Esporte na TV Ao Vivo

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Os melhores do ano pela IFFHS

Certamente as premiações da France Football e da FIFA são muito mais prestigiosas, mas a IFFHS (sigla em inglês para o Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) também elegeu aqueles que considera os melhores do esporte mais charmoso do mundo no ano que passou.

Curiosamente, a entidade não escolhe o melhor jogador da temporada, mas elege o melhor "playmaker" que eu traduziria mais ou menos como "armador de jogadas", o cabeça da coisa. O vencedor dessa temporada foi Raúl, do Real Madrid. O puto maravilha Cristiano Ronaldo ficou em segundo nessa votação e Lionel Messi em terceiro. Entre os 26 atletas listados, 3 eram brasileiros: Kaká (5º), Ronaldinho (19º) e Diego (21º).

O maior artilheiro de primeira divisão do ano foi o argentino Lucas Barrios, do Colo-Colo do Chile marcando 37 gols na temporada. Klass Jan Huntelaar, do Ajax, ficou em segundo com 33 tentos. 5 brasileiros presentes na lista: Luis Fabiano (24 gols e 13º lugar); Washington, Keirrison e Kléber Pereira pelos 21 gols que cada um marcou no Brasileirão e Vágner Love com 20 gols marcados pelo CSKA Moscou na Liga Russa.

O melhor goleiro é o espanhol Iker Casillas, com Gianluigi Buffon e Edwin van der Sar na sua escolta. Júlio César e Rogério Ceni aparecem em 7º e 11º lugar respectivamente.

O melhor árbitro foi o italiano Roberto Rosseti com uma larga vantagem sobre o eslovaco Ľuboš Micheł. Não há brasileiros na lista. Dos 25 árbitros, apenas 7 não são europeus e todos são latinos: Héctor Baldassi, Oscar Ruiz, Jorge Larrionda, Marco Moreno, Carlos Amarilla, Benito Archundia e Carlos Chandia.

As cinco ligas mais fortes do mundo são as da Inglaterra, Itália, Argentina, Espanha e Brasil. Já a maior equipe é previsivelmente a o Manchester United. O top 5 é completado por Bayern München, Liverpool, Barcelona e Boca Juniors. Os brasileiros presentes no top 100 são: São Paulo (10), Fluminense (13), Cruzeiro (24), Flamengo (30), Internacional (41), Santos (62), Botafogo (73) e Sport (97).

Por fim, a última eleição divulgada foi a de treinador de seleções do ano. O vencedor foi Luís Aragonés, o campeão da Euro pela Espanha. Guus Hiddink e Faith Terim que também se destacaram na competição européia pegaram segundo e terceiro lugar. O primeiro não-europeu da lista é Sérgio Daniel Batista, da seleção olímpica da Argentina. Dunga vem em nono e Luiz Felipe Scolari, pelo trabalho desenvolvido em Portugal empatou em 12º lugar com Marco van Basten.

Para acessar as listas: http://www.iffhs.de/?82c48d3171fd33400f06

Nenhum comentário: