake foi o anfitrião para a edição deste ano que foi realizada no Nokia Theatre em Los Angeles. Tiger Woods é o maior vencedor do evento, somando 21 troféus.

Pode se dizer que os ESPYs não são exatamente uma premiação mundialista como você perceberá nas categorias e vencedores listados abaixo. A ESPN transmite a gravação da entrega dos prêmios neste sábado, 26/7, às 22:00. Portanto, se você não quiser saber quem ganhou os prêmios não siga o texto.

Prêmios por votação popular

Melhor atleta masculino
Tiger Woods (golfe)

Melhor atleta feminina
Candace Parker (Los Angeles Sparks, basquetebol)

Melhor momento
Demonstração de esportismo no jogo de softbol universitário entre Central Washington e Western Oregon. Sara Tuchlosky bateu um home-run e impulsionou duas corridas. Quando foi a sua vez de correr entre as bases, ela caiu e machucou o joelho. Incapaz de correr as bases por si só, ela foi auxiliada por jogadoras do time adversário para que pudesse tocar as bases e marcar sua corrida.

Melhor equipe
Boston Celtics (basquetebol)

Melhor treinador
Pat Summit (Tennessee, basquetebol)

Melhor jogo
Super Bowl XLII: New York Giants 17-14 New England Patriots (NFL, futebol americano)

Melhor performance dentro de um campeonato
Tiger Woods no Aberto dos EUA de 2008 (golfe)

Melhor jogada
Passe de Eli Manning para David Tyree no Super Bowl XLII (NFL, futebol americano)

Melhor final de jogo
Western Kentucky vencendo Drake por 101 a 99 com uma cesta de três pontos arremessada no último instante por Ty Rogers (NCAA, basquetebol)

Melhor surpresa
New York Giants vencendo os New England Patriots no Super Bowl XLII (NFL, futebol americano)

Melhor atleta estreante
Adrian Peterson (Minnesota Vikings, futebol americano)

Melhor performance em quebra de recorde
Brett Favre, quebrando o recorde de touchdowns na história da NFL. Atualmente possui 422 contra 420 de Dan Marino. (Green Bay Packers, futebol americano)

Melhor filme sobre esportes
Semi-Pro

Melhor atleta universitário masculino
Tim Tebow (Florida, futebol americano)

Melhor atleta universitária feminina
Candace Parker (Tennessee, basquetebol)

Melhor atleta masculino com uma deficiência
Ryan Kocer (luta)

Melhor atleta feminina com uma deficiência
Shay Oberg (softbol)

Melhor atleta internacional masculino
Rafael Nadal (Espanha, tênis)

Melhor atleta internacional feminina
Lorena Ochoa (México, golfe)

Melhor jogador de beisebol
Alex Rodriguez (MLB, New York Yankees)

Melhor jogador da NBA
Kobe Bryant (Los Angeles Lakers)

Melhor jogadora da WNBA
Lauren Jackson (Seattle Storm)

Melhor jogador da NFL
Tom Brady (New England Patriots)

Melhor jogador da NHL
Sidney Crosby (Pittsburgh Penguins)

Melhor jogador da MLS
David Beckham (Los Angeles Galaxy)

Melhor atleta masculino de esportes de ação
Shaun White (skate e snowboarding)

Melhor atleta feminina de esportes de ação
Gretchen Bleiler (snowboarding)

Melhor jogador de boliche
Norm Duke

Melhor piloto
Jimmie Johnson (NASCAR)

Melhor lutador
Floyd Mayweather (boxe)

Melhor golfista
Tiger Woods

Melhor jóquei
Kent Desormeaux

Melhor atleta de esportes ao ar livre
Scott Smiley (alpinista)

Melhor jogador de tênis
Roger Federer

Melhor jogadora de tênis
Maria Sharapova

Melhor atleta de atletismo
Tyson Gay

Melhor retorno
Josh Hamilton (Texas Rangers, beisebol)

Hamilton foi escolhido para jogar na MLB em 2001, mas várias contusões se abateram sobre ele e por causa delas ele acabou tendo problemas com drogas e o álcool. Hamilton conseguiu se recuperar a ponto de estar no jogo das estrelas dessa temporada

Prêmios dos patrocinadores

Prêmio do "momento como nenhum outro" da Hummer
George Martin por sua caminhada de Nova York até San Diego para arrecadar fundos para as vítimas dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

Prêmio do "momento inegável" da Under Armour
O home-run de Dalton Carriker no jogo final da Little League World Series entre Warner Robins Georgia e Tokyo que decretou o final da partida que já estava em sua oitava entrada (em jogos da Little League, o normal são seis entradas).

Prêmios especiais

Prêmio Arthur Ashe por coragem
Tommie Smith e John Carlos por terem erguido suas mãos com luvas negras na entrega das medalhas da prova dos 200 metros nos Jogos Olímpicos de 1968

Prêmio Jimmy V por perseverança
Kevin Everett por sua recuperação após uma fratura de pescoço no jogo da NFL entre Buffalo Bills e Denver Broncos no dia 9 de setembro de 2007. Foi cogitado que Everett poderia perder o movimento das pernas, mas ele já é capaz de andar.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Luiz Fernando Bindi

Ainda que este blog mais tropece do que ande, é impossível não prestar uma homenagem, ainda que simplíssima, a este homem referenciado no título do post. Ele faleceu nesta terça-feira (23/7/2008) de ataque cardíaco fulminante.

O pouco contato que eu tinha com ele, através de Messenger, blogs, rádio e publicações, foi o bastante para que eu entendesse o quão inteligente, gentil e querida era a pessoa de Luiz Fernando Bindi.

Definitivamente um exemplo de ser humano.Fica aqui o meu pesar pela passagem deste grande senhor e sobretudo o arrependimento de não tê-lo conhecido pessoalmente.

Vá em paz, eterno escudeiro.

Os dois sites que Bindi mantinha em vida:
http://www.distintivos.com.br/
http://futeboleumacaixinhadesurpresas.blogspot.com/

-TC Muniz Relvas

sexta-feira, 18 de julho de 2008

O Jogo do Dia: 18/7/2008

Mantendo o rítimo

Os Mets bateram os Reds num jogo tomado pelas viradas de placar. O time do interino Jerry Manuel contou com a força de seu ataque num momento decisivo. Na nona entrada, perdendo por 8 a 6, seus comandados foram capazes de virar o jogo para 10 a 8 e assim alcançar os Phillies na liderança do Leste da Liga Nacional. David Wright, Fernando Tatis e Carlos Delgado foram os rebatedores que impulsionaram as 10 corridas da equipe do Queens.

Johnny Cueto e Johan Santana começaram de maneira relativamente tranqüila. Mas já na segunda entrada, Santana enfrentaria uma situação de bases cheias. Na quarta entrada o jogo esquentaria. Na parte alta, Delgado bateria um HR de duas corridas, impulsionando Carlos Beltrán ao home plate. A resposta viria imediatamente depois, na parte baixa. Uma atuação desastrosa de Santana nessa entrada possilibitaria a anotação de cinco corridas por parte de Cincinnati. Adam Dunn e Edwin Encarnación bateriam HRs. Jay Bruce e Jeff Keppinger impulsonariam mais três corridas e agora a equipe da casa imporia três corridas de vantagem. Reds 5-2.

Isso de maneira nenhuma significaria derrota para os Mets. David Wirght diminuiria a diferença na entrada seguinte impulsionando duas corridas. Na baixa da entrada, Carlos Muniz substituiria a Santana. Na sexta entrada, seria a vez do relevista Jeremy Affeldt entrar no lugar de Cueto. O dominicano seria sacado por permitir a virada dos Mets para 6 a 5 após permitir um HR de Tatis.

Na baixa da sétima entrada, o Mets já estava com seu quarto arremessador do dia, Aaron Heilman, que deixou as bases lotarem. Ele seria sacado e deixou a batata quente nas mãos de Scott Schoeneweis, que nada pôde fazer quando o catcher Javier Valentín impulsionou as três corridas que poderiam levar os vermelhos à vitória. 8 a 6. E aí chegou a última entrada.

A útlima entrada começou com a entrada do pitcher Francisco Cordero. Sobre cordero recairia o destino final dos Reds. A derrota. Wright primeiramente bateria um HR de duas corridas empatando a partida. Logo após, com a primeira e a terceira bases ocupadas, Carlos Delgado acertaria uma bela rebatida que colocou Carlos Beltrán no homeplate virando a partida para 9 a 8. O prego final no caixão seria a rebatida de Fernando Tatis que colocaria Damion Easley com uma corrida. Na parte baixa da entrada, Billy Wagner salvaria a partida e garantiria a vitória.

Essa vitória faz com que os Mets alcancem dois feitos. A equipe rival dos Yankees conseguiu conectar sua primeira série de dez vitórias conscecutivas desde 1991 e, pelo menos até a noite de hoje, os metropolitanos dividirão a liderança do Leste da Liga Nacional.

New York Mets 10
Cincinnati Reds 8

Great American Ballpark, Cincinnati

Vencedor: D. Sanchez (4-1)
Perdedor: F. Cordero (4-2)
Salvador: B. Wagner (23)

Corridas

-4ª, NY Mets: Carlos Delgado bate HR e impulsiona Carlos Beltrán (2-0)
-4ª, Cincinnati: Adam Dunn bate HR (2-1)
-4ª, Cincinnati: Edwin Encarnación bate HR (2-2)
-4ª, Cincinnati: Jay Bruce bate dupla e impulsiona David Ross (2-3)
-4ª, Cincinnati: Jeff Keppinger bate tripla e impulsiona Johnny Cueto e Jay Bruce (2-5)
-5ª, NY Mets: David Wright bate simples e impulsiona Brian Schneider e Nick Evans (4-5)
-6ª, NY Mets: Fernando Tatis bate HR e impulsiona Carlos Delgado (6-5)
-7ª, Cincinnati: Javier Valentín bate dupla e impulsiona Edwin Encarnación, Joey Votto e David Ross (6-8)
-9ª, NY Mets: David Wright bate HR e impulsiona Argenis Reyes (8-8)
-9ª, NY Mets: Carlos Delgado bate simples e impulsiona Damion Easley (9-8)
-9ª, NY Mets: Fernando Tatis bate dupla e impulsiona Damion Easley (10-8)

-TC Muniz Relvas

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Erro de estratégia

Os americanos são mestres na promoção de seus eventos. Isso você não tenha a menor dúvida. O Super Bowl por si só já é um curso de gestão de eventos esportivos em algumas horas. Mas não estou aqui para falar de tal evento, mas focar num pequeno detalhe da organização em si, que é o Monday Night Football.

O futebol americano de segunda à noite é uma tradição ianque muito bem estabelecida. É na noite de segunda que acontece o grande jogo da rodada. Numa analogia com o nosso futebol é possível dizer que o clássico da rodada é na segunda de noite. Clássico. No singular.

Pois bem, na rodada realizada no último final de semana pela Série A do Campeonato Brasileiro nós tivemos, entre outros, os seguintes jogos: São Paulo - Palmeiras, Cruzeiro - Atlético Mineiro, Náutico - Sport, Flamengo - Vasco da Gama. Quatro clássicos. Quatro jogos de grande importância. Quatro jogos que, isoladamente, podem atrair o amante do futebol independentemente das cores que ele defenda. Mas, com todos eles sendo realizados no mesmo dia, até a cobertura da imprensa fica espremida.

O futebol brasileiro é diferente do resto do mundo no tocante ao grande número de rivalidades regionais. Pegando o atual Campeonato Brasileiro podemos colocar em campo os seguintes clássicos:

Flamengo - Vasco da Gama
Flamengo - Fluminense
Fluminense - Vasco da Gama
Botafogo - Fluminense
Botafogo - Vasco da Gama
Botafogo - Flamengo
São Paulo - Santos
Santos - Palmeiras
Palmeiras - São Paulo
Atlético Mineiro - Cruzeiro
Internacional - Grêmio
Náutico - Sport
Atlético Paranaense - Coritiba

13 jogos no total. Se colocássemos um desses jogos por rodada teríamos pelo menos 13 rodadas com algum clássico, algum jogo de interesse geral. E que poderia ser colocado num horário destacado de todos os outros jogos da rodada afim de assegurar sua "nobreza".

Certamente essa minha idéia pode parecer desnecessária para alguns, mas é nos pequenos detalhes que se estabelecem as grandes diferenças organizacionais.

-TC Muniz Relvas

Uma questão de tradição

Ainda que nós, espectadores de outros países, teimemos em chamar o torneio de "Aberto Britânico", o nome certo é The Open Championship. Simplesmente "O Campeonato Aberto", sem necessidade de distinções nacionais. É assim porque o torneio que esta temporada será jogado na grama do Royal Birkdale Golf Club, se disputa desde 1860. É o major mais antigo em disputa, o único disputado fora dos Estados Unidos e é o único torneio a ser sempre disputado em um dos nove campos que são denominados "links" no Reino Unido. Um "link" é o mais antigo tipo de campo. Esse estilo é caracterizado pela existência de muito poucos obstáculos d'água ou árvores. Além disso os fairways não são exatamente planos, pois o campo reflete as origens do golfe quando os campos eram todos tratados manualmente. A data do torneio é fixa, sempre no final de semana da terceira sexta-feira de julho. E o total de premiação é de £4 200 000 (na cotação de 16/7/2008, R$13 398 000).

O defensor do título é o irlandês Pádraig Harrington, que levou a taça após vencer o espanhol Sérgio Garcia nos playoffs. Harrington se tornou o primeiro irlandês a vencer o Aberto desde 1947, quando Fred Daly foi o campeão. O maior vencedor da história é o inglês Harry Vardon, que venceu seu primeiro título em 1896 e o sexto, e último, em 1914.

A grande ausência no torneio desse ano é a de Tiger Woods. O americano possui três títulos do torneio, sendo que venceu dois destes de maneira conscecutiva em 2005 e 2006. Woods anunciou dois dias depois de sua vitória no Aberto dos EUA, em junho deste ano, que se submeteria a uma cirurgia em seu joelho esquerdo e ficaria de fora do resto da temporada 2008. Por conseqüência, Tiger também não joga o Campeonato da PGA. Luke Donald e David Toms também são ausência importantes.

Ainda que o fantasma de Tiger paire sobre todos os outros competidores, ainda há gente boa, e muito boa competindo. Stewart Cink, Ernie Els, Phil Mickelson, Mike Weir, Vijay Singh e Stuart Appleby são alguns dos golfistas que prometem fazer deste Aberto um campeonato muito interessante.

O Open Championship será transmitido pela ESPN.

-TC Muniz Relvas